Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como ser atleta no Brasil?

Educação Física - 02 de junho de 2016 - 11:00

Com a evolução do esporte nos últimos anos, a procura pela prática esportiva por crianças e adolescentes, ocorre em diversos ambientes, como escolas, clubes, praças, praias, entidades e etc. sempre em busca do acesso ao fenômeno chamado “Esporte – símbolo de força, poder, status”, cada vez mais imposto pela mídia, que cria seus “ídolos” da noite para o dia, projetando seus ideais de consumismo para toda a população.

Todavia, o esporte que visa a formação do ser humano em sua totalidade deve ter um procedimento pedagógico, estando atento tanto à maturação biológica tanto quanto a cronológica, proporcionando uma vivência diversificada das modalidades esportivas evitando assim a especialização precoce; auxiliando o aluno/atleta a se estruturar para conviver com o fenômeno esporte, de forma organizada e planejada, com oferecimento das melhores condições estruturais para desenvolvimento de suas potencialidades.

Infelizmente, no Brasil muitos talentos esportivos são deixados de lado desde a iniciação esportiva, em busca de resultados imediatos e cobranças exageradas. O ideal seria que os profissionais pudessem trabalhar o aluno/atleta para o seu desenvolvimento geral, proporcionando uma maior diversificação motora, projetando um desenvolvimento equilibrado e constante, para uma vida mais digna com maiores possibilidades de obtermos grandes talentos por muito mais tempo.

O Brasil está prestes a vivenciar o maior evento esportivo do mundo. Há alguns anos, tudo está sendo providenciado para que os jogos Olímpicos sejam realizados em nosso país, recebendo os melhores atletas do mundo, com suas marcas e talentos. Investimentos foram sendo feitos, mesmo antes que a candidatura do país fosse aceita no Comitê Olímpico Internacional (COI).

Sabemos das dificuldades em que o Brasil vem passando, com um cenário político e econômico conturbado, marcado por prisões e inquéritos de governos, políticos e empresários, gerando instabilidade em toda economia. Os jogos também sofrem com esse cenário, onde o que seria uma celebração esportiva mundial, pode passar por desconfiança e insegurança por parte de todos os envolvidos, denegrindo a imagem de um país que verdadeiramente é apaixonado pelo esporte.

Fica nossa torcida e nosso desejo para que os jogos sejam realizados dentro do espírito Olímpico, da ordem e da integridade de um povo que em sua essência, leva a marca do acolhimento, do carinho e do amor pelas pessoas e pelas diferenças, na certeza de que todos somos iguais. Que os nossos atletas, nem tão bem preparados e desenvolvidos como deveriam, possam nos orgulhar e demonstrar que com investimento e um plano estratégico a longo prazo, seremos uma das maiores potências esportivas do planeta.

SIGA-NOS NO Google News