Geral
Concurso para a Policía Civil de São Paulo
Concurso Público de Provas e Títulos de Investigador de Polícia Civil,para o interior do Estado de São Paulo.
A Comissão do concurso público em epígrafe faz saber que se acha instaurado o Concurso Público de Provas e Títulos para a carreira de Investigador de Polícia (IP 3/2004), destinado, consoante decisão do Excelentíssimo Senhor Delegado Geral de Polícia (despacho ATPC nº 150/2004), proferida no Procedimento Administrativo DGP nº 13.229/2003, às unidades policiais civis sediadas nos municípios do Interior do Estado - DEINTER.
O referido concurso público (Procedimento Administrativo DGP nº 01490/2004) será regido pela Lei Complementar nº 207, de 5.1.1979 (Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo), pela Lei Complementar nº 683, de 18.9.1992 (Dispõe sobre reserva, nos concursos públicos, de percentual de cargos e empregos para portadores de deficiência), pela Lei Complementar nº 929, de 24.9.2002 (altera o art. 5º da Lei Complementar nº 494, de 24.12.1986, que dispõe sobre a instituição de série de classes policiais civis no Quadro da Secretaria de Segurança Pública), pelo Regulamento da Academia de Polícia, aprovado pelo art. 1º da Resolução SSP 104, de 5.7.1983, com suas alterações e, finalmente, pelas Instruções Especiais a seguir alinhadas, que ficam fazendo parte integrante deste Edital.
INSTRUÇÕES ESPECIAIS IP 3/2004 DEINTER
I - DA COMISSÃO
A Comissão do concurso, conforme deliberações da Congregação da Academia de Polícia, publicadas na Imprensa Oficial do Estado - D.O.E. dos dias 27.1.2004 e 17.4.2004 - é constituída pelos seguintes professores: Drs. Waldomiro Bueno Filho, Jurandir Correia de SantAna, Edison Geraldo Schiavinato, José Laerte Goffi Macedo, Márcia Melchert Giudice, sendo suplentes Jorge Carlos Carrasco e Caetano Paulo Filho, sob a presidência do primeiro nomeado.
II DAS VAGAS
a- Objetiva-se o provimento de 440 (quatrocentos e quarenta) cargos na classe inicial da carreira de Investigador de Polícia, cujas vagas foram destinadas às unidades policiais civis com sede nos municípios do Interior do Estado DEINTER, na seguinte conformidade:
1- 80 (oitenta) vagas para o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - DEINTER 1 São José dos Campos;
2- 95 (noventa e cinco) vagas para o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior DEINTER 2 Campinas;
3- 65 (sessenta e cinco) vagas para o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior DEINTER 3 Ribeirão Preto;
4- 40 (quarenta) vagas para o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior DEINTER 4 Bauru;
5- 40 (quarenta) vagas para o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior DEINTER 5 São José do Rio Preto;
6- 60 (sessenta) vagas para o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior DEINTER 6 Santos;
7- 60 (sessenta) vagas para o Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior DEINTER 7 - Sorocaba.
b- A teor do caput do art. 1º da Lei Complementar nº 683/92, ficam reservados até 5% dos cargos vagos na classe inicial para os portadores de deficiência.
c- As vagas reservadas ficarão liberadas se não tiver ocorrido inscrição, no concurso, ou aprovação de candidatos portadores de deficiência (art. 2º, § 2º, da Lei Complementar nº 683/92).
III DA REMUNERAÇÃO
O Investigador de Polícia de 5ª classe tem vencimentos mensais de R$ 772,58 (setecentos e setenta e dois reais e cinqüenta e oito centavos), acrescidos de adicionais de insalubridade, de local de exercício, de ajuda de custo relacionada à alimentação, abono da Lei Complementar nº 901, de 12.9.2001, e gratificação de atividades policiais (GAP).
IV DOS REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO
a- ser brasileiro;
b- ter no mínimo 18 anos de idade à data do encerramento das inscrições;
c- não registrar antecedentes criminais;
d- estar no gozo dos direitos civis e políticos;
e- estar quite com o serviço militar;
f- ser habilitado ou permissionário para a condução de veículo automotor;
g- ter concluído curso de nível superior reconhecido, nos termos da Lei Complementar nº 929/02, conforme comprovação por diploma conferido nos termos da Lei nº 9.394, de 20.12.1996 (Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional), devidamente registrado por Instituição competente.
