Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Confira como anda a saúde respiratória do brasileiro, segundo o Ibope

Portal APDC - 20 de setembro de 2015 - 13:00

Entre maio e junho deste ano, 2.010 pessoas foram entrevistadas para um levantamento encomendado pela farmacêutica Boehringer Ingelheim do Brasil. Os resultados põem a Região Sul como à com maior incidência de doenças respiratórias — 65% dos casos vieram dessa parte do país.

No total, 44% dos brasileiros apresentam sintomas como tosse, falta de ar e chiado no peito. Vale lembrar que sinais assim podem estar associados à asma, bronquite e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).

Entre todos esses dados, um especificamente salta aos olhos por representar uma contradição. Enquanto 91% dos participantes relataram ter a asma controlada, 72% diziam sentir as consequências do problema em sua rotina. De acordo com o professor de pneumologia da Universidade Federal de São Paulo, Clystenes Odyr Soares, esse paradoxo de informações indica um descuido das pessoas em relação à doença e aos sintomas não valorizados.

A causa de tudo isso está nas temperaturas baixas, pois elas favorecem o mau funcionamento das vias aéreas. Na batalha dos sexos, parece que as mulheres saíram atrás: 46% delas relataram dificuldades para respirar, contra 39% dos homens.

SIGA-NOS NO Google News