Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como foi a homenagem feita pelo Sindicato Rural

03 de agosto de 2004 - 19:18

Nosso editor, João Girotto, foi convidado pelo Sindicato Rural de Cassilândia, para ser o responsável pela homenagens às pessoas que se destacaram, durante todos os anos, de uma forma ou de outra, fazendo da nossa Festa do Peão, uma das cinco maiores do país. Veja o que disse o nosso editor, na noite de domingo, no encerramento da festa.

"Para chegar ao que é hoje o nosso Sindicato Rural, teve que contar com gente como a gente, que tem Cassilândia, como prioridade.
Muitos foram os anônimos, que deram a sua contribuição, em tijolo por tijolo levantado, tanto em sua sede, como no seu recinto.
No final dos anos 60, mais precisamente em 69, o saudoso médico Adaias Marques Moreira, a quem rendemos nossas homenagens, neste momento, comandando um grupo de valorosos pioneiros, fundou o nosso Sindicato Rural. Há 35 anos exatamente.
Nesta época, não era o Sindicato Rural que promovia as Festas de Peão. Isso ocorreu, sómente em 1975. Portanto, hoje, na realidade nos estamos na 29ª Festa do Peão de Boiadeiro promovida pelo Sindicato Rural, mas comemoramos a 34°, porque a maior festa da cidade, foi encampada, por esta entidade e contou as primeiras cinco,um dos motivos das homenagens.
Ao distinguir personalidades nesta noite, como Sócios Beneméritos, a atual diretoria, comandada por Valdir Moreira, faz um resgate da história.
Num momento em que tentamos recontar a história de Cassilândia e que pela primeira vez, no Cinquentenário da Cidade, as pessoas vão se reencontrar oficialmente, a lembrança de nomes, representa a lembrança, daqueles que foram liderados por esses, mas também de todos que direta ou indiretamente contribuiram para a valorização, crescimento e sucesso dos 35 anos do Sindicato Rural e da nossa mais tradicional Festa do Peão.
Gostaria, a atual diretoria, agradecer a toda a cidade. E assim faz, neste momento, lembrando nomes que marcaram e conseguiram, transformar um recinto fechado por pano ( e como era bom, naquele tempo. O Zé do Prato, lá de cima, com certeza, sorri pelas lembranças, do tempo em que o profissionalismo não existia, mas era a época romântica do peão de rodeio). Pois bem, o recinto fechado por pano, foi armado em diversos lugares da cidade, sendo o último, na saida para Paranaiba.
Ah! Como é bom recordar. E essas pessoas, que serão homenageadas nesta noite, são as principais responsáveis por termos grandes e saudosas lembranças.

Pois bem, senhoras e senhores. Chegamos ao ponto. Chega a hora, do reconhecimento da atual diretoria, àqueles que lutaram por um Sindicato sempre melhor. Um sonho se transformou em realidade. Ter Cassilandia a melhor Festa de Peão do Estado e uma das cinco melhores do País.
......................
No final da década de 60 e no início da década de 70, um cidadão achou que era chegada a hora de Cassilândia ter a sua festa. Segundo os nossos levantamentos, foi o primeiro presidente de Comissão de Festas. Com um grupo fez a primeira, depois de um tempo juntou-se ao primeiro Lions de Cassilandia e em 1974, com toda a sua experiência, foi a mola mestra para que o Cassilândia Tenis Clube, em fase de construção, realizasse a considerada 5ª Festa do Peão da Cidade. E apesar do recinto ter sido fechado com pano, quase ninguém passou por debaixo do pano.
Todos faziam questão de colaborar. Mais uma vez, foi o responsável por um grande rodeio.

Neste momento, portanto, o Sindicato Rural quer homenagear com o título de HONRA AO MÉRITO, pelos relevantes serviços prestados à cidade e ao Sindicato, quando assumiu o comando da Festa, aquele que é considerado o primeiro presidente de Festa de Peão em Cassilândia.

Convidamos para receber o seu diploma, Laudemiro Alves Gonçalves, o nosso popular Xixo Cadete.
....................................

Ele assumiu o Sindicato e achou que não estava certo. Festa do Peão tinha que ter o comando do Sindicato. E no ano de 75, quando assumiu a presidência da entidade, trouxe para a sua diretoria a responsabilidade.
Mas, também achava que primeiro a entidade precisava da sua casa, da sua sede. Com uma verba parlamentar, de autoria de seu irmão Valdomiro, fez a atual sede do Sindicato. Trabalhou muito e melhorou bastante o recinto, na saída para Paranaiba. Foram 9 anos de voluntariado de 75 a 84.
Agradecendo o seu trabalho, a diretoria do Sindicato Rural, quer neste momento homenagear com o título de PRESIDENTE EMÉRITO, Valdir Alves Gonçalves, o Liquinho, segundo presidente do Sindicato Rural e iniciador, pela entidade dessa nossa grande festa.

