Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como saber se o bebê está com queimadura de sol?

BabyCenter Brasil - 06 de julho de 2016 - 09:00

A queimadura de sol deixa a pele vermelha e quente ao toque, mesmo quando se tenta esfriá-la. Quando a queimadura é mais grave, podem aparecer bolhas, além de inchaço na pele, e febre.

Meu filho ficou queimado demais no sol. O que fazer?
Antes de qualquer coisa, dê bastante líquido à criança (para bebês de menos de 6 meses, o leite materno é a bebida ideal). É muito provável que ela fique desidratada pela exposição prolongada ao sol.

Bebês que tomam fórmula de leite ou os que já comem alimentos sólidos podem também tomar mais água.

Para aliviar o incômodo da queimadura, molhe uma fralda de pano ou gaze em água fresca, retire o excesso de água e aplique devagar na área atingida por entre 10 e 15 minutos, algumas vezes por dia. Certifique-se de que o bebê não sinta frio. Não use água gelada ou gelo sobre a pele, porque o frio pode queimar mais ainda.

Você pode acrescentar um pouco de maisena à água ou uma colher de chá de bicarbonato de sódio, para aumentar a sensação de alívio.

Um analgésico infantil também pode ser dado ao bebê, na dose recomendada pelo pediatra, se o ardor estiver muito intenso. Não passe produtos oleosos na pele da criança, como vaselina, porque eles impedem que o calor e o suor sejam liberados, o que pode agravar a queimadura.

Também evite sprays e produtos para queimaduras que contenham benzocaína, porque eles podem causar irritação ou reações alérgicas.

Você pode passar hidratantes à base de água ou aloe vera, específicos para bebês, para aliviar a coceira se a pele começar a descascar. Loções à base de calamina podem ser usadas, desde que não contenham cânfora. As com cânfora só podem ser aplicadas em crianças de mais de 2 anos.

A pele começa a descascar entre três e dez dias depois da queimadura. Não se assuste com um bebê tão pequeno já descascando. Faz parte do processo de cura da pele. Só tome cuidado extra com o sol, porque a pele fica mais sensível, e coloque no seu filho roupas confortáveis, de algodão.
Preciso procurar o médico por causa de uma queimadura de sol?
Queimaduras de sol podem ser mais graves do que parecem quando se trata de bebês, por isso, na dúvida, converse com um médico ou vá a um posto de saúde.

Se houver bolhas, é importante procurar atendimento médico nas primeiras 24 horas após a queimadura, pois pode ser um caso mais grave de queimadura de segundo grau.

Caso seu bebê fique com bolhas cheias de líquido, não as estoure nem as cubra com curativos, porque isso pode causar infecções. O médico é a melhor pessoa para decidir se a queimadura precisa ou não de curativo.

Quando a queimadura é grave, a criança pode ter também muita dor. Às vezes, ela pode estar com insolação. Se seu filho vomitar ou desmaiar, procure socorro imediatamente.
As queimaduras terão consequências mais tarde?
Sim. Há estudos indicando que a ocorrência de queimaduras graves durante a infância eleva o risco de melanoma, a forma mais grave de câncer de pele, na vida adulta.

A exposição à radiação ultravioleta do sol é a principal causa de todos os tipos de câncer de pele.

Crianças muito brancas, loiras, ruivas ou sardentas correm maior risco de sofrer consequências mais tarde, mas os efeitos nocivos do sol afetam todas as pessoas.
Como evitar as queimaduras?
Não é difícil evitar queimaduras de sol. Fique longe do sol entre as 10h e as 16h, quando os raios ultravioleta são mais intensos, e aplique filtro solar (só em bebês maiores de 6 meses), com fator de proteção de pelo menos 30, de 15 a 30 minutos antes da exposição solar.

Bonés e chapéus de abas largas também ajudam a proteger a pele da criança. Mantenha o bebê vestido nos horários de sol mais forte, mesmo que esteja calor. Use tecidos leves. Existem também roupas especiais para proteção solar, mas uma roupa comum, clara, já é uma barreira eficiente.

É sempre bom lembrar que a pele é exposta aos raios ultravioletas durante o dia todo, o ano inteiro, mesmo quando o tempo está nublado.

SIGA-NOS NO Google News