Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 18 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como fazer uma ceia de Natal saudável e econômica

Gazeta Esportiva - 12 de dezembro de 2018 - 11:00

A maioria das pessoas não dispensa uma boa ceia de Natal, mas com os preços tão altos vale a pena economizar na hora das compras . E como fazer uma ceia de Natal perfeita , saborosa , saudável , nutritiva e ainda sem gastar muito? Algumas dicas que podem ser bem vindas na hora de preparar a sua ceia e o ideal é se preparar com antecedência.

Convidados da ceia de Natal

É importante saber o número de pessoas exatas que comparecerão a sua confraternização natalina para você programar as sua compras , desde das quantidades até o tipo de preparação . A primeira dica é comprar antecipadamente os itens para sua ceia, os supermercados costumam aumentar o preço dos alimentos consumidos em época de natal nos dias próximos a data.

Se você possuir espaço em sua geladeira antecipe a compra de determinados itens como as carnes . Outros itens que podem ser comprados com antecedência são castanhas, nozes, frutas secas, refrigerantes e bebidas.

Comidas de Natal

Quando vamos fazer a ceia de Natal, sempre pensamos na quantidade de pessoas para estipular quantos pratos principais terão. Quando olhar as receitas verifique a quantidade de porções. Confira a lista abaixo dos principais pratos de Natal e quantas pessoas servem:

* Peru: 12 pessoas

* Tender: 6 pessoas

* Chester: 12

* Pernil pequeno : 4 pessoas

* Pernil grande 9 pessoas

* Lombo recheado: 8 pessoas

* Frango: 5 pessoas

* Lagarto recheado: 8 pessoas

O mais indicado para quem vai fizer uma ceia grande é investir em 2 pratos principais, uma carne ou ave acima de 4 kg ou um lombo recheado para acompanhar. Para comemorações menores, um frango recheado com farofa é uma boa pedida, além de ser uma receita t03ípica da época e igualmente deliciosa.

Invista nos acompanhamentos

Além do prato principal é importante lembrar-se dos acompanhamentos. Aposte em comidas tradicionais, como o arroz feito com brócolis ou milho verde, ou a grega , uva passa pois essas preparações substituem aquelas mais tradicionais como arroz com champgne e amêndoas laminadas .o feijão pode se transformar em um delicioso tutu de feijão , a farofa pode ser enriquecida talos de verduras como de couve, agrião , rúcula . Saladas como o salpicão também sustentam bastante, portanto saiba balancear os acompanhamentos de modo que eles complementem o prato principal, ou as saladas bem coloridas e diversificadas apostar em molhos a base de mostarda , iogurte, hortelã .

Sobremesa de Natal

Evite fazer muitas sobremesas, quando chegar no grande final muitas pessoas já terão comido e bebido bastante. Monte uma mesa com as frutas da estação que costumam ser mais baratas, coloque um panetone ou um chocotone e prepare um doce barato porém elaborado, como a gelatina colorida, o manjar de coco ou um pavê de chocolate.ou aproveitar o próprio panetone p fazer uma preparação ou compota de frutas q ainda da p fazer a opção mais light sem uso de açúcar

Almoço de Natal

Mesmo fazendo o possível para não sobrar, sempre fica algum prato para o dia seguinte, uma dica é reaproveitar as sobras, invista em receitas como bolinhos de tender, lanches de pernil e fricassé de peru. O ingrediente principal é reutilizado e fica uma delícia.

Aleksandra Saharovsky
Aleksandra Saharovsky é nutricionista clínica e esportiva. Graduada em nutrição pela UNIP, pós graduada em obesidade e emagrecimento e Personal Diet pela Universidade Estácio de Sá. Capacitação em atendimento em transtornos alimentares pelo AMBULIM (Hospital das Clínicas)

SIGA-NOS NO Google News