Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Concurso Internacional de Redação recebe inscrições

Adriany Vital, Campo Grande News - 30 de março de 2009 - 07:41

Escolas públicas e privadas de Mato Grosso do Sul tem até amanhã para se inscreverem no 38º Concurso Internacional de Redação de Cartas. Com o tema “Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe como condições de trabalho decentes podem levar a uma vida melhor”, estudantes de 9 a 15 anos, concorrem a premiações nas duas fases do concurso.

Cada escola pode inscrever no máximo duas redações. Com os textos selecionados, os representantes das respectivas instituições passam para a segunda etapa do concurso nacional promovido pela UPU (União Postal Universal), sediada em Berna, na Suíça, e envolve mais de 190 países.

O objetivo é desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o estreitamento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

No Brasil são realizadas duas fases: estadual e nacional. Na estadual são premiadas as três melhores redações de cada Diretoria Regional dos Correios. O primeiro colocado dessa fase ganhará um certificado e um DVD player portátil com tela LCD. Já o segundo e o terceiro colocados receberão, além do certificado, um aparelho de som portátil com CD, MP3 e rádio AM/FM, cada.

Na fase nacional, realizada em Brasília, é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional, realizada em Berna, na Suíça. Nessa fase, o autor da melhor redação ganhará um notebook, troféu e certificado.

Em 2008, na fase estadual teve entre as três melhores duas alunas de Campo Grande e uma de Ponta Porã, que escreveram sobre o tema “Escreva uma carta a alguém para explicar-lhe porque o mundo precisa de mais tolerância”.

As três estudantes com melhor classificação foram Débora dos Santos Pereira, da Escola Municipal José Dorilêo de Pina, localizada no bairro Alves Pereira, em Campo Grande; Tainara Cristina Nunes, da Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz, no bairro Zé Pereira, também na capital; e Jéssica Isse Gonçalves, da Escola Estadual Pedro Afonso Pereira, de Sanga Puitã, em Ponta Porá.

Serviço: O regulamento completo do concurso está disponível no endereço www.correios.com.br. Outras informações pelo fone 3389-5211 com Irineu Evaristo.

SIGA-NOS NO Google News