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Geral

Concurso Ministério da Integração com 81 vagas

02 de abril de 2006 - 10:35

Vai até o dia 07 de abril, nos postos e, até o dia 9 l, pela internet o prazo para inscrições do concurso que irá selecionar 81 vagas para postos de nível superior e médio, no Ministério da Integração Nacional. Salários de até R$ 1.340,27.

Abaixo o edital completo:

1
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL (MI)
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS
DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO
EDITAL N.º 1/2006 – MI, DE 16 DE MARÇO DE 2006
O SECRETÁRIO-EXECUTIVO SUBSTITUTO DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO
NACIONAL (MI), considerando a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, nos
termos da Portaria n.º 404, de 28 de dezembro de 2005, publicada no Diário Oficial da União de 29 de
dezembro de 2005, torna pública a realização de concurso público para provimento de vagas em cargos de
nível superior e de nível médio, mediante as condições estabelecidas neste edital.
1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 O concurso público será regido por este edital e executado pelo Centro de Seleção e de Promoção de
Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB).
1.2 A seleção para os cargos de que trata este edital compreenderá exame de habilidades e de
conhecimentos mediante aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
1.3 As provas serão realizadas no Distrito Federal.
1.3.1 Havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados na localidade de realização das
provas, estas poderão ser realizadas em outras localidades.
2 DOS CARGOS
2.1 NÍVEL SUPERIOR
CARGO 1: ARQUIVISTA
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em
Arquivologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realização de atividades de planejamento, orga nização e
direção de serviços de arquivo; planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e
informativo; planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies documentais
e participação no planejamento de novos documentos e controle de multicópias; planejamento,
organização e direção de serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos
arquivísticos e mistos; planejamento, organização e direção de serviços de microfilmagem aplicada aos
arquivos; orientação quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos; orientação da avaliação e
seleção de documentos para fins de preservação; promoção de medidas necessárias à conservação de
documentos; elaboração de pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos;
assessoramento aos trabalhos de pesquisa científica ou técnico-administrativa; desenvolvimento de
estudos a respeito de documentos.
REMUNERAÇÃO: R$ 1.340,27.
VAGAS: 2, sendo 1 vaga reservada aos candidatos portadores de deficiência.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.
CARGO 2: BIBLIOTECÁRIO
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Biblioteconomia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
Educação, e registro no conselho de classe correspondente.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realização de atividades de execução qualificada, sob
supervisão superior, relacionadas com o trabalho de pesquisa, estudo, classificação e registro impresso
eletrônico, de documentos e informações, bem como executar trabalhos na área de políticas regionais com
experiência em planejamento, pesquisa, supervisão e gestão na sua habilitação profissional.
REMUNERAÇÃO: R$ 1.340,27.
VAGA: 1, não haverá reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência para provimento
imediato em virtude do quantitativo oferecido.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.
CARGO 3: MÉDICO – ESPECIALIDADE: CLÍNICO GERAL
2
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e
registro no conselho de classe correspondente.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: desempenha de atividades de execução qualificada, sob
supervisão superior, de trabalho de defesa e de proteção da saúde individual nas várias especialidades
médicas ligadas à saúde mental e à patologia e ao tratamento clínico e cirúrgico da mente e do organismo
humano.
REMUNERAÇÃO: R$ 1.340,27.
VAGA: 1, não haverá reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência para provimento
imediato em virtude do quantitativo oferecido.
JORNADA DE TRABALHO: 20 horas semanais, sendo 4 horas diárias.
CARGO 4: QUÍMICO
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Química, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, e
registro no conselho de classe correspondente.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: supervisão, pesquisa, coordenação e elaboração de
projetos relativos à proteção e ao aperfeiçoamento da técnica e da indústria nacional no campo da química
e da físico-química bem como da química geral e/ou especializada e da físico-química, relacionados com
novos produtos e novas técnicas de extração.
REMUNERAÇÃO: R$ 1.340,27.
VAGA: 1, não haverá reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência para provimento
imediato em virtude do quantitativo oferecido.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.
CARGO 5: TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
REQUISITOS: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior
em Comunicação Social, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da
Educação, e registro no conselho de classe correspondente.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: desempenhar atividades de execução qualificada, sob
supervisão superior, concernentes a trabalhos de relações públicas, de redação, de revisão, de coleta e de
preparo de informações para divulgação oficial escrita, falada e televisionada.
REMUNERAÇÃO: R$ 1.340,27.
VAGA: 1, não haverá reserva de vagas para candidatos portadores de deficiência para provimento
imediato em virtude do quantitativo oferecido.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.
2.2 NÍVEL MÉDIO
CARGO 6: AGENTE ADMINISTRATIVO
REQUISITO: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo
grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realização de atividades de nível médio, sob supervisão
superior, que envolva a estrutura e o funcionamento da Administração Pública Federal; redação de
documentos e correspondências; digitação de documentos; atendimento ao público; arquivamento e
realização da tramitação e do controle de documentos; controle e solicitação de material de consumo e
permanente; bem como levantamento de dados e informações.
REMUNERAÇÃO: R$ 1.133,27.
VAGAS: 64, sendo 4 vagas reservadas aos candidatos portadores de deficiência.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.
CARGO 7: TÉCNICO EM CONTABILIDADE
REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo
segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, acrescido de
curso técnico em Contabilidade, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da
Educação.
3
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DAS ATIVIDADES: realização de atividades de nível médio, sob supervisão
superior, de trabalhos relativos à administração financeira e patrimonial, elaboração de balancetes,
balanço e demonstrações contábeis com relação ao funciona mento da Administração Pública Federal.
REMUNERAÇÃO: R$ 1.133,27.
VAGA: 11, sendo 1 vaga reservada aos candidatos portadores de deficiência.
JORNADA DE TRABALHO: 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.
