Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conferência aborda tratamento endodôntico

Agência Notisa - 14 de julho de 2005 - 07:42

Segundo Patrícia Risso, pesquisadora da UFRJ, “devem ser dispensados tratamentos diferentes a jovens e adultos”. A conferencista criticou profissionais que fazem tratamento de canal em crianças.

Qual é o procedimento mais adequado no tratamento endodôntico de adolescentes? Na opinião de Patrícia de Andrade Risso, pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o mais importante é o profissional, antes de tomar qualquer decisão, ter a consciência de que para cada dente, cabe uma instrumentação e um tratamento diferenciados. “O profissional precisa perceber que devem ser dispensados tratamentos diferentes a jovens e adultos”, afirmou a pesquisadora, durante a décima sétima edição do Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro, que está sendo realizada no Riocentro.

Para Patrícia Risso, deve-se ter sempre em mente que o procedimento ideal é aquele que “corta o mínimo de dentina possível”. “É possível formatar um dente preservando a dentina. Essa é endodontia do futuro”, defendeu durante sua conferência, uma das primeiras a serem realizadas no Congresso.

A pesquisadora ainda criticou os profissionais que, por exemplo, fazem um tratamento de canal em uma criança de oito anos ou que não respeitam a estrutura dentária. “Eu não posso também, por causa de uma consulta única, pular alguma etapa ou fazer um trabalho de menor qualidade no paciente”, disse durante o evento.

O XVII Congresso Internacional de Odontologia do Rio de Janeiro vai até dia 17 de julho (domingo) e apresenta mesas redondas, cursos de atualização, simpósios, entre outras atividades, e foi promovido pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia).

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News