Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como superar o desejo de vingança?

Assessoria - 16 de julho de 2014 - 11:18

Na novela em Família transmitida pela Rede Globo, a atriz Ângela Vieira, vivencia a personagem Branca, que é consumida pelo desejo de se vingar de seu ex-marido. Branca, não se conforma com o fim de seu relacionamento e elabora diversos planos para prejudicar o antigo cônjuge, apesar das atitudes serem fictícias, estão próximas do dia a dia.

Muitos telespectadores apoiam o papel da atriz por achar que ela busca a justiça, já outros a compreendem por entender que o abandono do marido foi o propulsor do sentimento. Percebe-se que seu ex Ricardo (Edson Capri), merece uma repreensão, mas até que ponto “dar o troco” é válido? Segundo a psicóloga e psicoterapeuta Rosana Machado, a vingança não pode ser considerada como uma “justiça” ela não é sentida sozinha, em geral há também raiva, ódio, rancor e ressentimento, que embutidos podem causar descontrole emocional.

A psicóloga esclarece que ao sofrer algum mal, sentir impulso de vingar-se de alguém é normal, o problema é quando o sentimento torna-se obsessão e quando torna-se o foco da vida “ A vontade de se vingar faz parte da natureza humana, o que não significa que a pessoa deva executá-la, a maturidade nos agrega a capacidade da resolução criativa de conflitos.

Para que o problema não fique fora de controle, o ideal é colocar-se no lugar do outro, cultivar o perdão, a compaixão e o amor, a vingança não compensa e pode ser tornar extremamente indigesto “comer este prato frio”, uma vez que diminui as relações sociais e faz mal tanto para mente quanto para o corpo. Quando o foco dos pensamentos for o revide ou o anseio de retaliação for a destruição em vez de controle do agressor, é o momento de procurar ajuda.

Rosana, explica que este e muitos outros elementos que interferem no presente podem ser bagagens de gerações passadas, uma técnica que pode identificar e tratar é a Constelação Familiar, terapia que auxilia para o equilíbrio do campo energético e da alma familiar e leva a soluções de ajustes harmônicos que se refletem positivamente nas gerações futuras. Ao desfazer o emaranhado, o participante liberta-se de muitos de seus ressentimentos e passa a ter mais confiança para viver uma vida plena e feliz.

Sobre Rosana Machado - Psicóloga com especialização em Psicodrama, Psicologia Transpessoal, Constelação Familiar Sistêmica e Espiritual. Atua há mais de 23 anos auxiliando as pessoas no encontro consigo mesma e para despertar o essencial, a psicoterapeuta acredita que o caminho da vida é conduzido através do amor consciente e da verdade nas várias faces de sua expressão: da sombra à luz, do individual ao grupal e nas várias dimensões da vida.

SIGA-NOS NO Google News