As informações alusivas aos requisitos acima deverão ser passadas pelo candidato à ocasião do ato de inscrição, com o preenchimento obrigatório dos correspondentes campos, como forma de validação do ato, ficando aquele formalmente responsável por sua veracidade, devendo comprovar os respectivos atendimentos, através da entrega de documentos, quando exigidos por edital específico.
V DAS INSCRIÇÕES
a- o prazo de inscrição inicia-se à zero hora do dia 13 de maio de 2004, findando-se às 12 horas do dia 21 de maio de 2004, observando-se o horário oficial de Brasília DF;
b- a inscrição validar-se-á com o regular preenchimento e envio, pelo meio eletrônico, de requerimento específico e o efetivo pagamento da taxa de R$ 41,22 (quarenta e um reais e vinte e dois centavos).
c- o preenchimento do requerimento de inscrição será realizado exclusivamente pela Internet, através do endereço eletrônico do Banco Nossa Caixa S.A., www.nossacaixa.com.br, ou links existentes nas páginas da Secretaria da Segurança Pública www.ssp.sp.gov.br ou da Polícia Civil do Estado de São Paulo www.policia-civ.sp.gov.br;
d- na ocasião do pedido, o candidato deverá firmar declaração acerca da integral ciência das normas regenciais deste concurso público (IP 3/2004), às quais se vincula, como forma de legitimidade para a sua participação;
e- o pagamento da taxa poderá ser feito através de Boleto Bancário ou Documento de Arrecadação, a ser gerado automaticamente, assim que o candidato finalizar o preenchimento da ficha de inscrição, observado o horário limite de funcionamento das instituições bancárias para o último dia de inscrição (21.5.2004). Após esse horário o Boleto Bancário ou Documento de Arrecadação só poderão ser recolhidos nos postos de atendimento do Poupatempo até as 19 horas, observando que, se a opção for o Boleto Bancário, será adicionada à taxa de inscrição despesa bancária;
f- o recolhimento/pagamento de taxa de inscrição poderá ser efetuado através de home banking ou Internet banking, ou mesmo em cheque, desde que de emissão do próprio candidato. Eventual devolução do cheque invalidará a inscrição.
g- na hipótese de o interessado não ter acesso à Internet, estarão disponibilizados, para efeito de inscrição (preenchimento e envio do requerimento e pagamento da taxa), os órgãos do Poupatempo e do Infocentro, cujas localizações estão dispostas neste Edital, no Anexo II.
h- os candidatos inscritos com apoio na Lei Complementar nº 683/92 (portadores de deficiência) deverão declarar essa condição no ato de preenchimento do requerimento de inscrição e, para sua validação, nos termos da referida lei, deverão fazer chegar, comprovadamente, às coordenadorias de ensino da sede do Departamento para o qual se inscreveu, (endereço abaixo), até 3 dias úteis após o encerramento do prazo para inscrição, documento especificando o grau da incapacidade que apresentam, bem como a necessidade de condições especiais à realização das provas:
1-DEINTER 1- Avenida Andrômeda , 2000, Jardim Satélite, São José dos Campos;
2-DEINTER 2- Rua Pedro Gianfrancisco, 301, Parque Via Norte, Campinas;
3-DEINTER 3- Avenida Independência, 736, Higienópolis, Ribeirão Preto;
4-DEINTER 4- Rua São Lourenço, 6-70, Bela Vista, Bauru;
5-DEINTER 5- Rua Maximiliano Mendes, 154, Santa Cruz, São José do Rio Preto;
6-DEINTER 6- Rua Paraíba, 280, Boqueirão, Praia Grande;
7-DEINTER 7- Avenida General Carneiro, 1032, Cerrado, Sorocaba;
i- findo o prazo das inscrições, a Comissão publicará a relação dos candidatos que as tiveram indeferidas, fundamentadamente, cabendo, a partir da data da referida publicação, na Imprensa Oficial do Estado, e pelo prazo de 3 dias úteis, pedido de reconsideração, sem efeito suspensivo, a ser decidido, em igual tempo, pelo Presidente da Comissão;
j- os locais de aplicação e data das provas serão divulgados pela Imprensa Oficial do Estado (DOE Executivo), site www.imesp.com.br e estarão disponíveis no site da Polícia Civil de São Paulo www.policia-civ.sp.gov.br;
k- não serão fornecidos resultados por telefone. O gabarito da prova e a relação dos aprovados estarão disponíveis na Imprensa Oficial e on-line nos sites mencionados bem como em listagens afixadas nas coordenadorias de ensino da sede do Departamento para o qual foi feita a inscrição.
