Cassilândia, Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Últimas Notícias

12/03/2013 18:39

Conclave tem história de sete séculos

Renata Giraldi, Agência Brasil

Vaticano – O conclave que começa hoje (12) é o de número 75, desde que a eleição para papa foi instituída, em 1274, no século 13, no pontificado de Gregório X. Nos primeiros 1.200 anos após o nascimento de Cristo, o sucessor de São Pedro era o bispo de Roma, que era escolhido pelo clero em um outro formato, diferente do sistema atual.

As mudanças foram promovidas lentamente até Gregório X estabelecer a realização de uma assembleia de cardeais, denominada conclave. Em 1268, antes de o conclave ser instituído como sistema de eleição, os cardeais levaram dois anos e nove meses para escolher o papa. Sem acordo, na época, os cardeais ficaram a pão e água até chegarem a um consenso.

Depois, em 1621, Gregório XV introduziu a obrigação do voto secreto e escrito. Em seguida, foi instituída a obrigação de segredo sobre o que ocorreu durante o conclave. Nos anos seguintes, houve série de mudanças.

A legislação atual segue a Universi Dominici Gregis, que é de 1996. Orientado pelo papa João Paulo II, o documento diz que o conclave deve ser realizado na Capela Sistina e que os cardeais devem morar na Casa de Santa Marta.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)