Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Concurso: 58 vagas, Casa da Moeda

24 de julho de 2005 - 08:36

EDITAL DE RECRUTAMENTO DE 15 DE JULHO DE 2005
PROCESSO SELETIVO PÚBLICO Nº 01/2005
1 - Objetivo
A Casa da Moeda do Brasil - CMB, realizará Processo Seletivo Público para preenchimento de vagas e formação de Cadastros de Reserva para os cargos/especialidades listados no item 2, mediante as condições contidas neste Edital.
Os candidatos habilitados em todas as avaliações do Processo Seletivo Público serão chamados, em função das vagas existentes e de acordo com as necessidades da Empresa, obedecida a ordem de classificação, a assinar Contrato Individual de Trabalho com a CMB, o qual se regerá pelos preceitos da CLT, sujeitando-se às normas internas e ao Plano de Cargos e Salários da Empresa.
O desenvolvimento da primeira etapa do presente Processo Seletivo Público - Provas Objetivas para todos os cargos/especialidades e Discursiva somente para Advogados - será realizado sob a responsabilidade técnica e operacional da Fundação Cesgranrio, sendo de competência da CMB, a etapa de qualificação bio-psico-social e os procedimentos admissionais competentes.
2 - Quadro de Cargos/ Especialidades, Vagas Efetivas, Cadastros de Reserva, Salários e Taxas de Inscrição:


2.1 - Jornadas de Trabalho, Sínteses das Tarefas e Requisitos Básicos. I - Nível de Ensino Fundamental (1º Grau)
01 - AJUDANTE - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias, turnos ou escala. Síntese das Tarefas: Abastecer equipamentos no processo de fabricação de produtos; auxiliar nas operações dos processos; separar produtos defeituosos; furar, soldar, intercalar chapas e transportar produtos. Requisitos Básicos: Ensino Fundamental completo.
02 - ALMOXARIFE - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou turno de trabalho. Síntese das Tarefas: Receber, movimentar e armazenar materiais, através de empilhadeira, bem como executar contagem cíclica e manter atualizados os registros de estoque através do processamento de documentos em terminal de vídeo. Requisitos Básicos: Ensino Fundamental completo, curso de Operador de Empilhadeira e experiência mínima de 01 ano na função.
03 AUXILIAR DE PRODUÇÃO/ARMAZENAGEM Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou turno de trabalho. Síntese das Tarefas: Proceder carregamentos e descarregamentos de matérias primas, produtos, máquinas e materiais diversos, operando máquina transportadora e/ou empilhadeira. Requisitos Básicos: Ensino Fundamental completo, curso de Operador de Empilhadeira e experiência mínima de 01 ano na função.
04 - AUXILIAR DE PRODUÇÃO/GRÁFICA - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou turno de trabalho. Síntese das Tarefas: Auxiliar no processo de impressão gráfica e impressão de cartões, bem como limpar os equipamentos. Requisitos Básicos: Ensino Fundamental completo e curso de Tipografia, Off-Set, Rotogravura ou Serigrafia.
05 CONTROLADOR DE PRODUÇÃO Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou turno de trabalho. Síntese das Tarefas: Assegurar os quantitativos de produtos, semi-acabados e em processo, garantindo o cumprimento das normas de controle e conferência de valores. Requisitos Básicos: Ensino Fundamental completo e noções básicas de Informática.
06 - MANTENEDOR INDUSTRIAL/ELETRICISTA - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias, turnos ou escalas. Síntese das Tarefas: Executar serviços de manutenção elétrica preventiva e corretiva de máquinas, equipamentos e instalações, assegurando o seu correto funcionamento. Requisitos Básicos: Ensino Fundamental completo e curso de Eletricista de Manutenção.
07 - MANTENEDOR INDUSTRIAL/MECÂNICO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias, turnos ou escalas. Síntese das Tarefas: Executar serviços de manutenção mecânica preventiva e corretiva de máquinas, equipamentos e instalações, assegurando o seu correto funcionamento. Requisitos Básicos: Ensino Fundamental completo e curso de Mecânico de Manutenção.
08 - OPERADOR DE MÁQUINA FERRAMENTA - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias, turnos ou escalas. Síntese das Tarefas: Confeccionar, desenvolver e ajustar dispositivos, peças e matrizes gráficas e metalúrgicas. Requisitos Básicos: Ensino Fundamental completo e curso de Ferramenteiro ou Torneiro Mecânico.
09 - OPERADOR DE PRODUÇÃO/GALVANOPLASTIA- Jornada de Trabalho: 08 horas diárias, turnos ou escalas de 02 (dois) dias consecutivos de 12 horas de trabalho, com 48 horas de descanso. Síntese das Tarefas: Produzir ou reproduzir matrizes gráficas e metalúrgicas por processos eletroquímicos; tratar superficialmente matrizes impressoras, reprodutoras e para cunhagem por eletrodeposição de cobre, cromo e níquel. Requisitos Básicos: Ensino Fundamental completo e curso de Galvanoplastia.
10 OPERADOR DE UTILIDADES/CALDEIRARIA Jornada de Trabalho: 08 horas diárias, escala ou turnos de trabalho Síntese das Tarefas: Operar caldeiras e aquecedores observando o nível de óleo e verificando o ajuste das válvulas de segurança, tratar quimicamente a água utilizada nestes equipamentos .Requisitos Básicos: Ensino Fundamental completo e curso de Operador de Caldeira.
11 - OPERADOR DE UTILIDADES/HIDRÁULICA - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias, escala ou turnos de trabalho. equipamentos. Síntese das Tarefas: Operar centrífuga, sistema de refrigeração e hidráulico, controlando painéis e acionando instalações para refrigeração do ar e abastecimento de água para os diversos órgãos da Empresa. Requisitos Básicos: Ensino Fundamental completo e curso de Bombeiro Hidráulico.
II - Nível de Ensino Médio (2º Grau)
12 - AGENTE DE SEGURANÇA - Masculino - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias, turnos de trabalho ou escala. Síntese das Tarefas: Controlar o acesso e trânsito de pessoas, veículos e materiais, fiscalizar carregamentos, proceder a revistas e/ou inspeções em empregados e visitantes. Zelar pela manutenção da ordem, disciplina e o cumprimento das normas e regulamentos estabelecidos. Requisitos Básicos: Ensino Médio completo, experiência mínima de 06 meses no cargo, possuir Ata da Academia e Certificado de Reservista de 1ª Categoria.
13 - AGENTE DE SEGURANÇA - Feminino - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias, turnos de trabalho ou escala. Síntese das Tarefas: Controlar o acesso e trânsito de pessoas, veículos e materiais, fiscalizar carregamentos, proceder a revistas e/ou inspeções em empregados e visitantes. Zelar pela manutenção da ordem, disciplina e o cumprimento das normas e regulamentos estabelecidos. Requisitos Básicos: Ensino Médio completo, experiência mínima de 06 meses no cargo.
14 ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Digitar trabalhos, separar e classificar documentos, despachos e correspondências de sua área. Requisitos Básicos: Ensino Médio completo e domínio de Windows, Word e Excel.
15 AUXILIAR DE ENFERMAGEM DO TRABALHO Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Prestar os primeiros socorros aos empregados vitimados por acidente de trabalho e participar na condução de exames clínicos específicos para identificação de doenças profissionais. Requisitos Básicos: Ensino Médio completo, curso de Enfermagem do Trabalho e experiência mínima de 01 ano na função.
16 - BOMBEIRO DE INCÊNDIO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou escala. Síntese das Tarefas: Recarregar, reformar, controlar e distribuir extintores de incêndio, atuar nos casos de sinistros e/ou por ocasião do acionamento do plano de segurança da Empresa. Requisitos Básicos: Ensino Médio completo e experiência mínima de 01 ano na função.