3 DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
3.1 Das vagas destinadas a cada cargo e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do
concurso, 5% serão providas na forma do § 2.º do artigo 5.º da Lei n.º 8.112, de 11 de dezembro de 1990,
e do Decreto n.º 3.298, de 20 de dezembro de 1999, e suas alterações, exceto para os cargos para os quais
haja somente uma vaga.
3.1.1 O candidato que se declarar portador de deficiência concorrerá em igualdade de condições com os
demais candidatos.
3.2 Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deverá:
a) no ato da inscrição, declarar-se portador de deficiência;
b) encaminhar laudo médico original ou cópia simples, emitido nos últimos doze meses, atestando a
espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da
Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como à provável causa da deficiência, na forma do
subitem 3.2.1.
3.2.1 O candidato portador de deficiência deverá entregar, até o dia 13 de abril de 2006, das 8 horas às
19 horas, pessoalmente ou por terceiro, o laudo médico (original ou cópia simples) a que se refere a alínea
“b” do subitem 3.2, na Central de Atendimento do CESPE/UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro,
Instituto Central de Ciências (ICC), ala norte, mezanino – Asa Norte, Brasília/DF.
3.2.1.1 O candidato poderá, ainda, encaminhar o laudo médico, via SEDEX, postado impreterivelmente
até o dia 13 de abril de 2006, para a Central de Atendimento do CESPE/UnB – Concurso MI (laudo
médico), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), ala norte, mezanino –
Asa Norte, Brasília/DF, Caixa Postal 4488, CEP 70904-970.
3.2.2 O fornecimento do laudo médico, por qualquer via, é de responsabilidade exclusiva do candidato. O
CESPE/UnB não se responsabiliza por qualq uer tipo de extravio que impeça a chegada do laudo a esse
órgão.
3.3 O candidato portador de deficiência poderá requerer, na forma do subitem 5.4.9 deste edital,
atendimento especial, no ato da inscrição, para o dia de realização das provas, indicando as condições de
que necessita para a realização destas, conforme previsto no artigo 40, parágrafos 1.º e 2.º, do Decreto n.º
3.298/99 e suas alterações.
3.4 O laudo médico (original ou cópia simples) terá validade somente para este concurso público e não
será devolvido, assim como não serão fornecidas cópias desse laudo.
3.4.1 A relação dos candidatos que tiveram a inscrição deferida para concorrer na condição de portadores
de deficiência será divulgada no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006, em data
a ser informada no edital de locais e horários de realização das provas.
3.4.1.1 O candidato disporá de 24 horas a partir da divulgação da relação citada no subitem anterior para
contestar as razões do indeferimento, pessoalmente ou por meio de fax, e-mail ou via sedex, citados no
subitem 11.4 deste edital.
3.5 A inobservância do disposto no subitem 3.2 acarretará a perda do direito ao pleito das vagas
reservadas aos candidatos em tal condição e o não-atendimento às condições especiais necessárias.
3.6 Os candidatos que, no ato da inscrição, declararem-se portadores de deficiência, se aprovados e
classificados no concurso, terão seus nomes publicados em lista à parte e, caso obtenham classificação
necessária, figurarão também na lista de classificação geral por cargo.
3.7 Os candidatos que se declararem portadores de deficiência, aprovados e classificados no concurso
público, deverão submeter-se à perícia médica promovida pelo Ministério da Integração Nacional (MI),
que verificará sobre a sua qualificação como portador de deficiência ou não, bem como sobre o grau de
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deficiência incapacitante para o exercício do cargo, nos termos do artigo 43 do Decreto n.º 3.298/99 e
suas alterações.
3.8 Os candidatos deverão comparecer à perícia médica, munidos de laudo médico que ateste a espécie e
o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação
Internacional de Doenças (CID-10), conforme especificado no Decreto n.º 3.298/99 e suas alterações,
bem como à provável causa da deficiência.
3.9 A não-observância do disposto no subitem 3.8, a reprovação na perícia médica ou o nãocomparecimento
à perícia acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos candidatos em tais
condições.
3.10 O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica por não ter sido considerado
deficiente, caso seja aprovado no concurso, figurará na lista de classificação geral do cargo.
3.11 O candidato portador de deficiência reprovado na perícia médica em virtude de incompatibilidade da
deficiência com as atribuições do cargo será eliminado do concurso.
3.12 As vagas definidas no subitem 3.1 que não forem providas por falta de candidatos portadores de
deficiência aprovados serão preenchidas pelos demais candidatos, observada a ordem geral de
classificação por cargo.
4 DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA A INVESTIDURA NO CARGO
4.1 Ser aprovado no concurso público.
4.2 Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado
pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos
políticos, nos termos do artigo 12, § 1.º, da Constituição Federal.
4.3 Estar em dia com as obrigações eleitorais e, em caso de candidato do sexo masculino, também com as
militares.
4.4 Possuir os requisitos exigidos para o exercício do cargo, conforme item 2 deste edital.
4.5 Ter idade mínima de dezoito anos completos na data da posse.
4.6 Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo.
4.7 Cumprir as determinações deste edital.
5 DAS INSCRIÇÕES NO CONCURSO PÚBLICO
5.1 As inscrições poderão ser efetuadas nas agências da CAIXA listadas no Anexo I deste edital ou via
Internet, conforme procedimentos especificados a seguir.
5.2 DA INSCRIÇÃO NAS AGÊNCIAS DA CAIXA
5.2.1 PERÍODO: de 27 de março a 7 de abril de 2006.
5.2.2 HORÁRIO: de atendimento bancário.
5.2.3 TAXAS: R$ 31,00 para nível superior;
R$ 25,00 para nível médio.
5.2.4 Para efetuar a inscrição nas agências da CAIXA, o candidato deverá:
a) preencher e entregar o formulário fornecido no local de inscrição;
b) pagar a taxa de inscrição.
