Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como higienizar frutas e verduras com segurança

Saboreie Receitas - 25 de junho de 2017 - 11:00

Praticamente todas as verduras e legumes são contaminados por bactérias. Isso acontece por que tais alimentos ficam expostos ao ambiente, na lavoura quanto no transporte e exposição em mercados. Além, os consumidores tocam nesses alimentos na hora da escolha, passando microrganismos. Acredite, há uma maneira muito eficaz para desinfetar os alimentos.

Muita gente acredita que o vinagre é capaz de eliminar as bactérias. Não há provas sobre isso, sugere que seja capaz de eliminar uma parcela muito pequena. Portanto, o vinagre não é um agente eliminador de bactérias, no máximo vai ajudar a desgrudar terra das verduras.

Como higienizar verduras e frutas

Deixar o alimento mergulhado na água e adicionar uma colher de chá de água sanitária para cada litro de água. Deixar de molho entre 10 a 15 minutos, enxaguar bem em água corrente. Alguns produtos descrevem na embalagem a quantidade ideal para esse tipo de higienização.

Em entrevista para o Jornal Hoje, a nutricionista Luciana Oliveira, destacou que a água sanitária deve ser a mais pura possível. Não use produtos com adição de perfumes ou outras substâncias. Prefira os produtos regulamentados pelo Ministério da Saúde.

A água sanitária é capaz de eliminar 99,9% dos microrganismos, por tanto é a melhor maneira de consumir alimentos livres e bactérias que podem causar intoxicação ou diarreia, por exemplo.

Além, dependendo da região ou qualidade no tratamento público de água, pode ocorrer contaminação pelo uso incorreto da cloração, por isso depender apenas da água corrente para limpar as verduras e legumes não basta.

SIGA-NOS NO Google News