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Companhia aérea apresenta projeto de voo direto para fronteira

Correio do Estado - 19 de setembro de 2018 - 10:20

Uma proposta de expansão da rota sul-mato-grossense até o estado de São Paulo pode viabilizar o retorno de voos diretos para o município de Ponta Porã, localizado na fronteira com Pedro Juan Caballero (PY).

A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira (18), por executivos da Azul Linhas Aéreas durante reunião com o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), que demonstrou interesse com a apresentação da rota.
“Da nossa parte, o interesse é total. Temos uma população grande na região que será beneficiada. São produtores, universitários, empresários. É um voo interessante para nós e para empresa”, destacou.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur), Bruno Wendling, participou do encontro e observou que a abertura da linha aérea fortalecerá o mercado hoteleiro de Ponta Porã.

“Turismo de compras já é consolidado na região e agora começamos a fortalecer a rede hoteleira. Com o voo direto, naturalmente, o fluxo de visitantes aumenta. As pessoas podem até ir fazer compras do outro lado da fronteira, negócios, mas ficam hospedados em Ponta Porã”, destaca.

O diretor de Distribuição e Alianças da Azul, Marcelo Bento, explica que, inicialmente, a proposta é que os voos sejam disponibilizados três vezes por semana, entre o aeroporto de Ponta Porã (MS) e Viracopos, em Campinas (SP). O fluxo semanal previsto é de 270 passageiros.

“Nós acreditamos no potencial de viagem de negócios para a região. A localização do município é estratégica, com Pedro Juan no outro lado da fronteira”, frisa.

Se concretizada, essa será a primeira linha aérea saindo direto de Ponta Porã até o Estado de São Paulo. Nos últimos anos, quatro municípios ganharam linhas áreas no Estado: Dourados, Três Lagoas, Bonito e Corumbá, sendo a Azul a única empresa a operar nesses locais.

HISTÓRIA DO AEROPORTO

As atividades aéreas em Ponta Porã foram iniciadas com a fundação de um aeroclube, em setembro de 1941, que contava com duas aeronaves que atendiam a população da fronteira Brasil-Paraguai.

Em 11 de março de 1955 o aeroclube recebeu o status de aeroporto e começou a ser administrado pela Aeronáutica. Para atender o constante crescimento econômico da região que na década de 1960 passou da atividade rural – exploração da erva mate em Ponta Porã e do café em Pedro Juan Caballero (Paraguai), para a exploração da atividade comercial e do turismo de compras de produtos importados, em 1967 foi construído o terminal de passageiros no aeroporto.

Anos mais tarde, em 1974, o terminal passou a ser internacional, devido a sua posição estratégica, na fronteira com o Paraguai. Em outubro de 1980, a jurisdição administrativa foi transferida para a Infraero.

Com capacidade para receber 1,1 milhão passageiros por ano, em 2016, foram registrados 3.744 embarques e desembarques no terminal sul-mato-grossense

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