Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como saber se estou ovulando?

Bolsa de Mulher - 12 de setembro de 2015 - 14:00

Mesmo mulheres que não desejam engravidar podem se beneficiar quando sabem controlar a data do período fértil. Isto porque aquelas que querem gerar um bebê podem otimizar as chances de fecundação, já que é possível saber quais são os dias mais fáceis de engravidar, enquanto aquelas que não querem, conseguem diminuir os riscos das relações desprotegidas.

O que é a ovulação

Responsável pela gravidez e pela menstruação, a ovulação é o momento em que, a partir de estímulos hormonais, o ovário libera um dos milhares de óvulos que armazena. Depois de sua expulsão, ele segue pela tuba uterina, onde pode ser fecundado ou não. Se fecundado, vai para o útero onde ocorre a implantação do zigoto. Se não, é liberado pelo organismo em alguns dias.

Como calcular o período fértil

Segundo a obstetriz Ariele Mattos, para saber o dia da ovulação é necessário descobrir quantos dias dura o ciclo menstrual contando a partir do primeiro dia da menstruação até o último dia antes da próxima. Então, divide-se esse período ao meio e calcula-se de 3 a 4 dias para menos e para mais. “Se uma mulher tem um ciclo de 28 dias, a metade dá no 14º. Com margem de segurança de 4 dias, podemos dizer que ela está fértil entre o 10º e o 18º depois do primeiro dia da menstruação anterior”, exemplifica.

Como saber se estou fértil: medidas eficientes

Secreção vaginal

“Durante a ovulação, a secreção vaginal aumenta consideravelmente. Neste período ela tem aparência de clara de ovo, é bem pegajosa, forma um fio quando se pega com os dois dedos e não tem cheiro e nem cor”, conta a especialista. A caraterística pode ser observada, por, em média, quatro dias.

Sangramento

“É raro, mas algumas mulheres podem apresentar um pequeno sangramento, que é quase imperceptível”, mostra a obstetriz. Ele pode sair junto com a secreção transparente, como se fossem pequenos fios.

Dores

“Geralmente os ovários se revezam a cada ovulação. Por isso, é normal sentir dor em um dos lados da barriga, referente ao órgão que está trabalhando naquele período”, explica Ariele. As dores são leves e semelhantes a pontadas.

Temperatura

“Se o corpo muda por dentro, a temperatura basal muda também. Ao acordar, sem se movimentar, ela sobre 1º C”, diz a especialista. Para este controle é importante que a mulher conheça seu corpo e faça testes frequentes - com termômetro.

SIGA-NOS NO Google News