Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como o TJ/MS viu a Campanha do Desarmamento na cidade

18 de agosto de 2004 - 08:39

A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, distribuiu nota sobre a Campanha do Desarmamento em Cassilândia. Confira:

Comprovando mais uma vez a integração entre o Poder Judiciário e a comunidade, a Comarca de Cassilândia realizou nos dias 9 e 10 de agosto uma campanha de desarmamento, quando foram entregues 58 armas de fogo, de revólver calibre 38 a cartucheira, incluindo uma bereta. A indenização prevista no Estatuto de Desarmamento, segundo a Polícia Federal (PF), não será paga a quem entregou armas obsoletas.

Um delegado, um escrivão e dois agentes da PF de Três Lagoas permaneceram no município durante os dias de campanha para receber as armas. A Polícia Militar de Cassilândia disponibilizou uma viatura para conduzir quem precisou deslocar-se por longa distância, depois de ter a autorização para o transporte da arma.

Segundo a Juíza de Cassilândia, Mariel Cavalin dos S. Gomes, que coordenou o processo com apoio do juiz substituto Jorge Tadashi Kuramoto, as expectativas foram superadas. “O delegado da PF esperava receber, no máximo, 30 armas, visto que na semana anterior a população esteve envolvida num grande evento local e foram apenas quatro dias de divulgação”, comemorou.

A magistrada comentou que não é possível estabelecer um perfil dos cidadãos que entregaram as armas. “Pudemos perceber apenas o predomínio masculino, pois o número de mulheres que participaram da campanha foi bastante reduzido. Entregaram suas armas pecuaristas, funcionários de fazendas, cidadãos comuns e profissionais liberais. Tivemos até mesmo a entrega de armas novas e registradas”.

Dra. Mariel garante que não existem gangues em Cassilândia e que o índice de criminalidade é baixo, mas reconhece que sempre é possível haver redução. “O desarmamento pode evitar o homicida ocasional que, numa situação inesperada, não reagirá por não estar mais armado”, concluiu.

Preparação – A idéia da campanha naquela localidade foi sugestão de um cidadão comum, preocupado com o próximo e disposto a colaborar com a Justiça. Tomada a decisão, a magistrada reuniu-se com diretores de escolas, além de outras pessoas da comunidade, para decidirem como seria a participação dos alunos.
No dia da abertura, alunos, a partir da 8ª série, fizeram uma passeata pelas ruas do centro em direção à Câmara Municipal, onde assistiram a uma palestra ministrada por policiais federais sobre desarmamento. O plenário ficou lotado. A Câmara de Vereadores foi escolhida como local de entrega por estar localizado na área central, uma vez que o prédio do Fórum está situado em um bairro distante.

Atuaram também como parceiros da campanha o Rotary e o Ministério Público.


Ainda a assesoria do TJ fez referência ao material fotográfico disponibilizado no Cassilândia.News.

SIGA-NOS NO Google News