5.3 DA INSCRIÇÃO VIA INTERNET
5.3.1 Será admitida a inscrição via Internet, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006, solicitada no período entre 10 horas do dia 27 de março de
2006 e 23 horas e 59 minutos do dia 9 de abril de 2006, observado o horário oficial de Brasília/DF.
5.3.2 O CESPE/UnB não se responsabilizará por solicitação de inscrição via Internet não recebida por
motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de
comunicação, bem como outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.
5.3.3 O candidato que desejar realizar sua inscrição via Internet poderá efetuar o pagamento da taxa de
inscrição das seguintes formas:
a) por meio de débito em conta-corrente, apenas para correntistas do Banco do Brasil;
b) por meio de documento de arrecadação, pagável em qualquer lotérica;
c) por meio de boleto bancário, pagável em toda a rede bancária.
5.3.3.1 O documento de arrecadação e o boleto bancário estarão disponíveis no endereço eletrônico
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http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006 e deverão ser impressos para o pagamento da taxa de
inscrição imediatamente após a conclusão do preenchimento da ficha de solicitação de inscrição online.
5.3.4 O pagamento da taxa de inscrição por meio de boleto bancário ou de documento de arrecadação
deverá ser efetuado até o dia 10 de abril de 2006.
5.3.5 As inscrições efetuadas via Internet somente serão acatadas após a comprovação de pagamento da
taxa de inscrição.
5.3.6 O comprovante de inscrição do candidato inscrito via Internet estará disponível no endereço
eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006, após o acatamento da inscrição, sendo de
responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.
5.3.7 Informações complementares acerca da inscrição via Internet estarão disponíveis no endereço
eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006.
5.4 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO NO CONCURSO PÚBLICO
5.4.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche
todos os requisitos exigidos. Uma vez efetivada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a
sua alteração no que se refere à opção de cargo.
5.4.2 É vedada a inscrição condicional, a extemporânea, a via postal, a via fax ou a via correio eletrônico.
5.4.3 É vedada a transferência do valor pago a título de taxa para terceiros ou para outros concursos.
5.4.4 Para efetuar a inscrição, é imprescindível o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) do
candidato.
5.4.5 As informações prestadas no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via Internet
serão de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o CESPE/UnB do direito de excluir do concurso
público aquele que não preencher o formulário de forma completa, correta e legível.
5.4.6 O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma, salvo
em caso de cancelamento do certame por conveniência da Administração Pública.
5.4.6.1 No caso de o pagamento da taxa de inscrição ser efetuado com cheque bancário que, porventura,
venha a ser devolvido, por qualquer motivo, o CESPE/UnB reserva-se o direito de tomar as medidas
legais cabíveis.
5.4.7 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição.
5.4.8 O comprovante de inscrição deverá ser mantido em poder do candidato e apresentado nos locais de
realização das provas.
5.4.9 O candidato, portador de deficiência ou não, que necessitar de atendimento especial para a
realização das provas deverá indicar, no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via
Internet, os recursos especiais necessários e, ainda, enviar, até o dia 13 de abril de 2006,
impreterivelmente, via SEDEX, para a Central de Atendimento do CESPE/UnB – Concurso MI (laudo
médico), Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), mezanino, ala norte –
Asa Norte, Brasília/DF, Caixa Postal 4488, CEP 70904-970, laudo médico que justifique o atendimento
especial solicitado. Após esse período, a solicitação será indeferida, salvo nos casos de força maior e nos
que forem de interesse da Administração Pública. A solicitação de condições especiais será atendida
segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.
5.4.9.1 O laudo médico referido no subitem 5.4.9 poderá, ainda, ser entregue, até o dia 13 de abril de
2006, das 8 horas às 19 horas, pessoalmente ou por terceiro, na Central de Atendimento do CESPE/UnB,
localizado no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), ala norte,
mezanino – Asa Norte, Brasília/DF.
5.4.9.1.1 O fornecimento do laudo médico, por qualquer via, é de responsabilidade exclusiva do
candidato. O CESPE/UnB não se responsabiliza por qualquer tipo de extravio que impeça a chegada do
laudo a esse órgão.
5.4.9.1.2 A inexistência de laudo médico para qualquer solicitação de atendimento especial implicará o
não-atendimento desta solicitação.
5.4.9.2 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas, além de solicitar
atendimento especial para tal fim, deverá levar um acompanhante, que ficará em sala reservada para essa
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finalidade e que será responsável pela guarda da criança. A candidata que não levar acompanhante não
realizará as provas.
5.4.9.3 O laudo médico valerá somente para este concurso, não será devolvido e não serão fornecidas
cópias desse laudo.
5.4.9.4 A relação dos candidatos que tiveram o seu atendimento especial deferido será divulgada no
endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006, em data a ser informada no edital de
locais e horários de realização das provas.
5.4.9.4.1 O candidato disporá de 24 horas a partir da divulgação da relação citada no subitem anterior
para contestar as razões do indeferimento pessoalmente ou por meio de fax, e-mail ou via sedex, citados
no subitem 11.4 deste edital.
5.4.10 O candidato deverá declarar, no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via Internet,
que tem ciência e aceita que, caso aprovado, deverá entregar os documentos comprobatórios dos
requisitos exigidos para o cargo por ocasião da posse.
6 DO EXAME DE HABILIDADES E CONHECIMENTOS
6.1 Será aplicado exame de habilidades e de conhecimentos, mediante provas objetivas, de caráter
eliminatório e classificatório, abrangendo os objetos de avaliação constantes deste edital, conforme o
quadro a seguir.
6.1.1 NÍVEL SUPERIOR E NÍVEL MÉDIO
QUADRO DE PROVAS
PROVA/TIPO ÁREA DE CONHECIMENTO ITENS CARÁTER
(P1) Objetiva Conhecimentos Básicos 50
(P2) Objetiva Conhecimentos Específicos 70
ELIMINATÓRIO E
CLASSIFICATÓRIO
6.2 As provas objetivas para os cargos de nível superior e para o cargo de Técnico em Contabilidade terão
a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas no dia 14 de maio de 2006, no turno da manhã.
