Cassilândia, Domingo, 27 de Setembro de 2020

Últimas Notícias

07/11/2003 13:38

Confira íntegra da carta sobre transgênicos

APn

Confira a íntegra da carta sobre transgênicos, entregue ao governador Zeca do PT :

As entidades envolvidas no agronegócio do Estado de Mato Grosso do Sul diante da polêmica que circunda o assunto do plantio e circulação de soja geneticamente modificada vêm externar seu posicionamento diante de tamanha discussão.

Com a edição da Medida Provisória 113 que permite a comercialização de produtos OGM (Organismo Geneticamente Modificados) e a posterior edição da Medida Provisória 131 autorizando o plantio de sementes transgênicas por aqueles agricultores que detinham a semente, acabou por respaldar os produtores para que procedessem ao plantio e conseqüente comercialização do produto geneticamente modificado.

Assim, para aqueles produtores interessados nessa nova modalidade de plantio da soja será necessária tão somente a assinatura do termo de compromisso para tornarem-se amparados pela legislação nacional.

Contudo, durante o escoamento da safra foram surpreendidos pelo estado do Paraná que editou legislação estadual proibindo o plantio, comercialização e até mesmo a exportação dos produtos OGM pelo Porto de Paranaguá.

Diante de todas essas contradições somos favoráveis ao plantio dos produtos transgênicos desde que a Legislação Federal venha a legalizar a produção, regulamentando o plantio, rastreabilidade, segregação, certificação do produto, com fundamental atenção a questão ambiental, par que se possa dar ao consumidor final a opção de escolha na compra, já que acreditamos na regulamentação através do próprio mercado e não existem pesquisas comprovando o prejuízo ao meio ambiente e ao ser humano.

Sem uma legislação federal específica e detalhada sobre o caso, o produtor rural não terá segurança para optar por qualquer uma das modalidades de plantio existentes.

O governo federal, independente da decisão atual, deve continuar fomentando pesquisas concernentes ao uso de outras variedades agropecuárias transgênicas.

Campo Grande, 4 de novembro de 2003.


Famasul
Sindicato Rural de Itaporã
Sindicato Rural de Maracaju
Sindicato Rural de Dourados
Sindicato Rural de Sidrolândia
DFA/MS
Seprotur
Cooagri
BBM
Copacentro
Conacentro
Asmage
Fundação Vegetal
Sodepan
Grupo Pinesso

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Setembro de 2020
11:00
Corrida/Nutrição/Fitness
Sábado, 26 de Setembro de 2020
07:28
Cassilândia/São José do Rio Preto
Sexta, 25 de Setembro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)