Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como evitar assalto nas estradas

Grupo GR - 17 de dezembro de 2015 - 15:08

Segundo o Ministério do Turismo, o brasileiro vai usar mais o carro para viajar. O meio de transporte é a preferência de 37,4% dos entrevistados em pesquisa. E com a proximidade das festas de final de ano, o fluxo nas estradas do país deve aumentar consideravelmente, logo, a população deve ficar atenta com assaltos e arrastões nas estradas, principalmente durante congestionamentos.

Pensando nisso, André Martha, especialista em segurança do GRUPO GR, uma das empresas mais sólidas no segmento, selecionou algumas dicas de prevenção com base em estudos e pesquisas de campo.

Confira:

- Procure colocar as malas dentro do carro um dia antes e durante o dia, deixando apenas pequenos detalhes para o dia da viagem. E fique atento para a presença de estranhos nas imediações.

- Ao sair de casa, caminhando até seu veículo, tenha as chaves na mão, olhe em volta e dentro do carro antes de se aproximar para abri-lo. Entre, trave as portas e saia logo.

- Em hipótese alguma fique parado no interior do carro, principalmente à noite, na porta de casa.

- Mantenha seu veículo em bom estado, efetuando semestralmente uma manutenção preventiva, desta forma evitará que fique parado em local inseguro por causa de uma pane mecânica.

- Antes de iniciar um deslocamento se informe sobre a área de destino e as ruas de trajeto. Caso não conheça a região, tenha à mão um guia/GPS ou faça um mapa do local.

- Se possível, utilize película escurecedora nos vidros para dificultar a visualização de pessoas e objetos no interior do veículo.

- Os meliantes geralmente abordam pelo lado do motorista, vindo por trás. Atenção especial às motocicletas ocupadas por dois indivíduos.

- Quando suspeitar de alguma coisa procure ficar "colado" na lateral do carro à sua esquerda, desta forma não deixando espaço para abordagem.

- Dirija com os vidros fechados, usando o sistema interno de ventilação e portas travadas.

- Não deixe os seus documentos no porta-luvas.

- Evite também deixar à mostra (ou mesmo sob os bancos) embrulhos, pastas e bolsas. O ideal é colocá-los no porta-malas do carro.

- No carro, evite adesivos, placas ou crachás que identifiquem o local onde você mora ou costuma frequentar.

- Ao parar, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência.

- Evite atividades que tirem sua atenção do ambiente ao seu redor quando estiver parado (ex.: maquiar-se, falar ao celular, ler jornal, etc.).

- Se for fumante, não fume parado no trânsito e muito menos com a janela aberta, pois essa conduta facilita a ação de criminosos.

- Se perceber estar sendo seguido por outro veículo, procure agir com naturalidade e dirija-se para ruas movimentadas.

- Evite ostentar o uso de joias, celulares, câmeras digitais, notebooks ou tablets.

- Jamais dê carona a estranhos e não pare para auxiliar outros motoristas em locais ermos e horário avançado.

- Procure não transportar valores em seu carro quando estiver desacompanhado (a).

- Se um dos pneus esvaziar sem motivo aparente, não pare no primeiro momento, procure um lugar seguro para efetuar a troca.

- Não pare para discutir "fechadas" ou "batidinhas". É comum que ladrões provoquem isso, só para assaltar. Se você desconfiar de algo, dirija-se até um local movimentado e procure uma viatura ou posto policial.

- Procure identificar em seus deslocamentos habituais postos policiais, pontos de estacionamento de viaturas e ainda postos de abastecimento 24 horas, além de outros estabelecimentos comerciais que em situação de emergência podem servir como ponto de apoio emergencial.

- Não traga consigo os documentos originais de seu veículo. Utilize-se de cópias autenticadas pela repartição de trânsito.

- Sempre se certifique da existência de combustível suficiente para evitar ficar parado em locais arriscados.

- Ao chegar ao seu destino, desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar.

ATENÇÃO: Cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem "milagrosamente" para ajudá-lo em locais ermos, tão logo seu carro entre em pane. Sinalize seu carro e peça apoio para a primeira viatura de polícia que cruzar por você.

Sobre o GRUPO GR. O GRUPO GR é hoje uma das empresas mais consolidadas no setor de segurança privada e terceirização de serviços.

SIGA-NOS NO Google News