Cassilândia, Terça-feira, 27 de Junho de 2017

Últimas Notícias

27/02/2009 09:46

Confiança do consumidor atinge menor nível desde 2005

Flávia Villela , ABr

Rio de Janeiro - A confiança do consumidor em fevereiro é a mais baixa desde 2005, ano em que teve início a série histórica do Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Segundo levantamento divulgado hoje (27), o índice caiu para 1,4% entre janeiro e fevereiro deste ano, passando de 95,9 para 94,6 pontos, numa escala de 0 a 200, o menor nível da série (iniciada em setembro de 2005).

O estudo mostra que a trajetória de queda iniciada em setembro do ano passado continuou, após ser interrompida em janeiro, quando o índice variou 0,1% sobre o mês anterior.

O Índice da Situação Atual recuou 0,8% e o Índice de Expectativas caiu 1,7%, atingindo o menor nível da série. O indicador que mede a satisfação do consumidor em relação à situação econômica atual manteve trajetória de queda iniciada em outubro passado. Entre janeiro e fevereiro, a parcela dos que avaliam a situação como boa aumentou de 8,4% para 8,7% do total, enquanto o percentual dos que a consideram ruim subiu de 48,9% para 50,6%.

Os consumidores entrevistados se mostraram cautelosos em relação às compras, principalmente de bens duráveis, que, em geral, demandam pagamento a prazo. A proporção de consumidores que planejam gastar mais com esse tipo de bem nos seis meses seguintes caiu de de 8,0% para 6,8%. Já a parcela dos que pretendem gastar menos aumentou de 38,1% para 40,2%.

Na comparação com fevereiro de 2008, o estudo mostra que o ICC registrou queda de 17,5 %. O índice é composto por cinco quesitos da Sondagem das Expectativas do Consumidor, apurada desde outubro de 2002, que abrange mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de fevereiro de 2009 foi realizada entre os dias 2 e 20.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 26 de Junho de 2017
Domingo, 25 de Junho de 2017
15:50
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)