Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Condutores devem ter cuidado redobrado durante as chuvas

03 de abril de 2008 - 15:43

A Companhia Independente de Policia Militar de Trânsito (Ciptran) alerta os condutores de veículos para os perigos causados pelas fortes chuvas nas cidades e nas rodovias.

A chuva reduz a visibilidade dos condutores, diminui a aderência dos pneus com o asfalto e dificulta as manobras de emergência. É no início da chuva que a pista se torna mais escorregadia, devido à mistura da água com óleo, poeira e outros resíduos.



De acordo com o comandante da Ciptran, major Edmilson Lopes da Cunha, existem dois fatores essenciais na prevenção de acidentes: o comportamento do condutor e o bom estado do veículo.



Segundo o comandante, em condições chuvosas, o condutor deve reduzir a velocidade do veículo, evitando a aquaplanagem, que é o momento em que os pneus perdem a aderência com o piso, fazendo com que o condutor fique sem o controle do veículo. Caso o veículo venha a aquaplanar, o melhor a fazer é manter o volante firme, não frear, tirar o pé do acelerador e aguardar novo contato das rodas com o piso.



Em dia de chuva a ultrapassagem deve ser feita somente se estritamente necessária e com muito cuidado. O veículo a ser ultrapassado pode envolver você numa nuvem de água e sujeira, o que diminui a visibilidade.



Em casos de maior intensidade pluviométrica ou neblina, é necessário acender a meia-luz ou até mesmo os faróis, para aumentar a visibilidade e ser visto por outros condutores, prezando pela direção defensiva. Importante também manter uma distância de segurança em relação a outros veículos; não freiar o veículo bruscamente e usar sempre o cinto de segurança.



Quanto aos veículos, os mesmos devem estar com pneus em bom estado, proporcionando maior aderência ao piso; os limpadores de pára-brisa e freios também são de fundamental importância e devem estar em ótimas condições de funcionamento, pois a água em excesso prejudica a frenagem dos veículos. Alguns automotores são equipados com desembaçadores elétricos, os quais são dispositivos que garantem melhor visibilidade, desembaçando os vidros.



Alagamentos



Pista alagada é outra condição de risco a ser enfrentada em dias de chuva. Se o condutor estiver em uma região conhecida, deve alterar sua rota e evitar áreas de alagamento. Caso não conheça a região, o condutor deve ficar atento e sair dos locais baixos e próximos a córregos, pois o nível da água pode subir rapidamente. Não é recomendável se arriscar em enxurradas, muitas vezes a força das águas é maior e pode arrastar o carro. “Se não tiver certeza que o veículo passa em um alagamento, é melhor esperar”, alerta o major Edmilson.

SIGA-NOS NO Google News