Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Concurso: Inscrição para Diplomata encerra em janeiro

Alessandro Perin / Campo Grande News - 24 de dezembro de 2006 - 08:57

As inscrições para o concurso de Admissão à Carreira de Diplomata podem ser feitas até o dia 21 de janeiro do próximo ano. O edital, que inclui as datas e os programas das provas, está disponível nos endereços eletrônicos do Instituto Rio Branco (http://www.irbr.mre.gov.br) e do centro de seleção e de promoção de eventos da Universidade de Brasília (http://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2007).

No total, são oferecidas 105 vagas com remuneração inicial de R$ 7.183,91. A aprovação vai permitir que o candidato selecionado ingresse na carreira de Diplomata no cargo Terceiro Secretário, de acordo com a ordem de classificação obtida, habilitando-o igualmente a matricular-se no curso de formação do Instituto Rio Branco.

É preciso ser brasileiro nato, com idade mínima de 18 anos; comprovar a conclusão de curso superior; estar em dia com as obrigações eleitorais e no gozo dos direitos políticos; estar em dia com as obrigações do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino.

O concurso será realizado em três fases. Na primeira, de caráter eliminatório, acontece a pré-seleção, com questões objetivas de português, história do Brasil, história mundial, política internacional e inglês. A segunda fase consistirá de prova de português, de caráter eliminatório e classificatório.

Na terceira fase, serão realizadas provas escritas de história do Brasil, de geografia, de política internacional, de inglês, de noções de direito e direito internacional público, de noções de economia e de espanhol ou francês (a segunda língua estrangeira depende de opção a ser feita pelo candidato). Será exigida a nota mínima de 390 pontos na soma das pontuações obtidas nas sete provas da terceira fase, o que equivale a 60% do total máximo possível de 650 pontos (seis provas com valor de 100 pontos e uma - espanhol ou francês - com valor de 50 pontos).

O concurso será realizado integral e simultaneamente em 18 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

SIGA-NOS NO Google News