Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

14/09/2015 17:00

Como o empresário pode fugir das dívidas

Dora Ramos*

Reflexo da crise no país, o indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), capaz de medir o número de empresas endividadas, apontou alta de 9,57% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Para não ser tão afetado pela situação econômica do país, o ideal é que o empresário tome medidas preventivas, como desenvolver um planejamento e ter o controle administrativo.

Um dos fatores que podem também atrapalhar a administração de uma empresa é não ter o fluxo de caixa realizado e previsto. A previsão é essencial para a tomada de decisões e correção da rota.

Outro erro muito comum cometido pelo empresariado é o desconhecimento a respeito da margem de contribuição. Esse termo que representa a diferença entre o valor das vendas e os custos necessários para gerá-las soa de maneira estranha aos ouvidos do empreendedor. Porém, é muito importante saber qual é a margem de contribuição para o negócio.

Além desses fatores, é necessário que o empresário tenha controle de estoque; saiba o ponto de equilíbrio da empresa, ou seja, qual é o faturamento mensal mínimo para cobrir os custos fixos; e não deixe de determinar um valor compatível com a capacidade financeira da empresa para o pró-labore, a remuneração do próprio empresário.

Não é possível fugir da crise, mas ao estar preparado para condições adversas, ficará mais fácil evitar os endividamentos e uma situação pior futuramente. Mantenha o foco em gastos realmente imprescindíveis, pois manter as contas em dia e o nome limpo é um fator importantíssimo para o bom funcionamento de qualquer negócio.

* Dora Ramos que é especialista em contabilidade e controladoria. Fundadora e diretora responsável pela Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial (www.fharos.com.br), atua no mercado contábil-administrativo há 24 anos.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)