VI DAS CONDIÇÕES DO PROVIMENTO
Além dos requisitos para a inscrição, são condições para o provimento do cargo:
a- ter sido aprovado no concurso público;
b- ter conduta irrepreensível na vida pública e na vida privada, apurada por meio de investigação sigilosa levada a efeito pela Corregedoria Geral da Polícia Civil;
c- ter capacidade física e mental para o desempenho da função, comprovada por laudo a ser expedido por órgão médico oficial;
d- no caso de inscrição feita com base na Lei Complementar nº 683/92, ter-se submetido à perícia médica oficial no prazo de 5 dias contados da publicação das listas de classificação, para a verificação da compatibilidade de sua deficiência com o exercício das atribuições do cargo, a qual feita por especialista na área de deficiência de cada candidato. Na hipótese de inaptidão, será constituída, em igual prazo, junta médica para nova inspeção, da qual poderá participar profissional indicado pelo interessado, não cabendo, desta decisão última, nenhum recurso, tudo consoante expressas disposições do art. 3º e seus §§.
VII DAS FASES DO CONCURSO
O concurso público desenvolver-se-á em duas fases, eliminatórias e sucessivas: 1ª fase prova preambular; e, 2ª fase prova oral.
1 Da prova preambular
a- a prova preambular será constituída de questões de múltipla escolha, abrangendo aspectos teóricos e/ou práticos das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Conhecimentos Gerais, Informática e Noções de Direito, conforme o programa constante do Anexo I deste Edital;
b- a prova será realizada em local, dia, hora e nas condições previamente fixadas por edital de convocação, publicado na Imprensa Oficial do Estado (DOE Executivo), com antecedência mínima de 5 dias úteis;
c- não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada;
d- somente serão admitidos à prova preambular os candidatos regularmente inscritos e que exibirem, à ocasião, documento de identidade, com fotografia, emitido por órgão oficial;
e- será anulada a prova quando desatendidas pelo candidato as condições impostas pelo edital de convocação;
f- a prova preambular tem por finalidade selecionar candidatos que serão admitidos à fase subseqüente do concurso (exame oral), considerando-se aptos a prestá-la os que, concomitantemente, tenham obtido, na escala de 0 a 100 pontos, nota mínima de 50 pontos, por disciplina, e classificação que não ultrapasse o dobro do número de cargos em disputa, aproveitando-se os candidatos eventualmente empatados no limite estabelecido;
g- a nota da 1ª fase (prova preambular) será igual à média aritmética das notas obtidas em cada disciplina;
h- a Comissão fará publicar, na Imprensa Oficial do Estado, a lista nominal dos candidatos aptos à realização da fase subseqüente, ficando facultado a todos, indistinta e pessoalmente, requerer vista da prova e/ou formular pedido de reconsideração, na sede do Departamento para o qual se inscreveu, no prazo de 3 dias úteis a contar da data daquela publicação;
i- a Comissão de concurso, após a análise do pedido de reconsideração, fará publicar a correspondente decisão, da qual não caberá recurso.
2 Da prova oral
a- a prova oral versará sobre o mesmo programa da prova preambular, abrangendo aspectos teóricos e/ou práticos das preditas disciplinas;
b- será realizada em local, dia, hora e nas condições previamente fixadas por edital de convocação, publicado na Imprensa Oficial do Estado (DOE Executivo), com antecedência mínima de 5 dias úteis;
c- não haverá, em hipótese alguma, segunda chamada;
d- somente serão admitidos à prova oral os candidatos que exibirem documento de identidade, com fotografia, expedido por órgão oficial;
e- o candidato deverá obter, na escala de 0 a 100 pontos, a nota mínima de 50 pontos por disciplina;
f- a nota da 2ª fase será igual à média aritmética das notas obtidas em cada disciplina;
g- o resultado da prova oral será publicado na Imprensa Oficial do Estado (DOE Executivo), não cabendo, em face de sua natureza, qualquer pedido de reconsideração ou recurso.
VIII DOS TÍTULOS
Os candidatos aprovados na prova oral serão convocados, por meio da Imprensa Oficial do Estado para, impreterivelmente em 5 dias úteis, contados da publicação do chamamento, juntar títulos, aos quais serão atribuídos até 20 pontos, apenas para classificação final, nesta conformidade:
a- diploma de pós-graduação:
1 doutorado: 5 pontos.
2 mestrado: 4 pontos.
3 especialização: 3 pontos.
