Cassilândia, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/01/2014 14:11

Confira dez receitas de máscaras para esfoliar, iluminar e hidratar o rosto

Uol

As máscaras caseiras não são redentoras das rugas, manchas, flacidez e olheiras. Apesar de não operarem milagres, elas realmente são eficazes em alguns casos, como para esfoliar e para dar aquele aspecto de viço à pele. "As máscaras caseiras são uma boa opção para quem quer aproveitar as propriedades de ingredientes naturais e o baixo custo de um tratamento que deixa a pele com mais vigor e sem o aspecto de cansaço”, afirma a fisioterapeuta dermato-funcional Lorice Issa Miguel, de São Paulo.

CLIQUE AQUI e aprenda 10 receitas de máscara para esfoliar, iluminar e hidratar o rosto.

Alguns detalhes podem fazer com que esse benefício dos ingredientes naturais seja maior ou menor. Para começar, é necessária uma avaliação profissional. “É imprescindível que a máscara seja indicada por uma esteticista habilitada e confiável”, alerta o dermatologista Murilo Drummond, professor do Instituto de Pós Graduação Médica Carlos Chagas, no Rio de Janeiro. “Outro fator importante para o sucesso de uma máscara caseira é avaliar o problema a ser tratado com o tipo de pele e a escolha certa do ingrediente”, enfatiza a dermatologista Mônica Aribi Fiszbaum, membro da Academia Americana de Dermatologia. “Além, é claro, de utilizar itens frescos e aplicar a máscara imediatamente após fazê-la”, complementa a médica. “De fato, produtos frescos e bem indicados para o tipo de pele é o segredo. Para evitar alergias é bom testar a máscara no antebraço antes de aplicá-la na face, assim é possível se certificar de que ela não fará mal”, alerta Lorice.

Capacidade de penetração dos ativos

Este é, sem dúvida, um aspecto de grande importância para os itens caseiros fazerem ou não efeito e divide a opinião dos especialistas. “Alguns ingredientes até agem sobre a pele, como a camomila que acalma, mas nenhum deles tem poder de penetração”, acredita Murilo Drummond. Já para Mônica Aribi, o poder de penetrar na cútis vai depender das propriedades do ativo. “Sem dúvida, uma máscara eficaz é aquela que penetra na pele. Neste sentido, alguns itens funcionam, outros não. Quanto mais líquida for a máscara, mais vai permear a pele e mais efeito fará. É o caso dos chás, principalmente o chá verde e o de camomila. Ingredientes como o mel, a clara de ovo e a gelatina, que fecham os poros, também costumam funcionar”, diz.

Camomila e chá verde

Mesmo com algumas divergências sobre a eficácia das máscaras, alguns ingredientes caseiros são unanimidades entre os especialistas. É o caso dos chás, principalmente o chá verde e o de camomila. “A camomila tem efeito calmante e ameniza irritações”, diz o dermatologista Murilo Drummond. “A camomila é rica em alfa-bisabolol, princípio ativo que acalma a pele. Eu indico para ser utilizada após procedimentos dermatológicos, como laser ou peelings. Além disso, tem poder de hidratação e não traz risco de alergias. Pode ser usada diariamente, o chá geladinho é melhor ainda, porque ainda traz a sensação de frescor”, complementa a médica Mônica Aribi. “O chá verde combinado ao mel é eficaz para amenizar aspecto de cansaço. O chá verde puro também tem poder de hidratar a pele e amenizar a ação de radicais livres. Tem boa penetração e pouco risco de trazer dermatites de contacto à pele. A única desvantagem é que seu efeito dura pouco, pois é muito volátil e vale salientar que ele não tem a capacidade de amenizar manchas, como muita gente pensa”, diz Mônica.

“O chá verde aplicado na pele, assim como o ingerido, aumenta as defesas, tornando a cútis mais resistente e menos vulnerável aos desgastes”, lembra ainda Roseli Siqueira, que enfatiza os benefícios da erva-doce: “Todas as nossas atitudes refletem no desgaste da pele: má alimentação, estresse, exposição excessiva à poluição, excesso de sol e acúmulo de química causado pelo uso diário de cremes e protetor solar. Então é preciso amenizar esses efeitos, mantendo a pele sempre limpa e livre de toxinas. Para isso o chá de erva doce é o mais eficaz, pois tem propriedades desintoxicantes”, afirma a esteticista, que faz um último alerta: “É preciso tomar cuidado. Sobre os olhos, como compressas, só se pode usar chá de camomila ou chá verde. Outros tipos de chá podem ser estimulantes e deixar a região dos olhos irritada”, finaliza.

Máscaras esfoliantes: as campeãs de eficácia

De todos os resultados que uma máscara pode trazer – acalmar, desintoxicar, limpar, relaxar, amenizar oleosidade – a que tem capacidade de esfoliar é a mais eficiente. Primeiro porque o processo é mecânico (aplicar grânulos na pele, como os de fubá, por exemplo, limpa profundamente a camada superficial), o que garante mais eficácia do que quando o efeito é proveniente de seus ativos, como todas as outras máscaras; segundo, porque essa limpeza que a esfoliação promove prepara a pele para receber um produto em seguida ou simplesmente para remover impurezas acumuladas por um longo período. “Esfoliar a pele com delicadeza e ingredientes naturais promove uma adstringência essencial, ou seja, ela fica livre de oleosidade e isso favorece os benefícios de uma outra máscara que for aplicada em seguida ou mesmo do creme hidratante ou antiidade habitual, já que a pele fica extremamente limpa”, justifica a fisioterapeuta dermato-funcional Lorice Miguel, de São Paulo. “De fato, a esfoliação natural deixa a pele pronta para receber os benefícios dos dermocosméticos industrializados”, complementa Murilo Drummond.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)