Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confirmados casos de raiva em herbívoros nos municípios de Itajá e Lagoa Santa

Redação - 04 de junho de 2020 - 14:13

Confirmados casos de raiva em herbívoros nos municípios de Itajá e Lagoa Santa

O veterinário Fábio Leal, fiscal agropecuário em Goiás, em entrevista ao programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca, confirmou a existência de  raiva em  herbívoros de propriedades rurais nos municípios de Itajá e Lagoa Santa. Seis casos já foram detectados. Tem um sétimo em análise. A raiva é transmitida pelo morcego hematófago. Até uma pessoa teve espoliação, mas já foi medicado. Para saber como agir quando verificar animais com raiva basta clicar aqui e ouvir a entrevista a partir do minuto 10.

Sobre o morcego

Morcegos-vampiros são morcegos cuja fonte de alimento é sangue, um tipo de dieta chamado hematofagia. Os morcegos-vampiros são classificados na subfamília Desmodontinae da família Phyllostomidae.

Apenas três espécies de morcegos se alimentam de sangue: Desmodus rotundus (morcego-vampiro-comum), Diphylla ecaudata (morcego-vampiro-de-pernas-peludas) e Diaemus youngi (morcego-vampiro-de-asas-brancas). Todas as três espécies são endêmicas do neotrópico, estando distribuídas desde o México ao Brasil, Chile e Argentina.

Os morcegos-vampiros estão aumentando sua abundância devido às alterações antrópicas no meio ambiente. Devido à criação de gado, na região do Pantanal D. rotundus apresenta taxas de captura superiores às da Mata Atlântica. Porcos são presas preferenciais desses animais e o aumento das populações de javaporco na região sudeste do Brasil pode causar a emergência de doenças transmitidas por este morcego.

Informação Wikipédia

 

SIGA-NOS NO Google News