6.2.1 As provas objetivas para o cargo de Agente Administrativo terão a duração de 3 horas e 30
minutos e serão aplicadas no dia 14 de maio de 2006, no turno da tarde.
6.3 Será permitido ao candidato fazer mais de uma inscrição neste concurso público desde que não haja
coincidência nos turnos de aplicação das provas, devendo, para isso, realizar as inscrições para cada
cargo, bem como pagar as respectivas taxas de inscrição.
6.4 Os locais e os horário s de realização das provas objetivas serão publicados no Diário Oficial da
União e divulgados na Internet, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006, na s
datas prováveis de 3 ou 4 de maio de 2006. São de responsabilidade exclusiva do candidato a
identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.
6.4.1 O CESPE/UnB poderá enviar, como complemento às informações citadas no subitem anterior,
comunicação pessoal dirigida ao candidato, para o endereço constante no formulário de inscrição ou na
solicitação de inscrição via Internet, informando o local e o horário de realização das provas, o que não o
desobriga do dever de observar o edital a ser publicado, consoante o que dispõe o subitem 6.4 deste edital.
6.4.1.1 Os candidatos inscritos via Internet poderão receber esse comunicado via e-mail, sendo de sua
exclusiva responsabilidade a manutenção/atualização de seu correio eletrônico.
6.5 DAS PROVAS OBJETIVAS
6.5.1 Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão
ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s)
a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo
designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o
campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item
ERRADO.
6.5.2 Para obter pontuação no item, o candidato deverá marcar um, e somente um, dos dois campos da
folha de respostas.
6.5.3 O candidato deverá transcrever as respostas das provas objetivas para a folha de respostas, que será
o único documento válido para a correção das provas. O preenchimento da folha de respostas será de
inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções
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específicas contidas neste edital e na folha de respostas. Em hipótese alguma haverá substituição da folha
de respostas por erro do candidato.
6.5.4 Serão de inteira responsabilidade do candidato os prejuízos advindos do preenchimento indevido da
folha de respostas. Serão consideradas marcações indevidas as que estiverem em desacordo com este
edital ou com a folha de respostas, tais como marcação rasurada ou emendada ou campo de marcação
não-preenchido integralmente.
6.5.5 O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar ou, de qualquer modo, danificar a sua folha
de respostas, sob pena de arcar com os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura
óptica.
6.5.6 O candidato é responsável pela conferência de seus dados pessoais, em especial seu nome, seu
número de inscrição e o número de seu documento de identidade.
6.5.7 Não será permitido que as marcações na folha de respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em
caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para esse fim. Nesse caso, se necessário, o
candidato será acompanhado por agente do CESPE/UnB devidamente treinado.
6.5.8 O CESPE/UnB divulgará a imagem da folha de respostas dos candidatos que realizaram as provas
objetivas, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006, até quinze dias corridos da
data de divulgação do resultado final das prova s objetiva s e do resultado final do concurso, após este
período não serão aceitos pedidos de disponibilização da referida imagem.
7 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E DE CLASSIFICAÇÃO
7.1 Todos os candidatos terão suas provas objetivas corrigidas por meio de processamento eletrônico.
7.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será
igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo
das provas; –1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial
definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).
7.3 O cálculo da nota em cada prova objetiva, comum às provas de todos os candidatos, será igual à soma
das notas obtidas em todos os itens que a compõem.
7.4 Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar
em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P1);
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P2);
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
7.5 O candidato eliminado na forma do subitem 7.4 deste edital não terá classificação alguma no concurso
público.
7.5.1 Os candidatos não eliminados na forma do subitem 7.4 serão ordenados por cargo de acordo com os
valores decrescentes da nota final nas provas objetivas, que será a soma das notas obtidas em P1 e P2.
7.6 Todos os cálculos citados neste edital serão considerados até a segunda casa decimal, arredondandose
o número para cima, se o algarismo da terceira casa decimal for igual ou superior a cinco.
7.7 O edital de resultado final no concurso público contemplará a classificação de candidatos em até duas
vezes o número de vagas oferecidas para cada cargo, nos termos da Portaria MP n.º 450, de 7 de
novembro de 2002.
8 DA NOTA FINAL NO CONCURSO
8.1 A nota final no concurso será a nota final obtida nas provas objetivas.
8.2 Os candidatos serão ordenados por cargo de acordo com os valores decrescentes da nota final no
concurso público.
9 DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
9.1 Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
a) tiver idade superior a 65 anos, conforme artigo 27, parágrafo único, do Estatuto do Idoso;
b) obtiver a maior nota na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P2);
c) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos (P2);
d) obtiver o maior número de acertos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos (P1).
9.1.1 Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais idoso.
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10 DOS RECURSOS
10.1 Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no endereço
eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006, em data a ser determinada no caderno de provas.
10.2 O candidato que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas
objetivas disporá de dois dias para fazê-lo, a contar do dia subseqüente ao da divulgação desses gabaritos,
no horário das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia, ininterruptamente, conforme datas
determinadas nos gabaritos oficiais preliminares.
10.3 Para recorrer contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, o candidato deverá
utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006, e seguir as instruções ali contidas.
10.4 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recurso inconsistente ou
intempestivo será preliminarmente indeferido.
10.5 O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que o
identifique, sob pena de ser preliminarmente indeferido.
10.6 Se do exame de recursos resultar anulação de item integrante de prova, a pontuação correspondente a
esse item será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
10.7 Se houver alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de item integrante de
prova, essa alteração valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.
10.8 Todos os recursos serão analisados e as justificativas das alterações de gabarito serão divulgadas no
endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006 quando da divulgação do gabarito
definitivo. Não serão encaminhadas respostas individuais aos candidatos.
