Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conab : Produção de grãos deve cair este ano

Milena Galdino / ABr - 12 de julho de 2004 - 14:06

A produção de grãos de 2003/2004 deve ser menor do que a safra anterior. A informação foi dada pelo diretor de Gestão Empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sílvio Porto. Em entrevista ao canal NBr, tevê a cabo do Sistema Radiobrás, ele disse que as chuvas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste e a estiagem no Sul foram as grandes responsáveis pela redução no plantio de soja e de milho, duas das principais culturas do País.

"Nossa previsão era de colher 130 milhões de toneladas neste ano, mas vamos ficar em 119,3 milhões", disse Porto. Em 2003, o Brasil produziu 123 milhões de toneladas.

Mesmo com um resultado abaixo do esperado, Sílvio Porto garante que o País não será prejudicado como exportador. "Continuaremos em segundo lugar em produção de soja, e em primeiro como exportador desse alimento", afirmou o executivo da Conab. Ele considera que o Brasil tem potencial para, rapidamente, saltar de 120 milhões de toneladas a 150 milhões. "Nenhum país no mundo tem as condições de solo e clima que temos, além disso, o Brasil não tem guerras, tem bons pesquisadores e a agricultura familiar e empresarial está bem estruturada", enumerou.

Porto ressaltou que R$ 45 bilhões são aplicados todos os anos no setor agropecuário. "Mas agora precisamos diversificar melhor a nossa produção", advertiu.

SIGA-NOS NO Google News