Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Conab confirma queda de 12% na área plantada com soja

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 06 de outubro de 2006 - 15:01

O levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) confirmou ontem redução de 12% na área plantada com soja em Mato Grosso do Sul, que deve cais de 1,9 milhão de hectares a até 1,6 milhão. A queda já era prevista devido à descapitalização do produtor, após três frustrações consecutivas na safra e preços em baixa. Endividados, muitos produtores não conseguiram acessar o crédito para esta próxima safra.

De acordo com o levantamento da Conab, a previsão é que sejam colhidas de 4,4 a 4,5 milhões de toneladas de soja contra 4,3 milhões desta vez, porque a produtividade esperada é maior, de 2,6 mil quilos por hectare. Apesar disso, há perspectivas de que a produtividade possa ser comprometida com a redução no investimento em tecnologia, como defensivos agrícolas.

Devido às perdas dos últimos anos, nesta safra produtores 21 municípios de Mato Grosso do Sul estão obrigados a contratar seguro rural agrícola se quiserem tomar recursos do custeio junto ao Banco do Brasil. Já a previsão de produção de milho é mais otimista: de 617 a 619 mil hectares, contra 610 nesta safra. Com isso a produção deve atingir 2,1 milhão de toneladas.

SIGA-NOS NO Google News