17 - MOTORISTA Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou turnos de trabalho. Síntese das Tarefas: Conduzir veículo da frota própria da Empresa de acordo com as normas gerais do Código Nacional de Trânsito, transportando empregados, visitantes e cargas. Requisitos Básicos: Ensino Médio completo, experiência mínima de 02 anos na atividade e Carteira Nacional de Habilitação (classe D).
18 - TÉCNICO INDUSTRIAL/ARTES GRÁFICAS - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou turno de trabalho. Síntese das Tarefas: Prestar suporte operacional às áreas de Criação e Processamento de Imagens em Artes Gráficas nos sistemas (hardwares e softwares aplicativos - plataforma Macintosh e PC, CorelDraw, Photoshop, Freehand, Ilustrator, QuarkXPress, Acrobat e etc.); acompanhar, padronizar e propor melhorias de rotinas, em todos os processos de pré-impressão. Requisitos Básicos: Ensino Médio completo, Curso Técnico de Artes Gráficas, Registro Profissional e estágio na área.
19 - TÉCNICO INDUSTRIAL/EDIFICAÇÕES - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou turno de trabalho. Síntese das Tarefas: Realizar levantamentos topográficos e planialtimétricos. Desenvolver e legalizar projetos de edificações sob supervisão; planejar a execução, orçar e providenciar suprimentos e supervisionar a execução de obras e serviços. Requisitos Básicos: Ensino Médio Técnico completo em Edificações, registro no CREA e estágio na área.
20 - TÉCNICO INDUSTRIAL/ELETRÔNICA - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou turno de trabalho. Síntese das tarefas: Executar manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de produção e utilidades, controlar o funcionamento das instalações, aparelhos, circuitos e outros equipamentos eletrônicos/telefônicos. Requisitos Básicos: Ensino Médio Técnico completo em Eletrônica, Registro no CREA e estágio como Técnico de Manutenção em equipamentos de produção industrial, controles informatizados e sistemas microprocessados.
21 - TÉCNICO INDUSTRIAL/ELETROTÉCNICA Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou turno de trabalho. Síntese das Tarefas: Elaborar estudos e projetos, participar no desenvolvimento de processos, realizar projetos, operar sistemas elétricos e executar manutenção. Atuar na área comercial, assegurar a qualidade de produtos e serviços e aplicar normas e procedimentos de segurança no trabalho. Requisitos Básicos: Ensino Médio Técnico completo em Eletricidade, Eletrotécnica ou área correlata e estágio na área.
22 - TÉCNICO INDUSTRIAL/IMPRESSOS DIGITALIZADOS - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou turno de trabalho. Síntese das Tarefas: Realizar atividades relacionadas à digitalização de impressos em geral. Requisitos Básicos: Ensino Médio Técnico completo em Informática e estágio na área.
23 TÉCNICO INDUSTRIAL/ MECÂNICA Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Medir peças e componentes mecânicos utilizados nos processos de produção através de instrumentos próprios, garantindo a qualidade do material a ser empregado na área de produção. Desenvolver métodos de trabalho, procedimentos e projetos mecânicos (c/software aplicativo-plataforma PC, Auto Cad, Word). Requisitos Básicos: Ensino Médio Técnico completo em Mecânica, estágio na área, desenvolvimento de projetos de dispositivos mecânicos, com desenhos técnicos processados em Auto-Cad e acompanhamento de atividades em área de produção, conhecimento no uso de instrumentos de medição (paquímetros, micrômetros, relógio comparador, etc) e micro PC (Windows, Word, etc).
24 - TÉCNICO INDUSTRIAL/PRÉ-IMPRESSÃO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Analisar os modelos dos produtos a serem impressos, estudando viabilidade para otimizar o processo da impressão e/ou gravação de matrizes, definindo especificações com base técnica. Requisitos Básicos: Ensino Médio completo, curso específico de Artes Gráficas, Registro Profissional, estágio na indústria gráfica e conhecimentos de processos de impressão diversos, Off-set, Tipografia, Rotogravura, Serigrafia e flexografia e de Informática aplicada à área gráfica.
25 - TÉCNICO INDUSTRIAL/PROJETOS ELÉTRICOS - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Projetar e desenvolver estudos de instalações elétricas, de telefonia e lógica, bem como elaborar diagramas de máquinas e instalações.
Requisitos Básicos: Ensino Médio Técnico completo em Eletricidade, Registro Profissional, curso de Desenhista Projetista Elétrico, curso de Autocad e estágio na área.
26 - TÉCNICO INDUSTRIAL/PROJETOS MECÂNICOS - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Projetar e desenvolver estudos de sistema de climatização e ar condicionado, bem como elaborar diagramas dos respectivos equipamentos e instalações. Requisitos Básicos: Ensino Médio Técnico completo em Mecânica, Registro Profissional, curso de Desenhista Projetista Mecânico, curso de AutoCad e estágio na área.
27 - TÉCNICO INDUSTRIAL/QUALIDADE - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias ou turno de trabalho. Síntese das Tarefas: Participar da elaboração, aplicar procedimentos e normas analíticas para o Controle de Qualidade e colaborar na otimização de processos de produção internos ou externos à empresa. Requisitos Básicos: Ensino Médio Técnico completo, Registro Profissional, conhecimentos de Normas de Qualidade e Estatística, estágio na área de Qualidade e domínio de Windows, Word e Excel.
28 - TÉCNICO INDUSTRIAL/QUÍMICA - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias turnos ou escala de 02 (dois) dias consecutivos de 12 horas de trabalho, com 48 horas de descanso. Síntese das Tarefas: Acompanhar o monitoramento dos efluentes líquidos tratados; realizar acompanhamento e trabalhos técnicos na área ambiental e elaborar relatórios técnicos. Requisitos Básicos: Ensino Médio Técnico completo em Química, estágio na área e registro no CRQ.
29 - TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Aplicar e orientar o cumprimento das normas de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes de trabalho, analisando e propondo métodos de prevenção para garantir a integridade física dos empregados e das instalações da empresa. Requisitos Básicos: Ensino Médio completo, Curso Técnico em Segurança do Trabalho, estágio na área e registro no Ministério do Trabalho.
30 - TÉCNICO DE SUPORTE/SETOR DE PESSOAL - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Executar tarefas inerentes à elaboração da folha de pagamento, desenvolvendo análises e cálculos. Requisitos Básicos: Ensino Médio completo, domínio de Windows, Word e Excel e experiência mínima de 01 ano na função.
31 TÉCNICO DE SUPORTE/COMPRAS Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Analisar processos de compra, efetuando aquisições no mercado nacional de todos os materiais e equipamentos, bem como contratações de serviços de terceiros. Requisitos Básicos: Ensino Médio completo, conhecimentos da Lei nº 8.666 e experiência mínima de 01 ano na função.
III - Nível de Ensino Superior
32 ADVOGADO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Representar a Empresa em juízo, ou fora dele, nas ações em que esta for autora, ré ou interessada, acompanhando os processos, prestando assistência jurídica, comparecendo a audiências e outros atos, para defender seus direitos ou interesses. Requisitos Básicos: Curso Superior completo de Direito, Registro na OAB e estágio na área.
33 ASSISTENTE SOCIAL: Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Prestar serviços de âmbito social a indivíduos e grupos no ambiente de trabalho, identificando e analisando problemas e necessidades, como também promover a adaptação recíproca Trabalhador-Empresa. Requisitos Básicos: Curso Superior completo de Serviço Social, registro do CRESS e estágio na área.
