Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confira íntegra da carta sobre transgênicos

APn - 07 de novembro de 2003 - 13:38

Confira a íntegra da carta sobre transgênicos, entregue ao governador Zeca do PT :

As entidades envolvidas no agronegócio do Estado de Mato Grosso do Sul diante da polêmica que circunda o assunto do plantio e circulação de soja geneticamente modificada vêm externar seu posicionamento diante de tamanha discussão.

Com a edição da Medida Provisória 113 que permite a comercialização de produtos OGM (Organismo Geneticamente Modificados) e a posterior edição da Medida Provisória 131 autorizando o plantio de sementes transgênicas por aqueles agricultores que detinham a semente, acabou por respaldar os produtores para que procedessem ao plantio e conseqüente comercialização do produto geneticamente modificado.

Assim, para aqueles produtores interessados nessa nova modalidade de plantio da soja será necessária tão somente a assinatura do termo de compromisso para tornarem-se amparados pela legislação nacional.

Contudo, durante o escoamento da safra foram surpreendidos pelo estado do Paraná que editou legislação estadual proibindo o plantio, comercialização e até mesmo a exportação dos produtos OGM pelo Porto de Paranaguá.

Diante de todas essas contradições somos favoráveis ao plantio dos produtos transgênicos desde que a Legislação Federal venha a legalizar a produção, regulamentando o plantio, rastreabilidade, segregação, certificação do produto, com fundamental atenção a questão ambiental, par que se possa dar ao consumidor final a opção de escolha na compra, já que acreditamos na regulamentação através do próprio mercado e não existem pesquisas comprovando o prejuízo ao meio ambiente e ao ser humano.

Sem uma legislação federal específica e detalhada sobre o caso, o produtor rural não terá segurança para optar por qualquer uma das modalidades de plantio existentes.

O governo federal, independente da decisão atual, deve continuar fomentando pesquisas concernentes ao uso de outras variedades agropecuárias transgênicas.

Campo Grande, 4 de novembro de 2003.


Famasul
Sindicato Rural de Itaporã
Sindicato Rural de Maracaju
Sindicato Rural de Dourados
Sindicato Rural de Sidrolândia
DFA/MS
Seprotur
Cooagri
BBM
Copacentro
Conacentro
Asmage
Fundação Vegetal
Sodepan
Grupo Pinesso

SIGA-NOS NO Google News