.....................

O tempo já era outro e as necessidades também. A cidade crescia e a visão de que a nossa festa, atingiria rápidamente o reconhecimento, como uma das melhores do país, ele assumiu em 84, achando que era necessário um novo recinto de festa. Alguns acharam que estava louco. Porque deixar um local, que já estava pronto, para começar tudo de novo. Mas o seu espírito empreendedor, juntou-se a outros, que acreditavam na necessidade de mais espaço e de uma estrutura mais moderna e foi a luta.
Em pouco tempo, trazia para esse local, o recinto da Festa do Peão. Hoje, provou que estava certo.

Agradecendo o seu trabalho e sua visão, o Sindicato Rural homenageia neste momento, com o título de PRESIDENTE EMÉRITO Roziro Barbosa Dias, o terceiro presidente, que administrou de 84 a 90.

.........................................

O Sindicato também deve muito a essa pessoa que administrou o Sindicato de 90 a 96. Com o seu jeito despachado, sempre de alto astral, brincando com um e com outro, falando sério, quando necessário, prestou grandes serviços à entidade.
Num momento de crise financeira no País, teve a coragem suprimir grandes shows, entendendo que era preferível, deixar o dinheiro na cidade. Aplicou, mais no rodeio. Acabou com as comissões de julgamento e trouxe o julgador profissional, acabando com aquela história, que não era verdade, mas que atrapalhava, onde se dizia, que quem não era de fora não ganhava.
Ficou provado, que as comissões da cidade eram rigorosas, porque a extinção dessas, não diminuiu em nada o valor do peão de rodeio cassilandense, que continou ganhando diversas edições da Festa. Obras fez, mas o principal foi entrar para o profissionalismo definitivamente.

Por tudo que fez, o Sindicato Rural, inclusive pelos banheiros e arquibancadas, construido em sua gestão, presta-lhe esta homenagem, entregando o título de PRESIDENTE EMÉRITO a José Carlos Izidoro, o Carlão.

.........................

O nosso próximo homenageado comandou o Sindicato Rural por 7 anos. Surpreendeu a todos, que não o conhecia. Mas, não àqueles que com ele trabalhou , durante muitos anos nas diversas comissões do Sindicato Rural. Mudou a entrada do Sindicato, construiu palco para shows, casa para funcionário, um espaço para exposição de animais, salão de festas e muitas outras obras. Manteve o nível do nosso rodeio, sempre acompanhando o que de novo surgia. Apesar de falar baixo e ser avesso a ter sua imagem exposta, fez se respeitar pela liderança nata. Criou até, o Arraial do Sindicato, preservando as tradições juninas.
Trouxe diversos cursos de aprimoramento para o associado e seus funcionários.
Estamos falando de quem comandou o Sindicato Rural, de um fim de milênio e começo de outro, de 1996 a 2003. As homenagens da diretora do Sindicato Rural, a Élio Azambuja, que também recebe o título de PRESIDENTE EMÉRITO

Ele não foi presidente do Sindicato e nem seu diretor, mas com certeza, foi um dos pilares para o reconhecimento nacional da nossa Festa do Peão. Sempre que solicitada a sua colaboração, nunca se esquivou. Garantiu, à nossa festa, a manutenção de carros para o primeiro prêmio da festa. E isso sem se importar, se havia crise financeira no país ou não. Fez e muito bem feito a sua parte. E como fez !
O Sindicato Rural, quer portanto mostrar o seu reconhecimento, ao dinâmico empreendedor Luis Carlos Santilli, um grande amigo de Cassilândia. Receba, como reconhecimento Santilli, o seu título de HONRA AO MÉRITO.
...............................
Com certeza uma personalidade que é unanimidade na cidade, pelo amor e fidelidade às coisas nossas. Um cassilandense, que enquanto aqui residia, era o porto seguro para a comunidade. Mudou-se, mas não mudou. Continou o mesmo. Foi e é o grande alicerce desta Festa do Peão. Com suas generosas contribuições, possibilitou ao Sindicato Rural, acompanhar e superar o nível de outras festas no Estado e no Brasil. Se hoje somos a melhor festa do Estado e uma das cinco do Brasil, só quem participou de diretorias do Sindicato sabe o quanto ele foi importante. Prestou inestimáveis serviços à entidade e em consequência à sua cidade.
O Sindicato Rural entendeu que é de Justiça, tornar público o seu reconhecimento. Por este motivo, entrega neste momento, o título de HONRA AO MÉRITO, não a uma autoridade maior do Estado, mas sim ao cidadão cassilandense José Ancelmo dos Santos."

SIGA-NOS NO Google News