Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

15/07/2004 08:34

Como será o tombamento do prato típico da cidade

Ficou decidido ontem na reunião das comissões que coordenam o Reencontro, que o prato típico de Cassilândia terá o seu tombamento, às 10 horas, na Feira de Artesanato, no dia 31 de julho. Para a degustação será preparado o prato arroz, galinha e gueirova, o grande vencedor da pesquisa feita pelas alunas da FIC, Elisângela e Ana Cristina, coordenadas pelo professor Paulo. Será utilizado 300 quilos de arroz e 100 galinhas. O doce típico, que também será degustado, é a bolinha de queijo.

Entenda o assunto

O prato típico do cassilandense é arroz com gueirova e galinha. O doce que identifica a cidade é a bolinha de queijo. Esse é o resultado do trabalho de duas acadêmicas da Faculdade Integrada de Cassilândia, Ana Cristina e Elizângela, que tinha a pretensão de descobrir qual o prato salgado e o doce, que representam a cidade. O resultado foi divulgado hoje, no programa Rotativa no Ar, da Rádio Patriarca. O prof. Paulo, coordenador da monografia, contou que foram feitas algumas descobertas interessantes, que a galinha era comida fina, durante a colonização do Brasil. As primeiras vieram com D.João VI e só quem participava da corte é que tinha a oportunidade de se alimentar com a ave. A popularização sómente aconteceu, depois de 150 anos.
Foram feitas duas pesquisas, sendo a primeira espontânea, onde inúmeros pratos salgados e doces foram citados. Dos mais votados, foram selecionados, dez de cada ítem. A seguir, uma nova pesquisa foi feita, desta feita, estimulada, onde o arroz com gueirova e galinha, conseguiu 30.7%, vindo na sequência, a galinhada com 32.4 e o frango com gueirova 18.86. A bolinha de queijo, que segundo a pesquisa, chegou através dos mineiros e goianos, atingiu 40.8%. O doce de leite ficou em segundo lugar com 14.4%.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)