Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/08/2007 18:34

Como poderá ser o rádio digital brasileiro

Alessandra Bastos/ABr

Brasília - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirma que persiste a idéia da criação de um sistema híbrido de rádio digital no país. Seriam então adotados dois diferentes sistemas: o americano In Band on Chanel (Iboc), para as rádios AM e FM e o europeu, Digital Radio Mondiale (DRM), para as rádios de ondas curtas (OC). Isso porque nenhum dos dois sistemas contempla todas as freqüências. O americano não tem transmissão de ondas curtas e o europeu não transmite FM.

“Precisamos de AM, FM e OC e nenhum dos sistemas tem os três elementos. Eu entendo que o que vai acontecer é realmente uma proposta de um sistema híbrido. O mesmo ocorreu com a TV. O sistema europeu atende às TVs a cabo e o japonês as abertas”, compara Hélio Costa.

Ele anunciou hoje (1), após se reunir com o conselho consultivo, que o relatório do ministério, com a indicação dos sistemas que deverão ser adotados pelo Brasil será anunciado em 60 dias. Na reunião, foi estabelecido prazo de 30 dias para que as rádios AM e FM que já operam em caráter de testes entreguem seus relatórios finais com a análise do sistema. “Eles serão analisados pela Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] e pelo ministério, para serem incorporados no nosso relatório”. Apenas uma emissora de rádio já entregou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o relatório com os resultados dos testes realizados no padrão digital de transmissão.

Segundo o ministro, 21 rádios AM e FM já realizam os testes com o sistema americano. De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) o número é menor: 16 rádios estão operando digitalmente. Essas empresas “já estão praticamente investindo na possibilidade que o modelo venha ser o americano. Se escolhermos pelo modelo americano, elas partem para comprar o transmissor. No espaço de um ano, as emissoras brasileiras deverão estar praticamente todas engajadas na transmissão digital”.

Em relação às ondas curtas, “estamos um pouquinho mais atrasados, porque ela não está sendo testada ainda em nenhum lugar do Brasil”, admite o ministro. As únicas emissoras que irão testar o sistema europeu Digital Radio Mondiale (DRM) em ondas curtas (OC) são a Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB) e a Radiobrás. Os testes ainda não começaram.

Em duas semanas termina o prazo de consulta pública realizado pela Anatel. “Temos que receber esses relatórios e terminarmos o período de consulta para que possamos fazer o nosso relatório. Em setembro já teremos condições de enviar a Casa Civil a proposta do ministério das Comunicações”, afirma.

A data para iniciar a transmissão digital será simbólica. “ É muito mais uma data que vai disparar o processo industrial porque elas [as rádios] já estão transmitindo digitalmente”. A partir do momento que o governo tomar a decisão, “as indústrias já disseram que, em quatro meses, têm condições de colocar o transmissor, em parte importado, em parte nacional, no mercado”, adianta Hélio Costa.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)