Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como se previnir contra golpe, ao receber um cheque

Karina Almeida/Vertsátil Comunicação - 23 de abril de 2004 - 06:40

Saiba como se previnir contra golpes, ao receber um cheque:

– Não aceitar cheques de terceiros, que podem ser fruto de fraude, furto ou roubo.

– Solicitar a carteira de identidade do emitente e/ou cartão do banco. Não aceite a desculpa de esquecimento.

– Solicitar a assinatura do emitente na frente e no verso do cheque

– Solicitar telefone fixo (residencial, comercial ou de recado) para confirmar logo em seguida. Não aceite referência de celular, telefone comunitário ou pager.

– Na consulta, compare o número do cheque impresso com o que aparece registrado em caracteres magnéticos listrados na parte inferior da folha (2º bloco de algarismos da esquerda para direita). Esta simples medida pode evitar o recebimento de cheque fraudado.

– Usar o carimbo numa das extremidades (nunca no meio) do cheque, de modo a evitar sobreposição dos carimbos do banco e dificultar a leitura dos dados anotados.

– Tomadas essas providências, telefone em seguida para o número fornecido e confirme se o emitente reside, trabalha ou se é conhecido no endereço em questão. Anote o nome da pessoa com que falou.

– Faça consulta no sistema de informações de crédito para conhecer o comportamento comercial do comprador em relação ã emissão de cheques. A ausência de restrições é uma segurança.

– Observe se o emitente anota o valor e a data do cheque no canhoto do talão. Caso ele não faça isso, é aconselhável redobrar os cuidados e confirmar o máximo de dados possíveis sobre o emitente.

Fonte: CheckOK Verificação Eletrônica de Crédito.




SIGA-NOS NO Google News