Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

12/03/2013 18:39

Conclave tem história de sete séculos

Renata Giraldi, Agência Brasil

Vaticano – O conclave que começa hoje (12) é o de número 75, desde que a eleição para papa foi instituída, em 1274, no século 13, no pontificado de Gregório X. Nos primeiros 1.200 anos após o nascimento de Cristo, o sucessor de São Pedro era o bispo de Roma, que era escolhido pelo clero em um outro formato, diferente do sistema atual.

As mudanças foram promovidas lentamente até Gregório X estabelecer a realização de uma assembleia de cardeais, denominada conclave. Em 1268, antes de o conclave ser instituído como sistema de eleição, os cardeais levaram dois anos e nove meses para escolher o papa. Sem acordo, na época, os cardeais ficaram a pão e água até chegarem a um consenso.

Depois, em 1621, Gregório XV introduziu a obrigação do voto secreto e escrito. Em seguida, foi instituída a obrigação de segredo sobre o que ocorreu durante o conclave. Nos anos seguintes, houve série de mudanças.

A legislação atual segue a Universi Dominici Gregis, que é de 1996. Orientado pelo papa João Paulo II, o documento diz que o conclave deve ser realizado na Capela Sistina e que os cardeais devem morar na Casa de Santa Marta.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)