Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: como o atleta amador pode melhorar o seu desempenho

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 02 de fevereiro de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: como o atleta amador pode melhorar o seu desempenho

Muitos atletas amadores querem resultados de atleta profissional, ainda que treinem menos horas. Isso faz com que forcem acima do limite quando estão nas pistas, piscinas ou academias. “A atividade física precisa priorizar a saúde, quando ela feita de forma inadequada, com uma carga ou intensidade excessivas, pode provocar danos ao corpo”, comenta Dra. Karina Hatano, médica do exercício e do esporte. Alguns dos problemas são lesões nos pés, como entorses, nos joelhos e musculares e até o aparecimento de doenças inflamatórias, um exemplo é a canelite, que atinge o osso da tíbia, popularmente conhecido como canela.

Visando saber a medida certa é importante o atleta procurar um especialista para conciliar melhor a suas atividades diárias com os treinos e obter um desempenho satisfatório sem qualquer dano à saúde, à vida particular e aos compromissos profissionais. O médico do exercício e do esporte fará uma análise para identificar o gasto calórico do paciente, avaliará as condições de saúde mediante exames clínicos e laboratoriais e vai elaborar um cronograma planejado fornecendo toda a orientação, inclusive no que se refere à alimentação adequada.

Veja os sinais que o corpo dá quando o atleta está treinando demais e descansando de menos:

Piora na qualidade do sono
Indisposição
Perda de rendimento
Alteração do humor

Verão escaldante – com as altas temperaturas, a Dra. Karina adverte ainda para a necessidade de se hidratar muito para evitar desmaios, a hipotensão e, não raras vezes, aumento de pressão arterial. “Até duas horas antes é necessário beber cerca de um litro e meio de água. Meia hora antes mais 500 ml e, durante o exercício, ingerir também água ou isotônico”, ensina. E para saber se está bem hidratado ou não é simples: “a urina precisa estar clara”, resume.

No verão é também indicado concentrar as atividades até 10h e à partir das 16h e evitar treinar na hora do almoço ou em lugares fechados. “Quando praticados a céu aberto, não esquecer o uso do protetor solar, bem como usar roupas leves que auxiliem a troca de calor”, finaliza a médica.

Sobre a Dra. Karina Hatano - Karina Hatano é médica do exercício e do esporte, mestre em Medicina Esportiva pela Universidade Federal de São Paulo, onde também realizou a Residência Médica em Medicina do Esporte, além de acumular especialização em fisiologia do exercício e nutrologia. Preceptora da Medicina Esportiva da Universidade Federal de São Paulo e professora da Liga de medicina esportiva da UNIFESP, também é responsável pela saúde de atletas de alta performance dediversas modalidades esportivas, como da seleção brasileira de natação e das confederações brasileiras de baseball e softball.

SIGA-NOS NO Google News