Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/12/2014 14:00

Como governar sem os políticos e corrupção?

Manoel Afonso

Talvez pela nossa profissão, acaba sendo quase impossível participar de alguma conversa que o ingrediente da política não esteja presente. Alguns falam dela por experiência própria, outros na condição de observadores ou ‘filósofos de plantão’.

Após o Mensalão, o escândalo da Petrobrás é o prato do dia na mídia, suscitando críticas, comentários e previsões até catastróficas para essa empresa no próximo ano.

Mas o que eu quero aproveitar aqui é o depoimento do ex- diretor Paulo Roberto Costa na CPI – quando ‘abriu o bico’ lembrando que em todos os segmentos da administração pública onde existe espaço para os políticos, a pratica da corrupção se faz presente.

Como estamos às vésperas de novas gestões tanto no Planalto como no Parque dos Poderes, essa afirmação de Paulo Roberto Costa é uma séria advertência para Dilma e Reinaldo. Afinal, é sabido que em todas as esferas de governo, há a barganha de apoio parlamentar por cargos, representados por ministérios, secretarias, empresas estatais e outras vantagens incontáveis.

Perguntas simples, do cidadão comum: Dilma terá maioria sem dar cargos e vantagens aos políticos dos partidos da sua base? Como abrir mão da influência dos coronéis nordestinos por exemplo? E Reinaldo, conseguirá eleger a mesa diretora da Assembleia Legislativa sem dar nada em troca? Os partidos vão exigir o comando de quais órgãos deste futuro governo estadual?

Tanto em Brasília, como aqui e resto do Brasil, os políticos que dominam esses postos importantes da administração avançam o sinal, fazem loucuras em nome da sobrevivência política. Aí nem é preciso ser especialista ou ter bola de cristal para se aferir os resultados.

Ora! Infelizmente não é possível governar apenas com tecnocratas sem vínculos partidários. É quem sem apoio político não há governo que se sustente por muito tempo. É o político que faz a interlocução entre o poder e o povo, mas ele não faz isso por idealismo na maioria das vezes.

Ele entende que precisa levar vantagens para alavancar o partido e seus projetos políticos pessoais.

Daí para a corrupção, é só girar a chave e abrir a porteira.

De leve....

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)