4 aperfeiçoamento: 2 pontos.
b- certificado de curso, com aproveitamento, expedido por órgãos da Segurança Pública, excetuado o de caráter corretivo: 1 ponto.
O documento (diploma e/ou certificado), para efeito de validação, deverá ser expedido por órgão legalmente reconhecido, devidamente registrado, e apresentado na forma copiada e autenticada.
IX DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
a- a classificação final será feita pela média aritmética das notas obtidas nas 1ª e 2ª fases, acrescida dos pontos atribuídos aos títulos;
b- será publicada a lista geral, com a relação de todos os candidatos aprovados e a lista especial, com a relação dos candidatos portadores de deficiência aprovados;
c- na hipótese de empate na classificação, terá preferência, sucessivamente, o candidato:
1 com maior nota na prova preambular;
2 com maior nota na prova oral;
3 maior número de filhos;
4 de mais idade;
5 ocupante de cargo policial civil.
d- a comprovação dos itens acima (c-3 e c-5) deverá ser feita pelo candidato, por meio de cópia autenticada de documento, no prazo a ser estipulado por edital específico.
X DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
a- publicada a lista de classificação final, após a conclusão da perícia para os candidatos portadores de deficiência, o procedimento administrativo será encaminhado à Delegacia Geral de Polícia, objetivando as medidas voltadas à homologação e nomeação, observada a ordem de classificação e o número de cargos vagos;
b- os candidatos nomeados e empossados serão admitidos para o curso de formação técnico-profissional de Investigador de Polícia, de acordo com as normas da Resolução SSP 14/88 e do Regulamento da Academia de Polícia;
c- os atos previstos neste Edital serão publicados no Diário Oficial do Estado, na Seção I, Poder Executivo;
d- os casos omissos serão decididos pela Comissão.
ANEXO I
DAS DISCIPLINAS E DOS PROGRAMAS
LÍNGUA PORTUGUESA
1. INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
2. FONÉTICA
3. ORTOGRAFIA
4. SEMÂNTICA
5. MORFOLOGIA
6. SINTAXE
7. ESTILÍSTICA
8. PONTUAÇÃO
MATEMÁTICA
1. Conjuntos
1.1- Subconjuntos
1.2- Complementar e diferença
2. Conjuntos numéricos
2.1- Naturais e inteiros
2.2- Racionais
2.3- Reais
2.4- Operações
3. Trigonometria
3.1- Seno
3.2- Cosseno
3.3- Tangente
4. Progressão aritmética
4.1- Termo geral (fórmula)
4.2- Soma de termos de uma P.A. finita
5. Progressão Geométrica.
5.1- Termo geral (fórmula)
5.2- Soma dos termos de uma P.G. finita
6. Matrizes
6.1- Operações com matrizes
7. Equações do primeiro grau
8. Equações do segundo grau
CONHECIMENTOS GERAIS
1. BRASIL COLÔNIA:
1.1- Monarquia Portuguesa
1.2- Expansão Marítima
1.3- Administração da Colônia
1.4- Formação Econômica do Brasil
1.5- Formação Territorial
1.6- Exploração do ouro e diamantes
1.7- Rebeliões Nativistas
1.8- Movimentos de emancipação política
2. BRASIL IMPÉRIO:
2.1- Independência do Brasil
2.2- Primeiro Reinado
2.3- A Regência
2.4- Café e Imigração
2.5- Segundo Reinado
3. BRASIL REPÚBLICA:
3.1- A República Velha
3.2- O Governo Getúlio Vargas
3.3- Democracia e Populismo
3.4- Industrialização e Urbanismo
3.5- Regime Militar de 1964
3.6- A transição democrática
3.7- O sistema Político Atual
4. Sociedades Modernas e Contemporâneas
5. Ciência e Tecnologia: Destaque do Século XX
6. Guerras e Evoluções do Século XX
7. O Brasil no início do século XXI
7.1- O Brasil, a nova ordem mundial, a globalização,
comércio externo: a Alca e o Mercosul
7.2-Tipos e etapas da industrialização
7.3- O problema da dívida externa
8. O mundo contemporâneo
8.1- A globalização da economia mundial
8.2- As transformações políticas e os novos
territórios
8.3- Relações entre os diferentes grupos de países,
as disputas e alianças entre as grandes
potências.