34 - ANALISTA DE NÍVEL SUPERIOR/CONTABILIDADE - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Escriturar e fechar livros registro de apuração de ICMS e IPI, controlar financiamentos e classificação bancária, Boletins Diário de Caixa e outros. Fechar, mensalmente, relatórios de Razão, Balancete de Verificação e Diário. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Ciências Contábeis, registro no Órgão de Classe competente e estágio na área.
35 ANALISTA DE NÍVEL SUPERIOR/FINANÇAS Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Elaborar e analisar tabelas de preços e de orçamentos diversos; realizar controle das contas a receber, classificar os pagamentos e preparar dados para elaboração do P.D.G. e do Orçamento Empresarial. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Economia, Administração ou Ciências Contábeis e registro no Órgão de Classe competente e estágio na área.
36 - ANALISTA DE NÍVEL SUPERIOR/JORNALISMO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Desenvolver pesquisas; atender ao público e à imprensa; redigir correspondências internas e externas, controlar o arquivo de materiais numismáticos e medalhísticos e organizar a sala de exposição com arquivo de peças da CMB. Requisitos Básicos: Curso Superior completo de Comunicação Social, registro no Órgão de Classe competente, estágio na área e Inglês fluente.
37 - ANALISTA DE NÍVEL SUPERIOR/PLANEJAMENTO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Auxiliar no acompanhamento dos planos funcionais e operacionais e na publicação de periódicos e colaborar na preparação de roteiros e materiais de planejamento e acompanhamento. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Administração, registro no Órgão de Classe competente e estágio na área.
38 - ANALISTA DE NÍVEL SUPERIOR/PCP - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Programar a produção, analisando pedidos de clientes e disponibilidade de recursos da Empresa; acompanhar o processo produtivo para corrigir desvios e assegurar o cumprimento dos prazos estabelecidos. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Engenharia de Produção, Economia ou Administração, domínio de Windows, Word e Excel, registro no Órgão de Classe competente e estágio na área.
39 - ANALISTA DE NÍVEL SUPERIOR/ANÁLISE DE SISTEMAS - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Participar do planejamento, desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas de informação em ambientes Internet/Intranet, cliente/servidor e mainframe; projetar e desenvolver aplicação em HTML, ASP, Visual Basic 6.0, Access e SQL Server 7.0; conhecer técnicas de análise estruturada, modelagem de dados e a utilização de ferramentas "CASSE"; prestar suporte técnico nos programas integrantes do MS-OFFICE PRO e conhecer o modo de operação e funcionamento de um ambiente de Rede Local (Windows NT). Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Informática (Tecnólogo de Processamento de Dados, Análise de Sistemas, Sistemas da Informação ou Ciência da Computação) ou cursos de base matemática com especialização em Informática, registro no Órgão de Classe competente, se houver, estágio na área e Inglês Técnico.
40 - ANALISTA DE NÍVEL SUPERIOR/SUPORTE DE INFORMÁTICA - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Executar o suporte técnico-operacional em Hardware (mainframe e microinformática) e em Software (operacionais e banco de dados); conhecer os ambientes operacionais Windows e Linux, aplicados a servidores e estações e o modo de operação, funcionamento e configuração de um ambiente de Rede Local, incluindo seus Hardware componentes (swtches; hubs; roteadores, etc); participar na implementação e manutenção de banco de dados SQL Server 7.0; conhecer a linguagem HTML e ASP. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Informática (Tecnólogo de Processamento de Dados, Análise de Sistemas, Sistemas da Informação ou Ciência da Computação) ou cursos de base matemática com especialização em Informática, registro no Órgão de Classe competente, se houver, estágio na área e Inglês Técnico.
41 - ANALISTA DE NÍVEL SUPERIOR/SUPRIMENTOS - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Classificar e codificar materiais; atualizar cadastro; planejar e controlar os níveis de estoques de materiais; programar e liberar ordens de compra. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Administração, registro no Órgão de Classe competente e estágio na área de Administração de Materiais.
42 - ANALISTA DE NÍVEL SUPERIOR/TREINAMENTO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Participar do planejamento e coordenação de programas de treinamento, auxiliando na análise e diagnóstico das necessidades da Empresa. Efetuar o acompanhamento da programação de treinamento executada, visando a avaliar os resultados obtidos com o treinamento. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Psicologia, Pedagogia ou Administração, estágio na área institucional e/ou RH e registro no Órgão de Classe competente.
43 - ANALISTA DE NÍVEL SUPERIOR/VENDAS - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Acompanhar o processo de negociação de vendas a clientes internos elaborando orçamento. Elaborar relatórios e previsão de vendas.
REQUISITOS BÁSICOS: Curso Superior completo em Economia, Administração ou Marketing, domínio de Windows, Word e Excel, registro no Órgão de Classe competente e estágio na área de vendas.
44 AUDITOR - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Participar da auditoria dos diversos órgãos da Empresa, elaborando relatório com sugestões e recomendações. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Ciências Contábeis, Registro no Órgão de Classe competente e estágio na área.
45 - BIBLIOTECÁRIO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Organizar e desenvolver trabalhos relativos as atividades biblioteconômicas, registrando, catalogando e classificando o acervo bibliográfico, bem como assistir aos usuários, protocolando movimentação do acervo, na utilização do material e em levantamento de pesquisas, objetivando manter o controle do sistema e facilitar consultas. Requisitos Básicos: Curso Superior completo de Biblioteconomia, domínio de Inglês, registro no Órgão de Classe competente e estágio na área.
46 - ENGENHEIRO CIVIL - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Desenvolver projetos de Engenharia Civil; executar obras; planejar, orçar e contratar empreendimentos; coordenar a operação e a manutenção dos mesmos. Controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados. Elaborar normas e documentação técnica e prestar consultorias. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Engenharia Civil, registro no CREA e estágio na área.
47 - ENGENHEIRO ELETRÔNICO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Realizar manutenção em equipamentos de produção industrial e utilidades informatizados e sistemas microprocessados. Elaborar as especificações técnicas para aquisição de materiais e contratação de serviços. Desenvolver estudos e projetos, fiscalizando e acompanhando sua execução.
Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Engenharia Eletrônica, estágio em Engenharia de Manutenção em equipamentos de produção industrial, controles informatizados e sistemas microprocessados, registro no Órgão de Classe competente e Inglês Técnico.
48 - ENGENHEIRO MECÂNICO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Elaborar especificações de produtos, materiais, componentes, processos ou equipamentos, analisando e pesquisando literatura técnica específica, verificando prioridades e características objetivando a otimização dos recursos da Empresa. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Engenharia Mecânica, registro no Órgão de Classe competente e estágio na área.
49 - ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Elaborar especificações de produtos, materiais, componentes, processos ou equipamentos, analisando e pesquisando literatura técnica específica, verificando prioridades e características objetivando a otimização dos recursos da Empresa. Requisitos Básicos: Curso Superior completo de Engenharia de Produção, domínio de Windows, Word e Excel, registro no CREA e estágio na área.
50 - ENGENHEIRO QUÍMICO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias, turnos ou escala de 02 (dois) dias consecutivos de 12 horas de trabalho, com 48 horas de descanso. Síntese das Tarefas: Realizar trabalhos relacionados com o controle ambiental, envolvendo efluentes líquidos, emissões e resíduos, bem como o atendimento da legislação ambiental. Elaborar relatório internos e programas voltados à preservação do meio-ambiente Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Engenharia Química, registro no Órgão de Classe competente e estágio na área.
51 - ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO - Jornada de Trabalho: 06 horas diárias. Síntese das Tarefas: Desenvolver estudos de modo a reduzir os riscos de acidentes nos locais de trabalho, propiciando bem estar à saúde do trabalhador. Elaborar programas e estudos voltados ao cumprimento da legislação de segurança do trabalho. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Engenharia de Segurança do Trabalho, registro no Órgão de Classe competente e experiência mínima de 05 anos na área de Segurança do Trabalho.
