Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 16 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Compras do Paraguai só serão declaradas acima da cota

Renato Lima/Campo Grande News - 07 de agosto de 2008 - 11:36

A Receita Federal teve que mudar as regras na declaração de compras de produtos do Paraguai por causa do excesso de turistas que formavam filas na sede da instituição.

Em Ponta Porã, fronteira com Pedro Juan Caballero, somente no último fim de semana mais de 1,5 mil pessoas passaram pela Receita para legalizar as compras feitas no país vizinho.

O Sistema Inteligente vai facilitar a vida de quem comprar mercadorias dentro da cota, de 300 dólares. Ao invés de enfrentar a fila para conseguir o carimbo da receita, o turista precisará apenas entregar o formulário no balcão. Não é mais preciso discriminar a mercadoria.

Porém, para quem estiver acima da cota a rotina permanece a mesma, além de detalhar os produtos comprados, apresentando a nota fiscal, o turista terá que pagar imposto sobre o valor ultrapassado da cota.

“A nova regra deve reduzir em pelo menos uma hora o tempo de espera na fila", comenta Ricardo Augusto de Sousa Franco, auditor fiscal da Receita Federal de Ponta Porã.

Antes, o tempo de espera na fila passava de duas horas, o que gerou muita reclamação dos turistas. Com o novo procedimento os turistas não enfrentaram problemas, quem passou pela receita no ultimo fim de semana foi atendido em menos de cinco minutos.

De acordo com dados da Câmara de Comércio do Paraguai este mês o fluxo de turistas aumentou em cerca de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. (Com informações de Elisângela Marques)

SIGA-NOS NO Google News