10.9 Não será aceito recurso via postal, via fax, via correio eletrônico ou, ainda, fora do prazo.
10.10 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou recurso de gabarito oficial
definitivo.
10.11 Recursos cujo teor desrespeite a banca serão preliminarmente indeferidos.
11 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
11.1 A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas para o concurso público contidas nos
comunicados, neste edital e em outros a serem publicados.
11.2 É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos, editais e
comunicados referentes a este concurso público no Diário Oficial da União e divulgados na Internet, no
endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006.
11.3 O candidato poderá obter informações referentes ao concurso público na Central de Atendimento do
CESPE/UnB, localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro, Instituto Central de Ciências (ICC), ala
norte, mezanino – Asa Norte, Brasília/DF, por meio do telefone (61) 3448 0100, ou via Internet, no
endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006, ressalvado o disposto no subitem 11.5
deste edital.
11.4 O candidato que desejar relatar ao CESPE/UnB fatos ocorridos durante a realização do concurso
deverá fazê-lo à Central de Atendimento do CESPE/UnB, postar correspondência para a Caixa Postal
4488, CEP 70904-970; encaminhar mensagem pelo fax de número (61) 3448 0111; ou enviá- la para o
endereço eletrônico [email protected].
11.5 Não serão dadas, por telefone, informações a respeito de datas, locais e horários de realização das
provas. O candidato deverá observar rigorosamente os editais e os comunicados a serem divulgados na
forma do subitem 11.2.
11.6 O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência
mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munido de caneta esferográfica de tinta preta,
fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade
original. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira e/ou borracha durante a realização das provas.
11.7 Serão considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas
Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros
Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos
etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais do Ministério Público; carteiras
9
funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho;
carteira nacional de habilitação (somente o modelo aprovado pelo artigo 159 da Lei n.º 9.503, de 23 de
setembro de 1997).
11.7.1 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidões de nascimento, CPF, títulos
eleitorais, carteiras de motorista (modelo antigo), carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de
identidade, nem documentos ilegíveis, não- identificáveis e/ou danificados.
11.7.2 Não será aceita cópia do documento de identidade, ainda que autenticada, nem protocolo do
documento.
11.8 Por ocasião da realização das provas, o cand idato que não apresentar documento de identidade
original, na forma definida no subitem 11.7 deste edital, não poderá fazer as provas e será
automaticamente eliminado do concurso público.
11.9 Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de
identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá ser apresentado documento que ateste o
registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias, ocasião em que será
submetido à identificação especial, compreendendo coleta de dados, de assinaturas e de impressão digital
em formulário próprio.
11.9.1 A identificação especial será exigida, também, ao candidato cujo documento de identificação
apresente dúvidas relativas à fisionomia ou à assinatura do portador.
11.10 Para a segurança dos candidatos e a garantia da lisura do certame, o CESPE/UnB poderá proceder,
como forma de identificação, à coleta da impressão digital de todos os candidatos no dia de realização das
provas.
11.11 Não serão aplicadas provas em local, data ou horário diferentes dos predeterminados em edital ou
em comunicado.
11.12 Não será admitido ingresso de candidato no local de realização das provas após o horário fixado
para o seu início.
11.13 O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por, no
mínimo, uma hora após o início das provas.
11.13.1 A inobservância do subitem anterior acarretará a não-correção das provas e, conseqüentemente, a
eliminação do candidato no concurso público.
11.14 O CESPE/UnB manterá um marcador de tempo em cada sala de provas para fins de
acompanhamento pelos candidatos.
11.15 O candidato que se retirar do ambiente de provas não poderá retornar em hipótese alguma.
11.16 O candidato somente poderá retirar-se do local de realização das provas levando o caderno de
provas e a folha de rascunho, que é de preenchimento facultativo, no decurso dos últimos quinze minutos
anteriores ao horário determinado para o término das provas.
11.17 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas em
razão do afastamento de candidato da sala de provas.
11.18 Não haverá segunda chamada para a realização das provas. O não-comparecimento a estas
implicará a eliminação automática do candidato.
11.19 Não será permitida, durante a realização das provas, a comunicação entre os candidatos nem a
utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou
qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação.
11.20 Será eliminado do concurso, o candidato que, durante a realização das provas, for surpreendido
portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook,
palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc.,
bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como
chapéu, boné, gorro etc. e, ainda, lápis, lapiseira e/ou borracha.
11.20.1 O CESPE/UnB recomenda que o candidato não leve nenhum dos objetos citados no subitem
anterior, no dia de realização das provas.
11.20.2 O CESPE/UnB não ficará responsável pela guarda de quaisquer dos objetos supracitados.
10
11.20.3 O CESPE/UnB não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos ou de equipamentos
eletrônicos ocorridos durante a realização das provas, nem por danos neles causados.
11.20.4 Não será permitida a entrada de candidatos no ambiente de provas portando armas. O candidato
que estiver armado será encaminhado à Coordenação.
11.21 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado do concurso público o candidato que,
durante a sua realização:
a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução das provas;
b) utilizar-se de livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que
não forem expressamente permitidos ou que se comunicar com outro candidato;
c) for surpreendido portando telefone celular, gravador, receptor, pagers, notebook, máquina fotográfica
e/ou equipamento similar, e ainda lápis, lapiseira e/ou borracha;
d) faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação das provas, com as
autoridades presentes ou com os demais candidatos;
e) fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer
outro meio, que não os permitidos;
f) recusar-se a entregar o material das provas ao término do tempo destinado para a sua realização;
g) afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento de fiscal;
h) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha de respostas;
i) descumprir as instruções contidas no caderno de provas, na folha de respostas ou na folha de rascunho;
j) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos, incorrendo em comportamento indevido;
k) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros, em
qualquer etapa do concurso público;
l) não permitir a coleta de sua assinatura e de sua impressão digital.
