Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conab leiloa hoje 84 mil toneladas de milho, 4 são de MS

17 de janeiro de 2008 - 10:04

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) oferta em leilão já na manhã desta quinta-feira (17), 84 mil toneladas de milho dos estoques do Governo Federal, sendo 80 mil estocadas no estado de Mato Grosso e as outras quatro mil armazenadas em Mato Grosso do Sul.



Na primeira operação, destinada aos criadores de aves, bovinos, suínos e aos fabricantes de ração das regiões Norte, Nordeste, Espírito Santo e norte de Minas Gerais, serão ofertadas 30 mil toneladas do produto. Mais 50 mil toneladas de milho serão destinadas aos produtores do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais (com exceção da região norte), no segundo leilão, sendo ambos com subvenção do Valor de Escoamento do Produto (VEP).



Já o estoque de Mato Grosso do Sul será comercializado sem direito ao VEP. O certame tem a oferta do milho em lotes, 10 no edital 009/08 e 5 lotes no edital 010/08. Os quinze lotes estão estocados em armazéns de Campo Grande, Rio Brilhante, Cassilândia, Chapadão do Sul, Dourados e São Gabriel do Oeste.



Segundo o superintendente substituto da Conab/MS, Nilson Azevedo, outros dois leilões serão realizados até o fim do mês liquidando o estoque do Estado, um total de 11 mil toneladas do grão.



De acordo com o secretário adjunto da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo (Seprotur), Wilson Gonçalves, todo o estoque do produto seria leiloado na primeira semana deste ano, porém, atendendo a reivindicação de suinocultores e avicultores do Estado, que recorreram no final do ano ao governo estadual – preocupados com a escassez do milho no mercado – a superintendência de MS conseguiu partilhar o estoque visando atender um maior número de interessados.



Azevedo antecipou que os demais certames estão agendados para os dias 24 e 31 de janeiro, quando ofertarão 3,5 mil toneladas respectivamente. Com informações da Conab/MS e do portal www.conab.gov.br.



Cristiane Sandim

SIGA-NOS NO Google News