Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/11/2015 15:00

Como se livrar do medo que paralisa?

Minha Vida

Você sente medo? Tem preocupação excessiva com algo? Sente medo tão intenso que chega a paralisar você de tomar uma ação? O medo é um estado emocional que foca a atenção em um determinado ponto com o intuito de afastá-lo do objeto fóbico para total proteção. É um movimento de alerta e consciência do perigo. É também uma preocupação, ansiedade e agitação mental.

Quem sente medo tem verdadeiro pavor daquilo que pode lhe causar uma grande ameaça, evita a todo custo aquilo que pode lhe fazer mal. Esse sentimento ruim é um mecanismo de proteção. O mal-estar é tão grande que funciona para afastar a pessoa do que poderia lhe causar algum dano. O grande problema é que, normalmente, esse ?sistema de proteção? está desregulado, por assim dizer, e a pessoa quer se livrar desse medo para poder lidar normalmente com o objeto ou situação fóbica.

O medo não é só mental, são reais as alterações no corpo também. Uma vez experimentado esse estado negativo, que é bem forte, o corpo reage com a liberação de hormônios ligados ao estresse ( e cortisol) com intuito de proteção, preparando o indivíduo para lutar ou fugir. Só que nesse estado de total tensão, algumas pessoas não conseguem sair do lugar e vivem o chamado "medo que paralisa". É como se pessoa sentisse tamanho medo que não fosse capaz de responder nem para ficar nem para ir embora. Causando um sentimento ainda maior de desconforto.

As razões são diversas para cada pessoa sentir medo, por exemplo:

Ao viver uma experiência percebida como profundamente negativa a pessoa pode desenvolver um sentimento de trauma, ou seja, algo fica registrado como tão ruindo que a pessoa não imagina ser capaz de suportar viver novamente aquele momento e nem nada que se pareça ou lembre o que foi vivido

A pessoa vê outra vivendo algo ruim e teme passar pelo mesmo

A pessoa se imagina vivendo um problema e na fantasia aquilo se torna grande e insuportável, gerando assim, um medo de enfrentar a situação.

Com relação ao medo que paralisa, o grande problema de viver assim, é a limitação do enfrentamento. A pessoa perde a liberdade de ação e escolha. Quem passa a dominar é o medo e quando a pessoa fica paralisada perde também a autoconfiança, o domínio da situação, perdendo energia e atitude.

Para todos os tipos de medo, um bom modelo de conduta é a proteção temporária. Quem sente medo deve, somente num primeiro momento, evitar o confronto com aquilo que lhe causa mal-estar. Enquanto isso, deve fortalecer-se, treinar exercícios de autocontrole, relaxamento, foco de atenção, etc. Logo em seguida, deve tentar, de modo gradual, entrar em contato com aquilo que causa medo sem causar mal-estar. Cria-se um modo, passo a passo, lentamente, de enfrentamento com proteção e cuidado. Existem excelentes técnicas de cura e bem-estar para o medo:

Hipnose

EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares)

Programação neurolinguistica (PNL).

No meu livro "O Segredo Para Vencer o Medo" (Ed. Universo dos Livros), você encontra dicas, orientações e várias estratégias para lidar e vencer o medo de modo geral. Busque solucionar seus medos, a vida fica muito mais leve quando você se torna senhor de si mesmo, dominando e curando o que for preciso.

Adriana de Araújo
PSICOLOGIA - CRP 56802/SP

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)