11.22 No dia de realização das provas, não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação
destas e/ou pelas autoridades presentes, informações referentes ao seu conteúdo e/ou aos critérios de
avaliação e de classificação.
11.23 Se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por
investigação policial, ter o candidato se utilizado de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será
automaticamente eliminado do concurso público.
11.24 O descumprimento de quaisquer das instruções supracitadas implicará a eliminação do candidato,
constituindo tentativa de fraude.
11.25 O prazo de validade do concurso esgotar-se-á após um ano, contados a partir da data de publicação
da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
11.26 O resultado final do concurso será homologado pelo Secretário-Executivo Substituto do Ministério
da Integração Nacional (MI), publicado no Diário Oficial da União e divulgado no endereço eletrônico
http://www.cespe.unb.br/concursos/mi2006.
11.27 O candidato deverá manter atualizado seu endereço perante o CESPE/UnB, enquanto estiver
participando do concurso público, por meio de requerimento a ser enviado à Central de Atendimento do
CESPE/UnB, e perante o Ministério da Integração Nacional (MI), se selecionado. São de exclusiva
responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não-atualização de seu endereço.
11.28 Os casos omissos serão resolvidos pelo CESPE/UnB junto com o Ministério da Integração
Nacional (MI).
11.29 Legislação com entrada em vigor após a data de publicação deste edital, bem como alterações em
dispositivos legais e normativos a ele posteriores não serão objeto de avaliação nas provas do concurso.
11.30 Quaisquer alterações nas regras fixadas neste edital só poderão ser feitas por meio de outro edital.
12 DOS OBJETOS DE AVALIAÇÃO (HABILIDADES E CONHECIMENTOS)
12.1 HABILIDADES
12.1.1 Os itens das provas objetivas poderão avaliar habilidades que vão além de mero conhecimento
memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, valorizando a capacidade
de raciocínio.
11
12.1.2 Cada item das provas objetivas poderá contemplar mais de uma habilidade e conhecimentos
relativos a mais de uma área de conhecimento.
12.2 CONHECIMENTOS
12.2.1 Nas provas objetivas, serão avaliados, além das habilidades, conhecimentos, conforme
especificação a seguir.
12.2.1.1 CONHECIMENTOS BÁSICOS PARA TODOS OS CARGOS
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia
oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase.
7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e
verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Sistema operacional Windows XP. 2 Microsoft Office: Word 2002,
Excel 2002. 3 Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a Correio Eletrônico. 4 Internet Explorer
6 e Outlook Express 6.
ATUALIDADES: Domínio de tópicos atuais e relevantes de diversas áreas, tais como política,
economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento
sustentável, segurança, artes e literatura, e suas vinculações históricas.
ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO: Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder
Executivo Federal: Decreto n.o 1.171/94.
12.2.1.2 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
CARGO 1: ARQUIVISTA: 1 Conceitos fundamentais de arquivologia: teorias e princípios. 2
Gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais. 2.1
Diagnóstico. 2.2 Arquivos correntes e intermediários. 2.3 Protocolos. 2.4 Avaliação de documentos. 3
Tipologias documentais e suportes físicos. 4 Arranjo em arquivos permanentes. 4.1 Princípios. 4.2
Quadros. 4.3 Propostas de trabalho. 5 Programa descritivo – instrumentos de pesquisas em arquivos
permanentes e intermediários. 5.1 Fundamentos teóricos. 5.2 Guias. 5.3 Inventários. 5.4 Repertório. 6
Políticas públicas dos arquivos permanentes: ações culturais e educativas. 7 Legislação arquivística
brasileira: leis e fundamentos. 8 Microfilmagem aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas.
9 Automação aplicada aos arquivos: políticas, planejamento e técnicas. 10 Preservação, conservação e
restauração de documentos arquivísticos: política, planejamento e técnicas.
CARGO 2: BIBLIOTECÁRIO: 1 Fundamentos das ciências da informação. 1.1 Pesquisa: conceitos.
Metodologia da pesquisa científica. Pesquisa bibliográfica. 1.2 Ciência da informação: contexto na
sociedade atual. Informação: conceitos e tipologias. 1.3 Biblioteconomia, arquivologia e museologia:
conceitos básicos. Bibliotecário: legislação, formação e mercado de trabalho. O moderno profissional da
informação. Ética profissional. Organização e tratamento da informação. Controle bibliográfico dos
registros do conhecimento. Representação descritiva e temática: políticas, etapas, padrões, princípios,
processos e produtos. 2 Recursos e serviços de informação. 2.1 Normas técnicas: tipologia, funções,
aplicabilidade. Organismos nacionais e internacionais de normalização. Documentos técnico-científicos:
planejamento, elaboração e normalização. Normas técnicas para a área de documentação: referência
bibliográfica (de acordo com as normas da ABNT – NBR 6023), resumos, abreviação de títulos, de
periódicos e publicações seriadas, sumário, preparação de índices de publicações, preparação de guias de
bibliotecas, centros de informação e documentação. 2.2 Documentos eletrônicos: produção,
armazenamento, conservação e disseminação. Ética e privacidade dos dados. 2.3 Tecnologias da
informação: redes de informação eletrônicas e não eletrônicas; serviços de provisão e acesso. Serviço de
informação em bibliotecas públicas e escolares: processo de referência. Interação usuários versus
bibliotecário. A entrevista de referência. Bibliotecário de referência: funções. Educação de usuários.