8.4- Conflitos territoriais, religiosos e por recursos
naturais
9. Formação territorial do Brasil
9.1- O território brasileiro atual e seu povoamento
9.2- Ocupação elitista da terra
10. Organização político-territorial do Brasil
10.1- Representatividade político-espacial
10.2- A conquista da cidadania
10.3- Os poderes federal, regional e local
11. Indústria e industrialização no Brasil
11.1- Estrutura industrial
11.2- A industrialização do Brasil
11.3- Desafios da indústria na atualidade
12. Energia, transportes e telecomunicações
12.1- Energia e indústria
12.2- Energia hidrelétrica, petróleo, carvão
mineral, álcool, energia nuclear e outras
fontes
12.3- O modelo político-econômico e as fontes de energia
13. A questão urbana no Brasil
13.1- Urbanização brasileira
13.2- Problemas sociais urbanos
13.3- Planejamento urbano
14. O Espaço Rural
14.1 Rural e Agrário
14.2 Estrutura fundiária
14.3 Relações de trabalho
14.4 Agricultura e pecuária
15. População brasileira: Dinâmica demográfica
15.1 Crescimento natural
15.2 Qualidade de vida - alguns indicadores: expectativa de vida, mortalidade infantil, distribuição de renda e Índice de Desenvolvimento Humano- IDH
15.3 Política Demográfica
16. População brasileira: geração, gênero e
trabalho
16.1 Etnias
16.2 Migrações no Brasil
16.3 Imigração
17. Elementos naturais do território brasileiro
17.1 Tipos de clima
17.2 Estrutura geológica
17.3 Relevo
17.4 Solos
17.5 Vegetação original e hidrografia
18. A questão ambiental no Brasil
18.1 Poluição atmosférica
18.2 Problemas ecológicos dos grandes centros urbanos
18.3 Problemas ecológicos no meio rural
18.4 Atual ocupação da Amazônia
18.5 Degradação dos recursos litorâneos
18.6 A questão da biodiversidade
INFORMÁTICA
1. Sistemas Operacionais
2. Aplicativos
2.1- Editores de textos
2.2 -Planilhas eletrônicas
2.3 -Banco de dados
3. Internet
3.1-Navegadores: instalação, configuração e operação,
3.2- Correio Eletrônico; Instalação, configuração,
operação e criação de contas
3.3- Arquivos- transferência de arquivos
4. Comunicação
4.1- Protocolos de comunicação
4.2- Redes locais e remotas denominações,
padrões, velocidades, funcionamento básico
5. Hardware
5.1- Tipos de computadores
5.2- Microcomputador configuração básica e seus
componentes
5.3- Dispositivos de entrada e saída de dados
5.4-Impressoras
5.6- Dispositivos de armazenamento de dados
5.7- Outros periféricos
6. Glossário
NOÇÕES DE DIREITO
I- DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
1. Título I - Dos Princípios Fundamentais
2. Título II Dos Direitos e Garantias
Fundamentais
3. Título III Capítulo VII -
Da Administração Pública
4. Título IV - Da Defesa do Estado e das
Instituições Democráticas
Capítulo III-
Da Segurança Pública
II- DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Título III Da organização do Estado
1. Capítulo I- Da Administração Pública
Seção 1- Disposições Gerais
2. Capítulo II Dos Servidores
Públicos do Estado
Seção 1 Dos Servidores Públicos
Civis.
3. Capítulo III Da Segurança Pública
III- LEI COMPLEMENTAR Nº 207/79 (e alterações pela Lei Complementar nº 922/02) Lei Orgânica da Polícia do Estado de São Paulo
IV- LEI Nº 10.261/68 (e alterações pela Lei Complementar nº 942/03) Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo
1.
ANEXO II
POUPATEMPO E INFOCENTRO LOCAIS POUPATEMPO
CAPITAL, REGIÃO METROPOLITANA E INTERIOR
Centro
Zona Sul
Zona Leste
Zona Oeste
Zona Norte
Zona Noroeste
Centro - Postos Públicos de Acesso
à Internet em operação:
Poupatempo Sé
Praça do Carmo, s/nº - Centro - São Paulo-SP (utilize a saída do Metrô Sé da Rua Anita Garibaldi)
Poupatempo Campinas
Av. Francisco Glicério, 935 Centro - Campinas-SP (próximo ao Correio)
Poupatempo Santo Amaro
Rua Amador Bueno, 176/258 Santo Amaro São Paulo SP (próximo ao Terminal Santo Amaro)
Poupatempo Itaquera
Av. do Contorno, 60, - Itaquera São Paulo SP (ao lado da Estação Corinthians - Itaquera do Metrô)
Poupatempo Guarulhos
Rua José Campanella, 95 - Bairro Macedo Guarulhos - SP (antiga fábrica da Abaeté).