52 - GRAVADOR DE VALORES - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Desenvolver pesquisas para projetos e executar modelagens para punções e matrizes de moedas e medalhas; desenvolver trabalhos paralelos de escultura, restauração e cinzelagens. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Belas Artes, com especialização em Escultura, registro no Órgão de Classe competente, se houver, estágio na área, conhecimentos de modelagem em baixo relevo, programas Photoshop, Freehand, Ilustrator, Dimension para Macintosh, de criação de layout e de ilustração com aquarela, guache, nanquim, ecoline, grafite, etc.
53 - MÉDICO DO TRABALHO - Jornada de Trabalho: 04 horas diárias. Síntese das Tarefas: Elaborar Programas de Prevenção de Doenças do Trabalho, estudando a relação homem/ambiente/função, observando o cumprimento das normas de higiene do trabalho. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Medicina do Trabalho em nível de Pós-Graduação "LATO-SENSU", com carga horária de 360 horas, em instituição reconhecida pelo MEC, registro no Órgão de Classe competente e experiência mínima de 02 anos na atividade em indústria de médio ou grande porte.
54 - NUTRICIONISTA Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Elaborar cardápios e dietas especiais, analisando sua composição química e a aceitação dos empregados, assegurando uma alimentação adequada dentro dos padrões de nutrição e previstos na legislação vigente. REQUISITOS BÁSICOS: Curso Superior completo em Nutrição, registro no Órgão de Classe competente e experiência mínima de 01 ano na função.
55 PROJETISTA DE VALORES/PRODUTOS E PROCESSOS Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Auxiliar no estabelecimento e na padronização de formas de controle e executar rotinas que envolvam qualquer atividade de projeto e delineamento de produtos, registro, padronização e controle de processos de produção e de desenvolvimento de matérias primas e insumos, acompanhando todas as etapas de desenvolvimento e prestando o suporte operacional aos processos de produção, criando e auxiliando na implantação dos procedimentos necessários, promovendo e participando de análises e pesquisas de novas tecnologias, envolvendo equipamentos (hardwares e softwares) processos, produtos e materiais, além de auxiliar e realizar ações de consultoria, bem como de assistência técnica e tecnológica. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Tecnólogo de Artes Gráficas e estágio na área.
56 - PROJETISTA DE VALORES /PROJETOS ARTÍSTICOS - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Desenvolver projetos, executar desenhos e artes referentes a produtos gráficos e metalúrgicos para valores. Utilizar-se de equipamentos de tecnologia gráfica, como computador gráfico e editoração eletrônica, para agregar segurança aos produtos. Desenvolver trabalhos livres (artísticos). Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Belas Artes, com especialização em Comunicação Visual ou Desenho Industrial, estágio na área, domínio de Projetos Gráficos, Programas Photoshop, Freehand, Ilustrator, Dimension para Macintosh, criação de layout e ilustração com aquarela, guache, nanquim, ecoline, grafite, etc. Conhecimento em execução de projetos gráficos para medalhas; processos de impressão off-set (seco e úmido), rotogravura, calcográfico e tipográfico para aplicação em produtos de valores. Disponibilidade para viagens.
57 - PSICÓLOGO - Jornada de Trabalho: 08 horas diárias. Síntese das Tarefas: Identificar os perfis profissiográficos e selecionar, organizar e aplicar os instrumentos de avaliação psicológica adequados. Desenvolver atividades de acompanhamento, de avaliação funcional e de movimentação de empregados. Requisitos Básicos: Curso Superior completo em Psicologia, registro no Órgão de Classe competente e estágio na área.
Observações:
a)Os candidatos convocados serão admitidos na Categoria I e poderão executar outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo/especialidade, além das citadas na Síntese das Tarefas.
b)Quando houver exigência de experiência na atividade, a mesma deverá ser documentalmente comprovada nos procedimentos pré-admissionais, através da Carteira de Trabalho e Previdência Social e/ou, preferencialmente, por declaração do respectivo empregador que especifique as atividades envolvidas.
c)Atualmente, a CMB oferece os seguintes benefícios: - alimentação gratuita; transporte subsidiado nos limites do Grande Rio; auxílio-creche (valor atualizado no Acordo Coletivo de Trabalho).
· Mediante a participação opcional do empregado, na proporção de 50% do seu custo: assistência médica, extensiva aos dependentes legais; seguro de vida em grupo.
· Mediante negociação no Acordo Coletivo de Trabalho: auxílio medicamentos; auxílio oftalmológico e prótese-órtese.
Os benefícios oferecidos são disciplinados por normas internas específicas e em Acordo Coletivo de Trabalho, podendo ser alterados ou suprimidos tais benefícios.
A CMB fornecerá transporte aos futuros contratados no deslocamento de suas residências até o efetivo local de trabalho e vice versa.
O limite de atendimento compreende os bairros da cidade do Rio de Janeiro e cidades de: Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Paracambi, Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba e Muriqui, obedecendo-se os itinerários traçados pela área gestora dos serviços de transporte da CMB.
Aos empregados que necessitarem, serão fornecidos vales-transporte para cobrir os segmentos da viagem não abrangidos pelo serviço de transporte disponibilizado pela CMB, em conformidade com os termos do Decreto Lei n.º 95.247, de 17 de novembro de 1987, de acordo com os Instrumentos Normativos Internos específicos e Acordo Coletivo de Trabalho em vigor.
d) As vagas serão preenchidas com estrita observância da ordem classificatória por car go/especialidade. No ato da inscrição, o candidato somente poderá optar por um dos cargos/especialidades oferecidos, devendo efetuar uma única inscrição, de vez que as Provas poderão ser realizadas no mesmo dia e horário.
3.0. Vagas Destinadas a Portadores de Deficiência
3.1 Do total de vagas e de Cadastro de Reserva previstos neste Edital, 81 (oitenta e uma), conforme quadro 3.14, serão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais conforme Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, publicado no Diário Oficial da União de 21 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto 5296, de 02/12/2004.
3.2 Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever neste Processo Seletivo Público, desde que a deficiência de que são portadoras não comprometa o desempenho das atribuições do cargo/especialidade a ser preenchido.
3.3 Será considerada como pessoa portadora de deficiência a que se enquadre nas categorias definidas no Decreto nº 5296, de 02/12/2004, que modifica o Decreto nº 3298/99.
3.4 Não serão considerados como deficiência os distúrbios de acuidade visual ou auditiva passíveis de correção simples pelo uso de lentes ou de aparelhos específicos.
3.5 - No ato da inscrição, o candidato portador de deficiência deve declarar, no campo próprio do Requerimento de Inscrição, sua intenção de concorrer às vagas reservadas aos deficientes físicos, mencionando a deficiência da qual é portador, e, se necessário, requerer condições especiais (ledor, prova ampliada, transcrição, ou sala de mais fácil acesso) e/ou acréscimo de tempo para realizar as Provas Objetivas para todos os cargos/especialidades e Discursiva apenas para Advogados.
3.6 - O candidato portador de deficiência que solicitar condições especiais e/ou optar por concorrer às vagas reservadas aos portadores de deficiência, deverá no ato da inscrição apresentar o laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças - CID, bem como a provável causa da deficiência. O atestado médico deverá ser grampeado ao Requerimento de Inscrição para os inscritos em Agências da ECT, ou enviado para o Departamento de Concursos da Fundação Cesgranrio (mencionando Processo Seletivo Público CMB), situado à rua Santa Alexandrina, 1011 Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20261-235). Caso o candidato não envie o laudo médico, ou não contendo este, as informações solicitadas, não será considerado como portador de deficiência apto para concorrer às vagas reservadas, nem terá preparadas às condições especiais, mesmo que haja assinalado tal opção no Requerimento de Inscrição.
