Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confirmado um caso de raiva em Corumbá

Antonielson Balejo/Corumbáonline - 07 de agosto de 2007 - 10:11

Profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Corumbá começaram a realizar na tarde desta segunda – feira, 06 de agosto, os trabalhos de divulgação e vacinação anti-rábica (contra a raiva) no bairro Cristo Redentor, nas imediações da rua Simón Bolívar.

Os trabalhos foram iniciados após a confirmação do vírus da raiva em um cão, de apenas 4 meses, na região do bairro Vitória Régia. Na sexta-feira, dia 03, a Secretaria de Saúde recebeu o resultado do exame, realizado em Campo Grande.

“Pedimos que a comunidade nos ajude. Nós estamos fazendo a nossa parte e pedimos que eles façam a parte deles, pois eles serão beneficiados. E pedimos que nunca se esqueçam de vacinar seus cachorros”, afirmou ao Corumbá On Line Paulo Borges Vieira, responsável pela equipe da educação e saúde do CCZ.

Para o veterinário do CCZ, Rogério Ciabatari Simões, é importante que os donos dos cães lembrem – se da vacinação na data certa. “É muito importante a vacinação nos animais para que haja controle das doenças e não seja transmitidas para os humanos”, declarou Rogério.

O veterinário alertou ainda que se uma pessoa contrair a raiva, ela deve lavar bem o local atingido com muita água e sabão e se deslocar para atendimento médico. “O tratamento deve ser feito até 72 horas após a infecção, senão a pessoa poderá morrer”, disse o veterinário.

O alfaiate, Adriano Lopes, morador do bairro, avaliou os trabalhos realizados muito importantes. “Está sendo um trabalho excelente, pois nós gostamos de nossos animais e precisamos sempre cuidar”, comentou o morador.

A raiva é transmitida através do contato por mordedura, arranhadura ou lambedura em feridas ou mucosas (boca, nariz) e pelos seguintes animais: macacos, gambás, raposas, morcegos entre outros.

Os trabalhos serão realizados em toda cidade e o próximo bairro a receber deve ser o Popular Velha. O último caso de raiva registrado no município foi em janeiro de 2006. Segundo o CCZ, devem ser vacinados cerca 16 mil animais entre cães e gatos em toda a cidade.

A campanha nacional de vacinação anti-rábica acontece no dia 25 de setembro.

SIGA-NOS NO Google News