Poupatempo Ribeirão Preto
Av. Presidente Kennedy, 1500 Jd. Presidente Médici - Ribeirão Preto (Novo Shopping Center)
Poupatempo São Bernardo do Campo
Rua Nicolau Filizola, 100 Centro - São Bernardo do Campo (ao lado da Rodoviária Municipal)
Poupatempo São José dos Campos
Av. São João, 2.200 - São José dos Campos SP
(Shopping Colinas)
Infocentro da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos - Adeva
Endereço: Rua da Consolação, 1.289 - Consolação - 01416-020
INFOCENTROS CAPITAL
Cidade Júlia
Rua Pascoal Grieco, 140 - Cidade Júlia - 04421-150
Cio da Terra
R. William Cremer, 2 - Jd. Sônia Regina - 04935-120
Circo Escola Grajaú
e-mail: [email protected]
Espaço Criança Esperança
Rua dos Clarins, 99 - Jd. Tangará - 04934-080
Criança Feliz
Rua Prof. Rubens Oscar Guelli, 7 (antiga rua Pompéia) - Jd. São Francisco - 04918-280
Jardim Irene
Rua Antônio José Bentes, 476, Jd. Irene - Capão Redondo - 05891-160
Jardim Piracuama
R. Afonso Dias, 54 - Jd. Piracuama - 05763-280
Jardim São Luís
Rua José Manoel Camisa Nova, 30 (Antiga Av. Hum) - Jd. São Luís - 05823-070
Parque Ecológico Guarapiranga
Estrada da Riviera, 3.286 - Pq. Ecológico Guarapiranga -
04916-000
Piraporinha
Estrada do M\'Boi Mirim, 1.112 - Jd. das Flores - 04905-001
POF
R. Ernest Rennan, 381 - Paraisópolis - 05659-020
Promorar
R. Cornélio Zelaia, 187 - Conj. Pró-Morar São Luís - 05846-220
Vila Prel
R. Teresa Maia Pinto, 266 - Vila Prel - 05780-390
Zona Leste
ACOL
Rua Miguel João de Castro, 64 - Cidade Tiradentes - 08490-175
APS
R. Domingos de Lucca, s/n - Cangaíba - 03712-010
Cenha
R. Francisco Bueno, 384 - Tatuapé - 03077-020
CIC Leste - Itaim Paulista
R. Padre Virgílio Campelo, 150 - Encosta Norte - Itaim Paulista -
08131-310
Clube de Mães Criança Esperança
R. Minha Cidade, 45 - Itaim Paulista-
08131-060
Dom Bosco
Rua Dr. Álvaro de Mendonça, 456 - Itaquera - 08210-660
Ermelino Matarazzo - Saem
R. Victória Simionato, 120 - V. Paranaguá - 03808-170
Espaço Negro
Rua Carlos Sacaibu, 422 - Jd. Elba - 03979-010
Gigante Adormecido
Rua Regresso Feliz, 119 - Conj. Hab. Inácio Monteiro - 08427-210
Gleba do Pêssego
R. Malmequer do Campo, 1266 - Gleba do Pêssego - 08265-380
Itajuíbe
R. Manoel Rodrigues Santiago, 1.400
Jd. Nélia - 08142-230
Jardim Nova Progresso
Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34 (Praça do Forró) -
São Miguel Paulista - 08011-015
Jardim Nove de Julho
R. Cristóvão de Oliveira, 93 - Jd. 9 de Julho - 03952-000
Luz e Vida
R. Manoel de Oliveira Ramos, 3 - Vila Iolanda - 08483-010
Marechal Tito
Rua Manuel Bueno da Fonseca, 503 - Jd. São Luís - 08121-000
Mulheres da Colúmbia
Av. Jardim Tamoio, 1.738 - Conj. Res. José Bonifácio - 08255-010
Mulheres do Jardim Colorado
R. dos Banqueiros, 177 - Vila Bancária - 03918-050
Parque Ecológico do Tietê
Rua Guira Acangatara, s/n - Parque Ecológico do Tietê - 03719-000
São Francisco de Assis
R. Rainha do Bosque, 6 - V. Santa Inês - 03812-030
São Judas Tadeu
Rua Suzana de Melo, 364 - Vila Progresso - 08245-160
