Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confira se sua casa é segura para as férias escolares

ONG Criança Segura - 29 de maio de 2017 - 09:00

No mês de julho, a maioria das escolas faz um recesso de três ou quatro semanas, com isso, muitas crianças passam o dia em casa, algumas vão para acampamentos ou casa de parentes e outras ainda conseguem conciliar as férias de toda a família e viajam. Seja qual for seu plano de férias, a segurança não pode estar de folga. Siga nosso roteiro e veja se o ambiente está seguro para sua criança aproveitar ao máximo esse período.

Em todo o mundo, 830 mil crianças morrem vítimas de acidentes anualmente. Infelizmente, mais de 90% destas mortes acontece nos países em desenvolvimento, justamente aqueles, que como o Brasil, não tem a cultura da prevenção de acidentes. Por ano são gastos mais de 83 milhões de reais no tratamento de crianças acidentadas.

Em nosso país, os acidentes são a principal causa de morte de crianças na faixa etária de 1 a 14 anos. Cerca de 4,6 mil crianças morrem por ano e em média, 122 mil são hospitalizadas, isso só na rede pública de saúde. Importante notar que a cada uma criança que morre, 4 ficam com sequelas permanentes. Além disso, o trauma de um acidente afeta toda a família de forma permanente, seja no relacionamento dos pais, na frequência na escola e no resto da vida da criança. Sabendo que 90% dos acidentes podem ser evitados, o que temos que fazer é agir e cuidar para que nossas crianças não sofram desnecessariamente.

O maior vilão
Todos os anos o Mundo perde 186.300 crianças e adolescentes para o trânsito. Isso significa que são 500 por dia, quatro por minuto. É muita criança, é muito urgente. Mas estas mortes podem ser evitadas fazendo uso de equipamentos de proteção, como os bebês-conforto, cadeirinhas e assentos de elevação, visto que 30% das vítimas fatais são crianças passageiras de veículo.

Outros 30% de crianças que morrem no trânsito são pedestres, por isso a importância de ensinar nossas crianças a como se proteger nas ruas, respeitando a sinalização, os semáforos e aprendendo a ver e serem vistas nas ruas. Também no Brasil o trânsito é o causador da maior parte de mortes e hospitalizações de crianças de 5 a 14 anos. Antes dessa idade as principais causas são sufocação e afogamento.

Cuidados nas férias
Sem o grande apelo das férias de verão (janeiro e dezembro no Brasil), o mês de julho é um período de recesso escolar na maior parte do país. Seja em casa ou em alguma viagem, os acidentes não tiram férias e assim como nos outros meses do ano precisam de atenção e prevenção. Por isso, siga os passos a seguir para ver se a sua casa, ou onde suas crianças passarão essas férias, está segura. Melhor prevenir do que remediar.

SIGA-NOS NO Google News