Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/02/2013 14:25

Como o invento do rádio salvou a torre Eiffel?

Dane Avanzi

A construção da torre Eiffel foi concluída em 31 de março de 1889 com pouco mais de 300 metros de altura, sendo construída a em dois anos, dois meses e cinco dias. Um verdadeiro recorde. Foi encomendada para uma data comemorativa especial, a Exposição Mundial da França, que comemorava os 100 anos da Revolução Francesa, e por isso tudo tinha que ser algo extraordinário.

Hoje símbolo indiscutível de Paris, a obra foi bastante criticada na época. No dia 14 de fevereiro de 1887, o jornal francês Le Temps publicou uma carta de protesto de artistas da França, que chamavam a torre de “monstro”.

As críticas foram muitas e a criatividade dos xingamentos não tinha limites. Paul Verlaine a comparou com um esqueleto urbano e Guy de Maupassant, com uma “pirâmide alta e estreita de escadas de metal”. O povo ignorou as advertências dos artistas e dois milhões de pessoas visitaram a torre Eiffel em 1889, durante a Exposição Mundial, que foi um sucesso.

Construída para ficar exposta por apenas 20 anos, findos os quais, seria desmontada, seu criador o engenheiro Alexander Gustav Eiffel, tinha secretamente planos para perpetuá-la. Não por acaso escolheu construí-la com ferro fundido, material barato em relação ao aço e de imprescritível durabilidade, necessitando apenas de rotina de pintura para sua conservação contra os efeitos do tempo e da natureza, portanto, com baixo custo de manutenção.

Conforme o prazo de 20 anos foi passando, Eiffel foi criando outras utilidades para a torre, todas ligadas ao desenvolvimento da ciência em suas diversas modalidades. Logo acima dos arcos de sustentação do primeiro patamar da torre, podem ser vistos os nomes de 72 cientistas mais proeminentes da época.

Dessa forma foram feitas várias instalações científicas na torre, entre elas uma estação metereológica, com ênfase em estudos dos ventos, preocupação constante de todo o engenheiro civil militante na área de construção de torres, e Gustav Eiffel não seria diferente.

No entanto, o invento científico decisivo para a perpetuação da torre Eiffel, foi a instalação de uma estação de rádio, utilizada a princípio pelas Forças Armadas francesas, cuja importância foi decisiva durante a primeira e segunda Guerra Mundial, e justificou definitivamente sua necessidade de permanência.

Hoje a torre Eiffel abriga várias emissoras de rádio, cujas antenas são adornadas pelo pavilhão francês. É também o monumento mais conhecido e visitado no mundo, recebendo anualmente sete milhões de visitantes, com receita de 65 milhões de Euros ano, e há 120 anos continua sendo o palco de outro fenômeno magnético: o vai e vem de casais apaixonados de todo o mundo.

(Dane Avanzi, é advogado e empresário de engenharia civil, elétrica e de telecomunicações e diretor presidente do Instituto Avanzi, ONG de Defesa do Consumidor de Telecomunicações).

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)