Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: confira melhores opções para tratar dor nas costas do que analgésicos

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 23 de novembro de 2023 - 11:00

Mundo Fitness: confira melhores opções para tratar dor nas costas do que analgésicos

Todo mundo já sentiu, ou vai sentir, uma dor nas costas que impossibilita que você saia de casa ou até mesmo da cama. E o problema é mais comum do que parece, já que, segundo estudo publicado na The Lance, a dor é a principal causa de incapacitação no trabalho no mundo, chegando a contabilizar 1 milhão de anos de vida produtiva perdida se juntarmos os dias de trabalho perdidos por trabalhadores com algum tipo de dor nas costas, seja ela leve, intensa, constante ou crônica. Podendo acontecer em todas as faixas etárias, até mesmo crianças e adolescentes, a doença é mais comum dos 30 aos 40 anos ou após essa idade e não tem causa específica, mas alguns fatores podem favorecer o seu desenvolvimento, como sedentarismo; excesso de peso na musculação; trabalhos com maior exigência física; sobrepeso e doenças como artrite, hérnia de disco e câncer; desvios posturais; e até o hábito de fumar, já que isso dificulta o fornecimento de nutrientes para os discos nas costas, além de retardar a cura.

Mas, afinal, o que pode ser a dor nas costas? Por não ter causa específica e poder ter associação com diferentes fatores, o ideal é consultar um médico para descobrir o que realmente está causando a dor. Porém, observando com atenção onde o problema se concentra é possível ter ideia de sua causa. Por exemplo, quando a dor provoca uma “sensação de peso” no lado direito ou esquerdo das costas pode estar relacionada a uma lesão muscular, sendo mais comum em profissões que demandam mais da coluna (como dentistas) ou em quem exagera nos treinos de costas em academias. Já se a dor ocorre ao respirar ela provavelmente está relacionada com doença respiratória recente, sendo então necessário investigar o pulmão quando há essa sensação de falta de ar. Outras causas da dor incluem pedra nos rins, quando a dor é muito severa e até incapacitante chegando a impedir o paciente de caminhar ou se mexer, compressão do nervo ciático na região final da coluna vertebral ou nas nádegas, quando a dor irradia para as pernas e o paciente sente sensação de formigamento e dificuldade para ficar sentado ou caminhar, infarto, quando a dor nas costas surge combinada a aperto no peito, torcicolo ou contratura muscular, quando ocorre na parte de cima das costas, e hérnia de disco, quando ocorre no meio das costas e piora no momento em que o paciente se levanta ou se ele fica muito tempo na mesma posição, podendo ainda irradiar para costelas ou afetar glúteos ou pernas.

O problema é que, na maioria das vezes, a dor nas costas é tratada com medicamentos à base de opioides, o que não é recomendado, já que a fisioterapia e a reeducação postural, com o auxílio de modalidades como Pilates e RPG, são os melhores meios para corrigir a condição. O tratamento ainda pode ser aliado ao uso de LEDs e vermelho e infravermelho para o alívio da dor, como os presentes no Sportllux, da Cosmedical. Isso por que, segundo o fisioterapeuta Dr. Alexandre Ribeiro Alcaide, especialista em fisioterapia esportiva e músculo-esquelética e sócio fundador da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva (SONAFE), enquanto a fisioterapia auxilia no fortalecimento dos músculos e articulações, além da redução da dor, o equipamento confere ação analgésica e anti-inflamatória, sendo um importante coadjuvante no tratamento da dor nas costas. “A fototerapia, com a Terapia com Luz de Baixa Potência, também pode ser usada no tratamento e prevenção desta condição. Isso porque são equipamentos que realizam fotobiomodulação, ou seja, utilizam da estimulação fotodinâmica para promover efeitos fisiológicos, atuando na recuperação dos músculos e articulações e evitando dores”, completa o fisioterapeuta.

Segundo o médico angiologista Dr. Álvaro Pereira de Oliveira, o Sportllux age através da fotobiomodulação ou Low Level Light Therapy (LLLT), que tem a capacidade de transformar a energia da luz em efeito fisiológico, com cada comprimento de onda atuando em cromóforos (alvos) específicos e gerando respostas terapêuticas. “Quando ocorre a interação da luz com os tecidos, há um aumento de ATP (energia) mitocondrial e óxido nítrico. O ATP auxilia na contração muscular e o óxido nítrico tem efeito analgésico, por isso essa tecnologia é tão interessante para esse tipo de dores”, afirma o médico. Se utilizado corretamente, o aparelho também é capaz de aliviar a dor crônica e aguda. Quanto ao modo de uso para lesões, o produto deve ser utilizado durante 20 minutos, duas vezes ao dia, sendo confortavelmente posicionado no local de aplicação.

SIGA-NOS NO Google News