Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

26/02/2008 19:46

Concorrência: liberação de tarifas aéreas para 12 países

Alex Rodrigues /ABr

Brasília - A decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de liberar os descontos concedidos pelas empresas aéreas nos vôos que partem do Brasil para 12 países sul-americanos vai proporcionar o aumento da concorrência e, conseqüentemente, queda no preço das passagens. A avaliação é do presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), José Márcio Mollo.

Para ele, quando a medida estiver em vigor, o usuário poderá escolher a empresa que cobrar o menor preço entre as diversas companhias nacionais e sul-americanas com linhas entre Brasil; Argentina; Uruguai; Chile; Paraguai; Bolívia; Peru; Equador; Colômbia; Venezuela; Guiana; Guiana Francesa e Suriname.

“O usuário vai ter, nesses vôos internacionais, aquilo que já ocorre nos vôos domésticos desde 2005: uma forte concorrência nos preços e nos serviços ofertados”, disse o sindicalista após participar de reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e representantes do empresariado.

Embora não saiba dizer quanto o preço das passagens poderá baixar, Mollo afirmou que os consumidores não devem demorar a perceber os efeitos da medida, anunciada hoje (26) pela Anac. “O usuário vai sentir [a redução do preço da passagem] porque a concorrência vai aumentar muito. E não vai ser apenas entre as empresas brasileiras. Vai ser entre as [companhias] brasileiras e as estrangeiras”.


Mollo comparou a situação atual com a resultante da liberação, em 2005, das tarifas dos vôos domésticos. “Eu, sinceramente, não sei [o quanto as passagens irão baixar], mas os preços devem cair significativamente. As passagens nacionais caíram, entre 2004 e 2007, em média 37%. Não sei se nesse caso chegará a este índice, mas com certeza vai cair”.

Atualmente, as tarifas de vôos para a América do Sul têm descontos limitados a um máximo de 30% de um valor de referência estipulado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo, a Iata (International Air Transport Association). Pela nova resolução da Anac, o limite de descontos aumentará de forma gradual, até a adoção de um regime de liberdade tarifária total, em 1º de setembro.

“É uma abertura do mercado sul-americano. As empresas brasileiras sempre se colocaram favoravelmente a isso, já que têm condições de concorrer com as empresas sul-americanas”, disse Mollo.


Segundo a Anac, a primeira etapa do processo de liberação total das tarifas entra em vigor no próximo sábado (1º), quando o limite de descontos autorizado passa de 30% para 50%. Três meses depois, em 1º de junho, os descontos poderão ser de até 80%. E em 1º de setembro passará a vigorar a liberdade tarifária nos vôos para a América do Sul: as companhias poderão cobrar qualquer preço pela passagem, sem limites.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)