Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como se escreve: aterrissar ou aterrizar?

Brasil Escola - 07 de julho de 2018 - 08:36

Certamente você já deve ter ouvido e utilizado os termos aterrissar ou aterrizar para se referir ao ato de descer e pousar em algum lugar. Como as duas formas são comumente empregadas, tanto na fala como na escrita, é normal que a dúvida exista, já que possuem grafias e pronúncias diferentes, apesar de apresentarem o mesmo significado.

Bom, o que você não deve saber é que as duas formas existem e são dicionarizadas, ou seja, ambas são admitidas na modalidade escrita. Porém, a forma “aterrissar”, com ss, é melhor aceita na norma padrão e tem seu uso defendido pelos linguistas, o que não nos impede de usar a forma “aterrizar”, com z. Observe os exemplos:
O avião aterrissará de forma segura, apesar das turbulências durante o voo.
O avião aterrizará de forma segura, apesar das turbulências durante o voo.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A sonda lunar aterrissou na lua com sucesso.
A sonda lunar aterrizou na lua com sucesso.
O verbo aterrissar é formado a partir da palavra aterrissagem, devendo assim, ser escrito com o dígrafo ss. Já o verbo aterrizar é formado a partir de derivação prefixal e sufixal, quando prefixo e sufixo são acrescentados a uma palavra já existente, dando origem a outra. Observe:
a- + terra + -izar
Os verbos aterrissar e aterrizar são sinônimos do verbo “aterrar”, que pode ser utilizado nas mesmas situações linguísticas, embora não seja habitualmente empregado. Quanto à substantivação dos verbos, existem também as formas, aterrissagem, aterrizagem e aterragem. Apesar da existência das três substantivações, vale observar que o substantivo aterrissagem é mais utilizado.

Por Luana Castro
Graduada em Letras

SIGA-NOS NO Google News