3.7 - O candidato que declarar falsamente a deficiência será excluído, se confirmada tal situação, em qualquer fase deste Processo Seletivo Público sujeitando-se às conseqüências legais pertinentes.
3.8 - Os candidatos portadores de deficiência, se classificados, que vierem a ser convocados para os procedimentos pré-admissionais, serão submetidos, no exame de saúde, à perícia específica destinada a verificar a existência da deficiência declarada e a compatibilidade da mesma com o exercício das atribuições do cargo/especialidade especificadas neste Edital.
3.9 - Os portadores de deficiência participarão deste Processo Seletivo Público em igualdade de condições com os demais candidatos, exceto no disposto no subitem 3.5.
3.10 - Na falta de candidatos aprovados para as vagas reservadas aos portadores de deficiência, essas serão preenchidas pelos demais candidatos, observando-se a ordem de classificação por cargo/especialidade.
3.11 - Os candidatos que, no ato da inscrição se declararem portadores de deficiência, se classificados, além de figurarem na lista geral, terão seus nomes publicados em relação à parte, observada a respectiva ordem de classificação.
3.12 - Os portadores de deficiência que não optarem, no momento da inscrição, por disputar as vagas reservadas aos portadores de deficiência deixarão de concorrer às mesmas.
3.13 - As vagas reservadas aos candidatos portadores de deficiência obedecem ao disposto no art. 37, inciso VIII, da Constituição da República Federativa do Brasil, na Lei nº 7853/89 e no Decreto nº 5296/2004.
3.14 Quadro de Vagas Reservadas a Portadores de Deficiência


4 - Condições/Pré-Requisitos para Inscrição
4.1 - a) No ato da inscrição, o candidato terá que optar pelo cargo/especialidade para o qual prestará provas, respeitando-se as exigências estabelecidas neste Edital. Só será aceita 1(uma) única inscrição de cargo/especialidade por candidato. Caso não haja especificação correta do cargo/especialidade (opção em branco, múltipla ou inexistente) no Requerimento de Inscrição, o candidato será eliminado. Em havendo inscrições múltiplas, prevalecerá a inscrição de data mais recente ou, caso haja coincidência de datas, o candidato será eliminado; b) ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos até a data da admissão; c) ser brasileiro nato ou naturalizado, ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e o gozo dos direitos políticos (Decreto nº 70436, de 18.04.72, e Constituição Federal, parágrafo 1º do Artigo 12); d) ter cumprido o serviço militar ou dele ter sido dispensado, se do sexo masculino; e) ter a situação regularizada perante a legislação eleitoral; f) ter concluído, até a data da admissão, o curso exigido para o cargo/especialidade e possuir, nesta mesma data, os Requisitos Básicos exigidos; g) não será considerada, como curso concluído, a hipótese de o candidato estar cumprindo período de recuperação ou dependência, fato que implicará sua desclassificação; h) não ter sido demitido da CMB por justa causa.
4.2 - Documentação exigida para inscrição: a) documento oficial de identidade (que contenha retrato do candidato) e xerox, que ficará retida; b) Requerimento de Inscrição fornecido no local, completa e corretamente preenchido e assinado; c) declaração constante do Requerimento de Inscrição, firmada pelo candidato, sob as penas da Lei, de que possui os demais documentos comprobatórios das condições exigidas para a inscrição. Vale ressaltar que o não cumprimento dos Requisitos Básicos estabelecidos no item 3, implicará a eliminação do candidato, independentemente dos resultados obtidos nas provas; d) comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
4.3 - Condições Gerais: a) a inscrição no presente Processo Seletivo Público implica o pleno conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento; b) o candidato que fizer declaração falsa ou inexata ao se inscrever, e caso não possa satisfazer a todas as condições enumeradas neste Edital, terá cancelada sua inscrição e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que tenha sido aprovado nas provas, exames e avaliações; c) a não-integralização dos procedimentos de inscrição (pagamento da taxa de inscrição, entrega do Requerimento próprio, devidamente preenchido e assinado, e xerox do documento de identidade) implica a desistência do candidato e sua conseqüente eliminação do Processo Seletivo Público; d) não serão aceitas inscrições condicionais e/ou extemporâneas, por via postal ou por fax, admitindo-se, contudo, inscrições através de Procuração. O original da Procuração e a cópia do documento oficial de identidade do candidato ficarão retidos. Nesta hipótese, o candidato assumirá as conseqüências de eventuais erros de seu Procurador quando do preenchimento do respectivo Requerimento de Inscrição. Deverá ser apresentada uma Procuração para cada candidato.
4.4 - Roteiro do Candidato: Por ocasião da inscrição, será entregue ao candidato um Roteiro contendo: Edital completo, conteúdos programáticos, bibliografias e cronograma de eventos básicos. Cumpre salientar que os interessados poderão ter conhecimento do conteúdo do Roteiro do Candidato no local de inscrição, antes de efetivarem o pagamento da taxa de inscrição.
5 - Período, horário e locais de inscrição.
5.1 - Período: 25/07 a 03/08/2005.
5.2 - Locais: nas Agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT constantes do Anexo I e pela Internet (vide subitem 6.2).
6 - Recolhimento da Taxa e Procedimentos de Inscrição
6.1 - Da Inscrição nas Agências da ECT.
6.1.1. O recolhimento da taxa de inscrição, expressa em reais, no item 2, deverá ser efetuado, em espécie ou cheque do próprio candidato, nas Agências da ECT citadas no Anexo I. Caso o cheque seja devolvido, por qualquer motivo, a inscrição será, automaticamente, cancelada.
6.1.2. Uma vez paga, a taxa de inscrição não será devolvida sob nenhuma hipótese. Não serão concedidas isenções de taxa e nem serão aceitos quaisquer pedidos de alteração de cargo/especialidade.
6.1.3. Ao término dos procedimentos de inscrição, o candidato deve exigir o Comprovante de Entrega do Requerimento de Inscrição (canhoto do Requerimento), devidamente autenticado e etiquetado.
6.2 Inscrições via Internet
6.2.1 Para inscrição via Internet, o candidato deverá adotar os seguintes procedimentos:
a) estar ciente de todas as informações sobre este Processo Seletivo Público disponíveis na página da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) ou no Roteiro do Candidato disponível na página citada para download; b) cadastrar-se, no período entre 0 (zero) hora do dia 25 de julho de 2005 e 23:59 horas do dia 03 de agosto de 2005, observado o horário oficial de Brasília/DF, por meio do formulário específico disponível na página citada; c) imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento em qualquer banco até a data de vencimento constante no mesmo. O pagamento após a data de vencimento implica o cancelamento da inscrição. O banco confirmará o seu pagamento junto à Fundação Cesgranrio; d) verificar a Confirmação de Inscrição, a partir de 06/09/2005, na página da Fundação Cesgranrio e imprimi-la; e) em caso de repetição de inscrição, só será aceita a última.
Atenção: a inscrição via Internet só será válida após a confirmação do pagamento feito por meio do boleto bancário até a data do vencimento.
6.2.2 A Fundação Cesgranrio não se responsabiliza por solicitações de inscrição via Internet não recebida por quaisquer motivos, sejam os de ordem técnica dos computadores, falta de Comunicação, congestionamento das linhas de Comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem transferência de dados por procedimento indevido dos usuários.
6.2.3 Os candidatos inscritos via Internet deverão enviar, até 05/08/2005, se for o caso, o laudo médico citado no subitem 3.6 deste Edital endereçado ao Departamento de Concursos da Fundação Cesgranrio (mencionando Processo Seletivo Público CMB), situado à Rua Santa Alexandrina, 1011, Rio Comprido, Rio de Janeiro, RJ, CEP 20261-235. Os documentos podem ser enviados via Correios ou via fax (0xx21 - 25021000 ou 25028010). É de responsabilidade exclusiva dos candidatos os dados cadastrais informados.