Tiradentes
Av. dos Gráficos, 382 - Cidade Tiradentes - 08471-530
Vila Antonieta
R. Padre Manoel Luís de Vergueiro, 632 - Vila Antonieta -
03476-000
Vila Císper
Rua Barra de Santa Rosa, 1 - Jd. Císper - 04351-030
Vila Conceição
Rua Pedra Dourada, 05 - Vila Conceição - 08441-030
Vila Progresso
R. Ardísia, 1 - Vila Progresso - 08245-230
Zona Oeste
Betinho
Rua Denis Chaudet, 15A - Jd. Dracena - 05528-220
Butantã
Rua B, 425 (Av. Eng. Heitor Eiras Garcia, 5.535) - Jd. Esmeralda
05564-100
CIC Oeste - Jaraguá
Estrada de Taipas, 990 - Jardim Panamericano - Jaraguá - 02991-000
Zona Norte
Amazonas
Av. General Penha Brasil, 2.651/Bloco 20 - Vila Nova Cachoeirinha
02673-000
CIC Norte - Jaçanã
Rua Ari da Rocha Miranda, 36 - Jova Rural - Jaçanã - 02281-190
Contato: Rosângela Garcia Escridelli Loreto
Nossa Senhora Aparecida
R. Condessa Amália Matarazzo, 13 - Jd. Peri - 02652-000
Sol Nascente (sem internet)
R. Clara Nunes, 03 - Conjunto Residencial Sol Nascente - 05282-040
Vale Verde
R. Jaciara, 5 - Jd. Damasceno - 02879-020
Vila Constança - Savic
Av. Jardim Japão, 1.587 - Jd. Brasil - 02221-001
Vista Alegre
R. Gervásio Leite Rebelo, 1.138 - Jd. Peri-Alto - 02675-050
Zona Noroeste
Bandeirantes
Rua Manuel Aguirre (antiga João Goulart), 15 - Jaraguá
INFOCENTROS INTERIOR
Adamantina/SP
Praça Élio Micheloni, s/n
Fone: (18) 522-4299
Andradina/SP
Rua Paes Lemes s/n, 1º andar
Fone: (18) 3722-9778
Araçatuba/SP
Rua Armando Salles de Oliveira, s/n
Fone: (18) 3608-4155
Araraquara/SP
Rua Carlos Gomes, 1.729
Fone: (16) 232-0777
Assis/SP
Rua Dr. Luiz Pizza, 19
Fone: (18) 3324-4783
Avaré/SP
Rua Minas Gerais, 279 - Bairro Água Branca
Fone: (14) 3733-6004
Barretos/SP
Avenida Treze, 60 (Instituto Barretos de Tecnologia)
Fone: (17) 3325-1549
Bauru /SP
Rua Amazonas, Quadra 1, n. 41 - Jardim Cruzeiro do Sul
Fone: (14) 3231-1100
Bebedouro/SP
Rua Santo Inácio de Loyola, 10 (Profac)
Fone: (17) 3343-1475
Botucatu/SP
Praça da Bandeira, s/n, sala 1 - Centro
Fone: (14) 6821-5176 / 6822-5565
Campina do Monte Alegre/SP
Rua Francisco Pistila, 86 - Centro
Fone: (15) 3526-1400
Casa Branca/SP
Praça Rui Barbosa, 56
Fone: (19) 3671-1125
Catanduva/SP
Rua Maranhão, 308 - Centro
Fone: (17) 3525-0911
Cruzeiro/SP
Rua Capitão Neco, 118
Fone: (12) 3143-3466
Dracena/SP
Avenida José Bonifácio, 1.480 (prédio do Serviço Social do Município)
Fone: (18) 3822-6044
Duartina/SP
Avenida São Paulo, 278 - Centro
Fone: (14) 242-1617 / 3282-5110
Espírito Santo do Turvo/SP
Rua Francisco José Martins n.4-10 - Centro (Biblioteca da Secretaria Municipal da Educação)
Fone: (14) 3375-1172
Fernandópolis/SP
Avenida Milton Terra Verdi, 420 (Praça Santa Helena)
Fone: (17) 3442-3241
Franca/SP
Rua Frei Germano, 2.905 - Estação
Fone: (16) 3706-0829 / 37119164
Guarani D\'Oeste/SP
Rua dos Aliados, 1.315 (Centro de Convivência do Idoso)
Fone (17) 3834-1244
Guaratinguetá/SP
Pça Condessa de Frontin, S/N - Centro
Fone: (12) 3133-9301/ 7890
Hortolândia/SP
Avenida Brasil, 1100 - sala 14 (Centro Comercial Piranga)