Informação comunitária: geração, comunicação e uso. 2.4 Fontes de informação: tipos, características e
aplicabilidade. 2.5 Indexação: conceito, definição, linguagens de indexação, descritores, processos de
indexação, tipos de indexação. 2.6 Resumos e índices: tipos e funções. 3 Gestão de sistemas de
informação. 3.1 Administração: conceitos e funções. Administração de recursos humanos, financeiros e
materiais. Gestão de recursos informacionais: organização, preservação e manutenção dos suportes de
informação. Ambiente físico da unidade de informação: organização, preservação, manutenção, controle e
12
segurança. 3.2 Ergonomia: princípios e funções. Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde do
Trabalhador (NR-17/Ergonomia-117.000-7) do Ministério do Trabalho (Brasil): aplicabilidade às
unidades de informação. 3.3 Gestão de serviços informacionais: fluxos e processos de trabalho. Controle
e avaliação de serviços de informação. Informatização em unidades de informação. Estudos de
comunidades e de usuários como base para o desenvolvimento de sistemas de informação. 3.4 Pesquisa e
desenvolvimento de coleções: políticas, processos de pesquisa, processo de seleção e aquisição.
Marketing em sistemas de informação: bibliotecas públicas e escolares. 4 Documentação: conceitos
básicos e finalidades da documentação geral e jurídica. 5 Classificação decimal universal (CDU):
estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares. 6 Catalogação (AACR-2)
catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeo e fitas
cassetes. 7 Estrutura e características das publicações: DOU. 8 Serviço de referência: organização de
serviços de notificação corrente (serviços de alerta), disseminação seletiva da informação (DSI):
estratégia de busca de informação, planejamento, etapas de elaboração, atendimento ao usuário. 9
Bibliografia: conceituação, teorias, classificação, histórico e objetivos. 10 Licitação: conceito, finalidades,
princípios e objeto; obrigatoriedade, dispensa, inexigibilidade e vedação; modalidades, procedimento,
revogação e anulação; sanções; normas gerais de licitação.
CARGO 3: MÉDICO: 1 Cuidados gerais com o paciente em medicina interna. 2 Doenças
cardiovasculares: hipertensão arterial, cardiopatia isquêmica, insuficiência cardíaca, miocardiopatias e
valvulopatias, arritmias cardíacas. 3 Doenças pulmonares: asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva
crônica; embolia pulmonar; pneumonias e abcessos pulmonares; doença pulmonar intersticial;
hipertensão pulmonar. 4 Doenças gastrointestinais e hepáticas: úlcera péptica, doenças intestinais
inflamatórias e parasitárias, diarréia, colelitíase e colecistite, pancreatite, hepatites virais e hepatopatias
tóxicas, insuficiência hepática crônica. 5 Doenças renais: insuficiência renal aguda e crônica,
glomerulonefrites, síndrome nefrótica, litíase renal. 6 Doenças endócrinas: diabetes mellitus,
hipotireoidismo e hipertireoidismo, tireoidite e nódulos tireoidianos, distúrbios das glândulas suprarenais,
distúrbios das glândulas paratireóides. 7 Doenças reumáticas: artrite reumatóide,
espondiloartropatias, colagenoses, gota. 8 Doenças infecciosas e terapia antibiótica. 9 Distúrbios
hidroeletrolíticos e acidobásicos. 10 Exames complementares invasivos e não-invasivos de uso
corriqueiro na prática clínica diária. 11 Emergências clínicas. 12 Neoplasias. 12.1 Rastreamento das
neoplasias. 12.2 História natural das neoplasias de ovário, colon e pulmão. 13 Pré e pós-operatório:
avaliação pré-operatória, avaliação cardiológica de cirurgias não cardíacas, critérios e complicações da
transfusão de hemoderivados, profilaxia e tratamento do tromboembolismo venoso. 14 Pré e pósoperatório
no paciente geriátrico.
CARGO 4: QUÍMICO: 1 A Química e sua importância social. 2 Substâncias, materiais, propriedades
das substâncias. 3 Misturas: métodos de separação e composição. 4 Estrutura atômica da matéria:
estruturas de átomos, moléculas e fórmulas unitárias. 5 Modelo atômico de Rutherford-Bohr. 6 Funções
inorgânicas mais comuns: óxidos, ácidos, bases, sais e hidretos; conceito, nomenclatura e propriedades
químicas mais importantes. 7 Funções orgânicas mais comuns: hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos,
cetonas, ácidos carboxílicos e aminas; conceitos, nomenclatura e propriedades químicas mais
importantes. 8 Classificação periódica dos elementos: estrutura da classificação periódica, relações com a
configuração eletrônica, principais propriedades periódicas. 9 Substâncias simples dos elementos
químicos mais comuns: formas de ocorrência, métodos de obtenção e propriedades químicas mais
importantes. 10 Ligações químicas: ligações iônicas, covalentes, metálicas e pontes de hidrogênio. 11
Geometria molecular: teoria da repulsão entre os pares de elétrons da camada de valência. 12 Sólidos e
líquidos: propriedades gerais. 13 Soluções: conceito e classificação; concentração em massa e em
quantidade de matéria; titulações ácido-base. 14 Grandezas e unidades de medida: sistema SI, quantidade
de matéria, constante de Avogadro, massa molar, massa molecular e unidade de massa atômica. 15 Gases:
teoria cinética, leis dos gases, densidade, misturas gasosas, difusão e efusão. 16 Termoquímica: reações
exotérmicas e endotérmicas, leis de Hess. 17 Entalpia, entropia, energia livre. 18 Espontaneidade de uma
reação. 19 Cinética química: teoria das colisões, fatores determinantes da velocidade de reação; energia
de ativação, catalisadores, expressão da velocidade de uma reação. 20 Equilíbrio químico: determinação
13
da constante, princípio de Chatelier, produto de solubilidade, Ka, Kb, pH e pOH; soluções-tampão. 21
Eletroquímica: potencial do eletrodo, espontaneidade de uma reação de oxirredução, pilhas, eletrólise. 22
Radioquímica: natureza das radiações, cinética da desintegração radioativa, leis da desintegração
radioativa, fissão e fusão nucleares; aplicações da radioatividade. 23 Biomoléculas; carboidratos, lipídios,
aminoácidos e proteínas – conceitos, estruturas e principais propriedades. 24 Aplicações da Química na
agricultura, na siderurgia, em medicamentos, no vestuário, na alimentação e na higiene. 25 Química e
meio ambiente: chuva ácida, efeito estufa, camada de ozônio, lixo e esgoto.