7 - Confirmação de Inscrição
7.1 - O Cartão de Confirmação de Inscrição será enviado, por via postal, pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, para o endereço indicado pelo candidato no Requerimento de Inscrição, daí ser imprescindível o preenchimento completo e correto do endereço do candidato, inclusive CEP. No Cartão serão colocados, além dos principais dados do candidato, informados por ocasião da respectiva inscrição, seu número de inscrição, cargo/especialidade, data, horário e local de realização das provas e eventuais informações relativas a portadores de deficiência.
7.2 - É obrigação do candidato conferir, no Cartão de Confirmação de Inscrição, os seguintes dados: nome; número do documento de identidade, sigla do órgão expedidor e Estado emitente; data de nascimento e sexo, nome do cargo/especialidade; e, quando for o caso, a informação de tratar-se de portadores de deficiência que demande condição especial para realização das provas e/ou esteja concorrendo às vagas reservadas aos mesmos.
7.3 - Caso haja inexatidão na informação relativa ao cargo/especialidade de sua opção e/ou em relação à sua eventual condição de portador de deficiência que esteja concorrendo às vagas reservadas e/ou que tenha solicitado condição especial para realização das provas, o candidato deverá dirigir-se, munido do documento de identidade e do Comprovante de Entrega do Requerimento de Inscrição, nos dias 08 ou 09/09/2005, das 08:30 às 17:30, na Unidade da CMB (Rua Rene Bittencourt, 371 - Distrito Industrial de Santa Cruz - RJ). Convém esclarecer que somente será procedida a alteração na hipótese em que o dado expresso pelo candidato em seu Requerimento de Inscrição tenha sido transcrito erroneamente para o Cartão de Confirmação. Não será admitida troca de cargo/especialidade. Em se reafirmando a solicitação, o candidato tomará ciência, no mesmo local, da data, horário e local das Provas (de forma condicional). Será verificada a procedência da troca solicitada pelo candidato, examinando-se o seu respectivo Requerimento de Inscrição. Na hipótese de o Cartão de Confirmação ter retratado corretamente a opção do candidato, o mesmo será eliminado do Processo Seletivo Público.
7.4 - Os eventuais erros de digitação no nome, número/órgão expedidor ou Estado emitente do documento de identidade, data de nascimento, sexo, etc. deverão ser corrigidos, somente, no dia das respectivas provas.
7.5- Caso o Cartão de Confirmação de Inscrição não seja recebido até 06/09/2005, o candidato deverá dirigir-se, munido do documento de identidade e do Comprovante de Entrega do Requerimento de Inscrição, nos dias 08 ou 09/09/2005 das 08:30 às 17:30 horas, ao mesmo local mencionado no subitem 7.3. As informações sobre os respectivos locais de Provas estarão disponíveis, também, no endereço eletrônico da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), sendo o documento impresso por meio do acesso à página na Internet válido como Cartão de Confirmação de Inscrição.
7.6 - O desconhecimento dos locais de realização das Provas implicará a desistência do candidato e sua conseqüente eliminação do Processo Seletivo Público.
7.7 - Não serão emitidas segundas vias dos Cartões de Confirmação de Inscrição sob qualquer pretexto.
8 - Estrutura do Processo Seletivo Público
8.1 - AJUDANTE, AUXILIAR DE PRODUÇÃO/ARMAZENAGEM, OPERADOR DE UTILIDADES/CALDEIRARIA e OPERADOR DE UTILIDADES/HIDRÁULICA
8.1.1 - 1ª Etapa - Constituída de Provas Objetivas (múltipla escolha) de Português I (15 questões) e de Matemática I (15 questões), de caráter eliminatório e classificatório, obedecendo à seguinte distribuição:
Português I 5 questões no valor de 3,0 pontos; 5 no valor de 4,0; e 5 no valor de 5,0, subtotalizando 60,0 pontos.
Matemática I 5 questões no valor de 2,0 pontos; 5 no valor de 2,5; e 5 no valor de 3,5, subtotalizando 40,0 pontos.
Total - 100,0 pontos.
8.1.2 - Após as Provas, os candidatos serão classificados por cargo/especialidade a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação do conjunto das Provas Objetivas. Será, ainda, eliminado, o candidato que obtenha zero em qualquer das Provas. Havendo empate na totalização, prevalecerá o maior número de pontos na prova de Português I. Persistindo o empate, o maior número de acertos nas questões de maior valor, sucessivamente, em Português I e em Matemática I.
8.1.3 - Condição para Habilitação à 2ª Etapa - Estar colocado entre os mais bem classificados, por cargo/especialidade, na 1ª Etapa segundo os quantitativos definidos de Vagas Efetivas e de Cadastros de Reserva no item 2, respeitado o desempenho mínimo estabelecido no subitem 8.1.2.
8.1.4 - 2ª Etapa - Exames Pré-Admissionais (Qualificação bio-psico-social, de caráter eliminatório).
8.2 - ALMOXARIFE e CONTROLADOR DE PRODUÇÃO
8.2.1 - 1ª Etapa - Constituída de Provas Objetivas (múltipla escolha) de Português I (10 questões), de Matemática I (10 questões) e de Noções de Informática (10 questões), de caráter eliminatório e classificatório, obedecendo à seguinte distribuição:
Português I - 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Matemática I 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Noções de Informática - 5 questões no valor de 3,0 pontos; 5 no valor de 5,0, subtotalizando 40,0 pontos.
Total - 100,0 pontos.
8.2.2 - Após as Provas, os candidatos serão classificados por cargo/especialidade a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação do conjunto das Provas Objetivas. Será, ainda, eliminado, o candidato que obtenha zero em qualquer das Provas. Havendo empate na totalização, prevalecerá o maior número de pontos, sucessivamente, nas Provas de Noções de Informática e de Português I. Persistindo o empate, o maior número de acertos nas questões de maior valor, sucessivamente, em Noções de Informática, em Português I e em Matemática I.
8.2.3 - Condição para Habilitação à 2ª Etapa - Estar colocado entre os mais bem classificados, por cargo/especialidade, na 1ª Etapa segundo os quantitativos definidos de vagas efetivas e de Cadastros de Reserva no item 2, respeitado o desempenho mínimo estabelecido no subitem 8.2.2.
8.2.4 - 2ª Etapa - Exames Pré-Admissionais (Qualificação bio-psico-social, de caráter eliminatório).
8.3 - AUXILIAR DE PRODUÇÃO/GRÁFICA, MANTENEDOR INDUSTRIAL/ELETRICISTA, MANTEDOR INDUSTRIAL/MECÂNICO, OPERADOR DE MÁQUINA FERRAMENTA E OPERADOR DE PRODUÇÃO/GALVANOPLASTIA.
8.3.1 - 1ª Etapa - Constituída de Provas Objetivas (múltipla escolha) de Português I (10 questões), de Matemática I (10 questões) e de Conhecimentos Específicos (10 questões), de caráter eliminatório e classificatório, obedecendo à seguinte distribuição:
Português I - 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Matemática I 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Conhecimentos Específicos - 5 questões no valor de 3,0 pontos e 5 no valor de 5,0, subtotalizando 40,0 pontos.
Total - 100,0 pontos.
8.3.2 - Após as Provas, os candidatos serão classificados por cargo/especialidade a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação do conjunto das Provas Objetivas. Será, ainda, eliminado, o candidato que obtenha zero em qualquer das Provas. Havendo empate na totalização, prevalecerá o maior número de pontos, sucessivamente, nas Provas de Conhecimentos Específicos e de Português I. Persistindo o empate, o maior número de acertos nas questões de maior valor, sucessivamente, em Conhecimentos Específicos, em Português I e em Matemática I.