Fone: (19) 3909-2377
Iaras/SP
Pç. Monção, S/N - Centro
Fone: (14) 3764-1101/1218
Iperó/SP
R. Floriano Peixoto, 7 - Centro
Fone: (15) 266-1615
Itaí/SP
Rua Expedicionários, 1.199 - Centro
Fone: (14) 3761-1144 Ramal 317
Itapeva/SP
Av. Governador Mário Covas, 269 - Centro
Fone: (15) 522-3875
Jales/SP
Rua 8, 2.270 - Centro
Fone: (17) 632-1015 ou 632-1726 Ramal 258
Jaú/SP
Rua Marechal Bitencourt, 148
Fone: (14) 3626-4665 / 624-9153
Junqueirópolis/SP
Rua General Osório, 539 - Centro
Fone: (18) 5842-1223
Lavínia/SP
Av. Redentor Gonfiantini, s/n (Parquinho)
Fone: (18) 3698-7009/ 677-1180
Limeira/SP
Rua Treze de Maio, 102
Fone: (19) 3442-6539
Lins/SP
Rua Rio Branco, 469 - Centro
Fone: (14) 522-3973
Lucélia/SP
Avenida Internacional, 1.571
Fone: (18) 551-3299
Marília/SP
Avenida Sampaio Vidal, 245
Fone: (14) 424-6213 / 424-7434
Martinópolis/SP
Rua 9 de Julho, 51 - Centro
Fone: (18) 252-1446
Mococa/SP
Praça Major José Pedro, 173
Fone: (19) 3665-4411
Osvaldo Cruz/SP
Praça Jayme Ulhôa Cintra, s/n - Biblioteca Pública Municipal Belmiro Borini
Fone: (18) 561-2201
Ourinhos/SP
Rua Henrique Tocalino, 264
Fone: (14) 3326-3254
Pacaembu/SP
Avenida Stelio Machado Loureiro, 1.130
Fone: (18) (18) 3862-3279
Paraguaçu Paulista/SP
Rua 15 de Novembro, 714
Fone: (18) 3361-6519
Penápolis/SP
Rua Irmãos Crisóstomo de Oliveira, 333 - Centro
Fone: (18) 652-5690/91
Piracicaba/SP
Rua do Rosário, 833 - 2 andar
(19) 3432-9099 / 3434-9032
Piraju/SP
Pç. Ataliba Leonel, 159 - Sala 16 - Centro (Shopping Center Pires)
Fone: (14) 3351-5627
Potim/SP
Praça Padre José Marchetti SN - Centro
Fone: (12) 3112-1119
Pracinha/SP
Avenida Francisco Gimenes, 175
Fone (18) 552-1141
Presidente Bernardes/SP
Rua Antonio de Almeida, 46 - Centro
Fone: (18) 3262-7110
Presidente Prudente/SP
Avenida Washington Luiz, 544 - Centro
Fone: (18) 223-7554 / 221-3399
Registro/SP
Rua São Francisco Xavier, 165 - sala 2 - Térreo - Centro
Fone: (13) 6821-6153
Ribeirão Preto/SP
Rua Flávio Uchôa, 1.180 - Campos Elíseos
Fone: (16) 3961-1084
Rio Claro/SP
Rua 2, 2.880 - Parque do Lago Azul (Centro Cultural Roberto Palmari)
Fone: (19) 533-5565
São Carlos/SP
Rua 13 de Maio, 2000 - Centro
Fone: (16) 272-2471 / 274-4144
São João da Boa Vista/SP
Rua Benedito Araújo, 44
Fone: (19) 3631-0316
São Joaquim da Barra/SP
Rua Voluntário Geral, 390 (Associação Atlética Joaquinense)
Fone (16) 3818-2197
São José do Rio Preto/SP
Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 (Praça Cívica)
Fone: (17) 3215-1022
São José dos Campos/SP
Praça Afonso Pena, 29 - Centro
Fone: (12) 3923-4417
São Vicente/SP
Rua Frei Gaspar, 384 - sala 129
Fone: (13) 3579-1326
Serra Azul/SP
R. Dona Maria das Dores, 59 (Casa da Agricultura)
Fone: (16) 682-1588
Teodoro Sampaio/SP
Av. Manoel Guirado Segura, 1898 (Cefamo)
Fone: (18) 3282-3773
Tupã/SP
Rua Carijó, 610
Fone: (14) 3491-3015
Valparaíso/SP
Avenida Nove de Julho, 706
Fone: (18) 671-1471 / 671-4112
Votuporanga/SP
Rua Tietê, 586
Fone: (17) 3422-4451