Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comunidade constrói Delegacia de Polícia, liderada pelo Ministério Público

MP/GO - 14 de dezembro de 2015 - 21:05

Comunidade constrói Delegacia de Polícia, liderada pelo Ministério Público

“Satisfação e gratidão. Estes são os dois sentimentos que tenho ao participar da inauguração da Delegacia de Polícia de Itajá”. Estas palavras foram a síntese do promotor de Justiça André Luís Ribeiro Duarte sobre a inauguração da unidade da Polícia Civil no município, realizada ontem (10/12). A satisfação, segundo explicou, é por ver um sonho realizado, um projeto concluído; já a gratidão é ao apoio e à contribuição de inúmeras pessoas e instituições para a conclusão da obra, na qual não foi empregada diretamente nenhuma verba pública.

A obra, que possui 320 metros quadrados e na qual foram gastos cerca de R$ 230 mil, incluindo o mobiliário, foi totalmente construída pela comunidade, no período de um ano e meio. Administrada pelo Conselho Comunitário de Segurança de Defesa Social (Conseg), a construção contou com a doação de pessoas físicas e jurídicas, recursos advindos de transações penais, e a articulação dos poderes públicos. Além disso, os prefeitos e vereadores dos municípios de Itajá, Aporé e Lagoa Santa apoiaram a construção, por meio da autorização para a utilização de maquinário e mão de obra. Trabalharam ainda na obra 17 reeducandos de Itajá, que terão direito ao benefício da redução da pena.

O Poder Judiciário também deu total apoio à iniciativa. No entanto, segundo destacou o juiz da comarca, Adenito Francisco Mariano Júnior, apesar de todos terem ajudado na construção, se o promotor André Luís não estivesse à frente, o projeto não seria realizado.
Conforme asseverou o promotor, não é, de fato, uma obrigação de um promotor de Justiça construir uma delegacia, mas é, sim, o dever de um membro do MP fiscalizar a lei e garantir os direitos da população. “É preciso acreditar que a gente pode. Quando a sociedade se empodera em prol de um objetivo, ninguém segura, porque o poder emana do povo!”, afirmou.

Em relação à estrutura da Polícia Civil em Itajá, ele apontou que o município chegou a contar permanentemente apenas com um escrivão. Diante desta situação, o promotor buscou diálogo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e propôs a construção comunitária da unidade, e que o governo do Estado providenciasse um efetivo composto por um delegado, um escrivão e dois agentes.

Esta negociação foi detalhada pelo presidente do Conseg, Alcides Júnior, que destacou a importância de uma melhor estruturação da Polícia Civil no município, o qual está localizado na fronteira com Mato Grosso do Sul, no extremo Sudoeste goiano, com a ocorrência de crimes como tráfico de drogas, de veículos e de mercadorias. Ele igualmente destacou a importância da atuação do promotor. “Por meio de sua ajuda e do Ministério Público, entendemos o que é empoderamento social”, reforçou. Os prefeitos de Itajá, Luciano Leão; Aporé, Ailton da Pena, e de Lagoa Santa, Advair Macedo, municípios que serão beneficiados com a construção da unidade de polícia, apontaram os benefícios da estruturação da Polícia Civil.

(Texto: Cristina Rosa – foto: João Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

SIGA-NOS NO Google News