8.3.3 - Condição para Habilitação à 2ª Etapa - Estar colocado entre os mais bem classificados, por cargo/especialidade, na 1ª Etapa segundo os quantitativos definidos de Vagas Efetivas e de Cadastros de Reserva no item 2, respeitado o desempenho mínimo estabelecido no subitem 8.3.2.
8.3.4 2ª ETAPA Exames Pré-Admissionais (Qualificação bio-psico-social, de caráter eliminatório).
8.4 AGENTE DE SEGURANÇA Masculino, AGENTE DE SEGURANÇA Feminino, BOMBEIRO DE INCÊNDIO e MOTORISTA.
8.4.1 - 1ª Etapa - Constituída de Provas Objetivas (múltipla escolha) de Português II (15 questões) e de Matemática II (15 questões), de caráter eliminatório e classificatório, obedecendo à seguinte distribuição:
Português II - 5 questões no valor de 3,0 pontos; 5 no valor de 4,0; e 5 no valor de 5,0, subtotalizando 60,0 pontos.
Matemática II - 5 questões no valor de 2,0 pontos; 5 no valor de 2,5; e 5 no valor de 3,5, subtotalizando 40,0 pontos.
Total - 100,0 pontos.
8.4.2 - Após as Provas, os candidatos serão classificados por cargo/especialidade a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação do conjunto das Provas Objetivas. Será, ainda, eliminado, o candidato que obtenha zero em qualquer das Provas. Havendo empate na totalização, prevalecerá o maior número de pontos na Prova de Português II. Persistindo o empate, o maior número de acertos nas questões de maior valor, sucessivamente, em Português II e em Matemática II.
8.4.3 - Condição para Habilitação à 2ª Etapa - Estar colocado entre os mais bem classificados, por cargo/especialidade, na 1ª Etapa segundo os quantitativos definidos de Vagas Efetivas e de Cadastros de Reserva no item 2, respeitado o desempenho mínimo estabelecido no subitem 8.4.2.
8.4.4 2ª ETAPA Exames Pré-Admissionais (Qualificação bio-psico-social, de caráter eliminatório). Para os cargos/especialidades de Agente de Segurança - Masculino, de Agente de Segurança -Feminino e de Bombeiro de Incêndio, além dos Exames citados, haverá Teste de Capacitação Física e Avaliação Psicológica, ambos eliminatórios.
8.5 - ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO
8.5.1 - 1ª Etapa - Constituída de Provas Objetivas (múltipla escolha) de Português II (10 questões), de Matemática II (10 questões) e de Noções de Informática (10 questões), de caráter eliminatório e classificatório, obedecendo à seguinte distribuição:
Português II - 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Matemática II - 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Noções de Informática - 5 questões no valor de 3,0 pontos; 5 no valor de 5,0, subtotalizando 40,0 pontos.
Total - 100,0 pontos.
8.5.2 - Após as Provas, os candidatos serão classificados a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação do conjunto das Provas Objetivas. Será, ainda, eliminado, o candidato que obtenha zero em qualquer das Provas. Havendo empate na totalização, prevalecerá o maior número de pontos, sucessivamente, nas provas de Noções de Informática e de Português II. Persistindo o empate, o maior número de acertos nas questões de maior valor, sucessivamente, em Noções de Informática, em Português II e em Matemática II.
8.5.3 - Condição para Habilitação à 2ª Etapa - Estar colocado entre os mais bem classificados na 1ª Etapa segundo os quantitativos definidos de Vagas Efetivas e de Cadastros de Reserva no item 2, respeitado o desempenho mínimo estabelecido no subitem 8.5.2.
8.5.4 - 2ª Etapa - Exames Pré-Admissionais (Qualificação bio-psico-social, de caráter eliminatório).
8.6 - AUXILIAR DE ENFERMAGEM DO TRABALHO
8.6.1 - 1ª Etapa - Constituída de Provas Objetivas (múltipla escolha) de Português II (10 questões) e de Conhecimentos Específicos (20 questões), de caráter eliminatório e classificatório, obedecendo à seguinte distribuição:
Português II - 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Conhecimentos Específicos - 5 questões no valor de 2,0 pontos; 5 no valor de 3,0; 5 no valor de 4,0; e 5 no valor de 5,0, subtotalizando 70,0 pontos.
Total - 100,0 pontos.
8.6.2 - Após as Provas, os candidatos serão classificados a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação do conjunto das Provas Objetivas. Será, ainda, eliminado, o candidato que obtenha zero em qualquer das Provas. Havendo empate na totalização, prevalecerá o maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Específicos. Persistindo o empate, o maior número de acertos nas questões de maior valor, sucessivamente, em Conhecimentos Específicos e em Português II.
8.6.3 - Condição para Habilitação à 2ª Etapa - Estar colocado entre os mais bem classificados na 1ª Etapa segundo os quantitativos definidos de Vagas Efetivas e de Cadastros de Reserva no item 2, respeitado o desempenho mínimo estabelecido no subitem 8.6.2.
8.6.4 - 2ª Etapa - Exames Pré-Admissionais (Qualificação bio-psico-social de caráter eliminatório).
8.7 TÉCNICOS INDUSTRIAIS (todas as especialidades) e TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
8.7.1 - 1ª Etapa - Constituída de Provas Objetivas (múltipla escolha) de Noções de Informática (10 questões) e de Conhecimentos Específicos (20 questões), de caráter eliminatório e classificatório, obedecendo à seguinte distribuição:
Noções de Informática - 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Conhecimentos Específicos - 5 questões no valor de 2,0 pontos; 5 no valor de 3,0; 5 no valor de 4,0; e 5 no valor de 5,0, subtotalizando 70,0 pontos.
Total - 100,0 pontos.
8.7.2 - Após as Provas, os candidatos serão classificados por cargo/especialidade a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação do conjunto das Provas Objetivas. Será, ainda, eliminado, o candidato que obtenha zero em qualquer das Provas. Havendo empate na totalização, prevalecerá o maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Específicos. Persistindo o empate, o maior número de acertos nas questões de maior valor, sucessivamente, em Conhecimentos Específicos e em Noções de Informática.
8.7.3 - Condição para Habilitação à 2ª Etapa - Estar colocado entre os mais bem classificados, por cargo/especialidade, na 1ª Etapa segundo os quantitativos definidos de Vagas Efetivas e de Cadastros de Reserva no item 2, respeitado o desempenho mínimo estabelecido no subitem 8.7.2.
8.7.4 2ª ETAPA Exames Pré-Admissionais (Qualificação bio-psico-social, de caráter eliminatório).
8.8 - TÉCNICO DE SUPORTE/SETOR DE PESSOAL e TÉCNICO DE SUPOR TE/COMPRAS
8.8.1 - 1ª Etapa - Constituída de Provas Objetivas (múltipla escolha) de Matemática II (10 questões), de Noções de Informática (10 questões) e de Conhecimentos Específicos (10 questões), de caráter eliminatório e classificatório, obedecendo à seguinte distribuição:
Matemática II - 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Noções de Informática - 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Conhecimentos Específicos - 5 questões no valor de 3,0 pontos; 5 no valor de 5,0, subtotalizando 40,0 pontos.
Total - 100,0 pontos.
8.8.2 - Após as Provas, os candidatos serão classificados por cargo/especialidade a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação do conjunto das Provas Objetivas. Será, ainda, eliminado, o candidato que obtenha zero em qualquer das Provas. Havendo empate na totalização, prevalecerá o maior número de pontos, sucessivamente, nas Provas de Conhecimentos Específicos e de Noções de Informática. Persistindo o empate, o maior número de acertos nas questões de maior valor, sucessivamente, em Conhecimentos Específicos, em Noções de Informática e em Matemática II.
