Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/10/2015 13:00

Como lidar com a pressão para casar?

Minha Vida

Por que a sociedade idealiza tanto o casamento? Na verdade, a idealização também começa no encontro de uma pessoa especial. A própria química do cérebro muda quando estamos nos sentindo bem, apaixonados e amados. Justamente pelo casamento ser entendido como uma aliança duradoura, casar é visto como a comprovação não só do encontro de alguém especial, mas, também, a realização da união e plenitude neste setor da vida.

Contudo, esta pressão terá um impacto muito maior em pessoas que estão com a vida desequilibrada, que querem a qualquer custo uma solução imediata para os problemas vividos, muitas vezes, de forma mágica e pouco adequada. Com isso, algumas pessoas esperam por um encontro amoroso como um importante caminho da salvação de outros problemas, e isso jamais poderá ser bom. Quem não tem um bom domínio das várias áreas da vida, acaba depositando ainda mais e mais expectativas com relação ao amor e ao casamento.

As áreas da nossa vida são:

Amor
Família
Dinheiro
Trabalho
Lazer
Espiritualidade
Mente
Corpo

O segredo do bem-estar está em equilibrar, com qualidade, todos esses setores da vida. Como está cada parte da sua vida? Faça já uma leitura do momento presente. Quanto você investe de atenção para essas partes? Você está satisfeito, em harmonia e paz? Olhe cada setor e compreenda o todo também. Quem tem áreas com avaliação baixa, tende a estar em desequilíbrio.

Ainda é comum idealizar o casamento?

Idealizar faz parte da mente humana em todos os tempos. As fantasias podem ou não serem adequadas para cada momento de vida. Há quem sonhe com casamento de conto de fadas, mas há também quem sonhe em casar com alguém que lhe faça feliz. Não importa o tamanho do sonho, mas a capacidade de realização. Se a pessoa apenas deseja algo sem ação adequada ou possibilidade de sucesso, isso é um grave problema. Desejar e agir congruentemente com relação a própria vontade é o caminho para a realização e o sucesso.

De modo geral, o casamento costuma ter grande atenção das pessoas. Faz parte do mundo feminino e masculino. O casar é também uma oportunidade de constituir uma família, de certa forma, uma nova família, ou seja, a extensão do que se viveu até hoje em relação aos pais, irmãos, avós, tios etc., o que pode levar aos padrões aprendidos ou à grande necessidade de mudar tudo que se teve até o momento.

Ou seja, a idealização pode ocorrer na tentativa de se ter o mesmo modo de vida dos pais ou com o sonho de encontrar um parceiro ou parceria que possa justamente fazer tudo diferente do que se viveu até então. Se alguém viveu uma vida plena com a imagem de pais perfeitos, a idealização pode ganhar forças na ideia de encontrar um parceiro que se encaixe nessa fantasia. Da mesma forma, se a pessoa viveu de forma triste e traumática o contato com os pais, pode idealizar um casamento que siga o oposto do que se conheceu até o momento.

O problema das idealizações são as expectativas e a possibilidade de frustração, afinal, o outro deve entrar na nossa vida para ser companheiro e não "ator" contratado para um papel determinado de fantasia e desejo. Podemos pensar, também, que a idealização vem da fantasia do que as coisas poderão ser, não só no amor, mas no trabalho, na escolha de uma profissão ou de um momento marcante para que aconteça a mudança profunda no estilo de vida, por exemplo, ter filhos, mudar de país etc.

Quem cria expectativa em relação a um relacionamento, normalmente tem esse comportamento em outras situações. É um grande trabalho adquirir o autoconhecimento, pois isso é a base do bem-estar e só depois disso a pessoa será capaz de compreender o outro sem julgar, sem preocupar-se com o que está por vir, aprendendo a viver o momento presente. Essa é uma tendência de pessoas com mais ansiedade, que costumam pensar mais no que virá, no futuro, do que nas coisas como são, no presente, no momento atual.

O que fazer para não sofrer a pressão para casar?

Encontrar o equilíbrio na vida, nas áreas pessoais e profissionais, pode ser um bom começo para diminuir a idealização do casamento. Imaginar que casar será a salvação para qualquer problema é um grave equívoco. Casar pode ser uma boa opção para quem é livre para escolher e não preso em modelos desatualizados ou de outras pessoas. Casar para agradar a família ou seguir um modelo de alguém tem grande chance de fracasso.

Dúvidas são normais e fazem parte do viver. Porém, se você está em um momento de grande conflito, sofrimento e dor sobre o tema, encontre um bom profissional para auxiliá-lo nesse trajeto de auto descobrimento. Psicoterapia com técnicas de PNL, hipnose e coaching de vida são excelentes para a cura, adequação de planejamento, estabelecimento de metas e formas de realização.

Sucesso e até breve!

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)