Cassilândia, Terça-feira, 25 de Abril de 2017

Últimas Notícias

03/04/2008 15:43

Condutores devem ter cuidado redobrado durante as chuvas

A Companhia Independente de Policia Militar de Trânsito (Ciptran) alerta os condutores de veículos para os perigos causados pelas fortes chuvas nas cidades e nas rodovias.

A chuva reduz a visibilidade dos condutores, diminui a aderência dos pneus com o asfalto e dificulta as manobras de emergência. É no início da chuva que a pista se torna mais escorregadia, devido à mistura da água com óleo, poeira e outros resíduos.



De acordo com o comandante da Ciptran, major Edmilson Lopes da Cunha, existem dois fatores essenciais na prevenção de acidentes: o comportamento do condutor e o bom estado do veículo.



Segundo o comandante, em condições chuvosas, o condutor deve reduzir a velocidade do veículo, evitando a aquaplanagem, que é o momento em que os pneus perdem a aderência com o piso, fazendo com que o condutor fique sem o controle do veículo. Caso o veículo venha a aquaplanar, o melhor a fazer é manter o volante firme, não frear, tirar o pé do acelerador e aguardar novo contato das rodas com o piso.



Em dia de chuva a ultrapassagem deve ser feita somente se estritamente necessária e com muito cuidado. O veículo a ser ultrapassado pode envolver você numa nuvem de água e sujeira, o que diminui a visibilidade.



Em casos de maior intensidade pluviométrica ou neblina, é necessário acender a meia-luz ou até mesmo os faróis, para aumentar a visibilidade e ser visto por outros condutores, prezando pela direção defensiva. Importante também manter uma distância de segurança em relação a outros veículos; não freiar o veículo bruscamente e usar sempre o cinto de segurança.



Quanto aos veículos, os mesmos devem estar com pneus em bom estado, proporcionando maior aderência ao piso; os limpadores de pára-brisa e freios também são de fundamental importância e devem estar em ótimas condições de funcionamento, pois a água em excesso prejudica a frenagem dos veículos. Alguns automotores são equipados com desembaçadores elétricos, os quais são dispositivos que garantem melhor visibilidade, desembaçando os vidros.



Alagamentos



Pista alagada é outra condição de risco a ser enfrentada em dias de chuva. Se o condutor estiver em uma região conhecida, deve alterar sua rota e evitar áreas de alagamento. Caso não conheça a região, o condutor deve ficar atento e sair dos locais baixos e próximos a córregos, pois o nível da água pode subir rapidamente. Não é recomendável se arriscar em enxurradas, muitas vezes a força das águas é maior e pode arrastar o carro. “Se não tiver certeza que o veículo passa em um alagamento, é melhor esperar”, alerta o major Edmilson.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 25 de Abril de 2017
Segunda, 24 de Abril de 2017
10:00
Receita do dia
Domingo, 23 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)