CARGO 5: TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL: 1 Processos de produção da notícia e
critérios de seleção. 2 Estrutura do texto jornalístico. 3 Funções da atividade jornalística. 4 Peculiaridades
dos veículos de comunicação impressos e audiovisuais: linguagem, procedimentos técnicos e tecnologia.
5 Noções de jornalismo on – line. 6 Ferramentas de busca. 7 Características da assessoria de imprensa. 8
Estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional. 9 Papel do técnico de
comunicação em uma instituição pública. 10 Técnicas de jornalismo: redação de material informativo. 11
Noções de fotojornalismo. 12 Relações públicas: comunicação com diversos públicos de uma empresa. 13
Realização de eventos em geral. 14 Linguagem dos meios de comunicação. 15 Jornalismo especializado
científico. 16 Redação de boletins, informativos, comunicados, matéria jornalística. 17 Ética jornalística.
18 Press Release, publicação interna e outros. 19 Técnicas administrativas aplicadas a Relações Públicas.
20 Técnicas de composição de mídia impressa, de produção de anúncios e planejamento de campanhas.
21 Princípios da Comunicação Social. 22 Uso dos meios de Comunicação Social – rádios, jornais,
emissoras de televisão, revistas. 23 Características específicas para uso dos meios de comunicação. 24
Publicações, expositivos, folhetos. 25 Técnicas de produção gráfica e de utilização de recursos áudio
visuais de cerimonial e de protocolo. 26 Planejamento e execução de atividades de Relações Públicas, tais
como: elaboração de eventos, campanhas e reuniões. 27 Noções de Webdesign.
12.2.1.3 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA OS CARGOS DE NÍVEL MÉDIO
CARGO 6: AGENTE ADMINISTRATIVO: 1 Redação de expedientes. 2 Noções de relações
humanas. 3 Noções de secretariado. 4 Noções de arquivamento e procedimentos administrativos. 5
Matemática. 5.1 Conjuntos numéricos: números inteiros, racionais e reais. 5.2 Sistema legal de medidas.
5.3 Razões e proporções: divisão proporcional; porcentagens.
CARGO 7: TÉCNICO EM CONTABILIDADE: 1 Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade.
2 Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica.
3 Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos. 4 Contas: conceitos,
contas de débitos, contas de créditos e saldos. 5 Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e
funcionamento das contas. 6 Escrituração: conceitos, lançamentos contábeis, elementos essenciais,
fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, métodos e processos. 7 Contabilização de operações
contábeis diversas: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/cambial, folha de pagamento,
compras, vendas e provisões, depreciações e baixa de bens. 8 Análise e conciliações contábeis: conceitos,
composição de contas, análise de contas, conciliação bancária. 9 Balancete de verificação: conceitos,
modelos e técnicas de elaboração. 10 Balanço patrimonial: conceitos, objetivo, composição. 11
Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição. 12 Noções de matemática
financeira. 13 Noções de finanças. 14 Conceitos básicos de orçamento. 15 Aspectos introdutórios dos
princípios de tributos e seus impactos nas operações das empresas.
PEDRO BRITO NASCIMENTO
Secretário-Executivo Substituto
Ministério da Integração Nacional
14
ANEXO I
Endereços das agências da CAIXA onde serão recebidas as inscrições ao conc urso público para
provimento de vagas em cargos de nível superior e de nível médio do Ministério da Integração Nacional
(MI).
UF CIDADE AGÊNCIA ENDEREÇO
DF Brasília Bernardo Sayão CRS 504, bloco A, lojas 64/65 – Asa Sul
DF Brasília 210 Sul CLS 210, bloco A, loja 38 – Asa Sul
DF Brasília México CLS 107, bloco B, lojas 9/21 – Asa Sul
DF Brasília 515 Sul CRS 515, bloco A, lojas 47/49 – Asa Sul
DF Brasília Dom Bosco SEPN 513, bloco D, lote 6, Edifício Imperador – Asa
Norte
DF Brasília José Seabra SEPN 509, conjunto C – Asa Norte
DF Brasília Lago Sul SHIS QI 5, bloco F – Setor de Habitações
DF Brasília Presidente JK CLSW 504, bloco A, lojas 22/64 – Setor Sudoeste
DF Brasília UnB
Universidade de Brasília, Campus Universitário
Darcy Ribeiro – Instituto Central de Ciências (ICC),
ala sul – Asa Norte
DF Brazlândia Brazlândia Quadra 6, bloco B, loja 1/6, Setor Norte
DF Ceilândia Ceilândia Norte QNM 17, conjunto D, lotes 2/4 – Ceilândia Norte
DF Ceilândia Ceilândia QNM 1, conjunto H, lotes 2/8 – Ceilândia Sul
DF Gama Gama SCC Área Especial, bloco 6, lojas 42/60 – Setor
Central
DF Guará Guará QE 7, bloco A, Comércio Local – Guará I
DF Guará SIA SIA, trecho 3, lotes 230/260
DF Núcleo
Bandeirante
Núcleo Bandeirante Avenida Central/Comércio, bloco 518/680, lotes
632/644
DF Planaltina Planaltina Quadra 1, módulo 1, Avenida Independência – Setor
Comercial Central
DF Santa Maria Santa Maria CL 115, lote A
DF Sobradinho Sobradinho Quadra Central (comércio), bloco 2
DF Taguatinga Taguatinga C 3, lote 10 – Taguatinga Centro
DF Taguatinga Top Mall CNB 12, lotes 11/12, Shopping Top Mall –
Taguatinga Norte
DF Taguatinga Tagua Sul QS 3, lote 11, lojas 4/5/6 – Taguatinga Sul

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