8.8.3 - Condição para Habilitação à 2ª Etapa - Estar colocado entre os mais bem classificados, por cargo/especialidade, na 1ª Etapa segundo os quantitativos definidos de Vagas Efetivas e de Cadastros de Reserva no item 2, respeitado o desempenho mínimo estabelecido no item 8.8.2.
8.8.4 - 2ª Etapa - Exames Pré-Admissionais (Qualificação bio-psico-social, de caráter eliminatório).
8.9 - Todos os Cargos/Especialidades de Nível de Ensino Superior exceto Advogado
8.9.1 - 1ª Etapa - Constituída de Provas Objetivas (múltipla escolha) de Português III (10 questões) e de Conhecimentos Específicos (20 questões), de caráter eliminatório e classificatório, obedecendo à seguinte distribuição:
Português III - 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Conhecimentos Específicos - 5 questões no valor de 2,0 pontos; 5 no valor de 3,0; 5 no valor de 4,0; e 5 no valor de 5,0, subtotalizando 70,0 pontos.
Total - 100,0 pontos.
8.9.2 - Após as Provas, os candidatos serão classificados, por cargo/especialidade, a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação do conjunto das Provas Objetivas. Será, ainda, eliminado, o candidato que obtenha zero em qualquer das Provas. Havendo empate na totalização, prevalecerá o maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Específicos. Persistindo o empate, o maior número de acertos nas questões de maior valor, sucessivamente, em Conhecimentos Específicos e em Português III.
8.9.3 - Condição para Habilitação à 2ª Etapa - Estar colocado entre os mais bem classificados, por cargo/especialidade, na 1ª Etapa segundo os quantitativos definidos de Vagas Efetivas e de Cadastros de Reserva no item 2, respeitado o desempenho mínimo estabelecido no subitem 8.9.2.
8.9.4 - 2ª Etapa - Exames Pré-Admissionais (Qualificação bio-psico-social de caráter eliminatório).
8.10 - ADVOGADO
8.10.1 - 1ª Etapa - Constituída de Provas Objetivas (múltipla escolha) de Português III (10 questões) e de Conhecimentos Específicos (20 questões), de caráter eliminatório e classificatório, obedecendo à seguinte distribuição:
Português III - 5 questões no valor de 2,0 pontos; e 5 no valor de 4,0, subtotalizando 30,0 pontos.
Conhecimentos Específicos - 5 questões no valor de 2,0 pontos; 5 no valor de 3,0; 5 no valor de 4,0; e 5 no valor de 5,0, subtotalizando 70,0 pontos.
Total - 100,0 pontos.
8.10.2 - Após as Provas, os candidatos serão classificados a partir do total de pontos obtidos, sendo eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação do conjunto das Provas Objetivas. Será, ainda, eliminado, o candidato que obtenha zero em qualquer das Provas. Havendo empate na totalização, prevalecerá o maior número de pontos na Prova de Conhecimentos Específicos. Persistindo o empate, o maior número de acertos nas questões de maior valor, sucessivamente, em Conhecimentos Específicos e em Português III.
8.10.3 - Condição para Habilitação à 2ª Etapa - Estar colocado entre os 150 (cento e cinqüenta) mais bem classificados na 1ª Etapa, respeitado o desempenho mínimo estabelecido no subitem 8.10.2.
8.10.4 - 2ª Etapa - Constituída de Prova Discursiva de Conhecimentos Específicos - composta de duas questões valendo 20,0 pontos cada uma, totalizando 40,0 pontos. Será eliminado o candidato que obtiver aproveitamento inferior a 40% (quarenta por cento) do total da pontuação da Prova Discursiva.
8.10.5 - A Prova Discursiva destina-se a avaliar a capacidade de o candidato expor com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade os assuntos propostos. Levará, ainda, em conta a capacidade de organização do texto, de análise e síntese dos fatos e idéias examinados e, ainda, a correção gramatical com que foi redigida.
8.10.6 - Para maior dinamização do presente Processo Seletivo Público, os candidatos prestarão as Provas das duas etapas no mesmo dia e horário, sendo somente corrigidas as Provas Discursivas (2ª Etapa) segundo os critérios definidos no subitem 8.10.3.
8.10.7 - A nota final do candidato será a soma das notas obtidas nas 1ª e 2ª Etapas. Havendo empate na nota final, será adotada, para efeito de desempate na classificação, a colocação após a 1ª Etapa.
8.10.8 - Condição para Habilitação à 3ª Etapa - Estar colocado entre os mais bem classificados após a 2ª Etapa segundo os quantitativos definidos de Vagas Efetivas e de Cadastros de Reserva no item 2, respeitado o desempenho mínimo estabelecido no subitem 8.10.4.
8.10.9 - 3ª Etapa - Exames Pré-Admissionais (Qualificação bio-psico-social de caráter eliminatório).
9 - Normas e Procedimentos Relativos a Continuidade do Processo Seletivo Público
9.1 - As provas terão por base conteúdos programáticos e bibliografias específicos que serão entregues aos candidatos no ato da inscrição (Anexo II do Roteiro do Candidato).
9.2 - As provas serão realizadas no município do Rio de Janeiro, em data, horário e local informados ao candidato pelos Cartões de Confirmação de Inscrição referidos no subitem 7.1.
9.3 - Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver munido de Cédula Oficial de Identidade ou Carteira expedida por Órgãos ou Conselhos de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Certificado de Reservista ou Passaporte (documentação que, necessariamente, deverá conter fotografia do candidato). Como o documento não ficará retido, será exigida a apresentação do original, não sendo aceitas cópias, ainda que autenticadas.
9.3.1 Serão considerados documentos de identidade: Carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública e pelos Corpos de Bombeiros Militares, Carteiras Funcionais do Ministério Público, Carteiras Funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo novo, com foto).
9.3.2 Não serão aceitos como documentos de identidade: Certidões de Nascimento, Títulos Eleitorais, Carteiras de Motorista (modelo antigo), Carteiras de Estudante, Carteiras Funcionais sem valor de identidade nem documentos ilegíveis, não-identificáveis e/ou danificados.
9.4 - O candidato deverá chegar ao local das provas com uma hora de antecedência do início das mesmas, munido de Cartão de Confirmação de Inscrição (se houver recebido), caneta esferográfica de tinta na cor preta, lápis preto nº 2, borracha macia e apontador.
9.5 - Não será admitido o ingresso na sala de provas do candidato que se apresentar após o horário estabelecido para o início das mesmas.
9.6 Não haverá segunda chamada, seja qual for o motivo alegado para justificar o atraso ou a ausência do candidato, nem será permitida a realização de provas, exames ou avaliações fora do local previsto no Cartão de Confirmação de Inscrição ou nas listas de alocação divulgadas pela CMB.
9.7 - O candidato só poderá ausentar-se do recinto das provas após 30 (trinta) minutos contados a partir do efetivo início das mesmas e, por razões de segurança, somente poderá levar o Caderno de Questões se permanecer na sala até 30 (trinta) minutos antes do encerramento das provas.
9.8 - Ao final das provas, os 3 (três) últimos candidatos deverão permanecer na sala, sendo liberados somente quando todos as tiverem concluído ou as mesmas tenham sido dadas por encerradas.
9.9 - O candidato deverá assinalar suas respostas, na folha própria (Cartão-Resposta), a caneta esferográfica de tinta na cor preta e assinar no local próprio com caneta esferográfica.
9.10 - Não serão computadas as questões não assinaladas e questões que contenham mais de uma resposta, emendas ou rasuras, ainda que legíveis.
9.11 O candidato será sumariamente eliminado do Processo Seletivo Público se: lançar mão de meios ilícitos para execu

SIGA-NOS NO Google News