Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

19/11/2017 11:00

Como espantar a preguiça?

Gazeta Esportiva

 

O verão brasileiro termina no próximo dia 20 de março e dará lugar às estações mais frias do ano. Para muitos, trata-se de uma fase difícil para conciliar uma atividade física, com um grande obstáculo, que tem nome: preguiça!

Realmente, nesse período, outras atividades parecem nos atrair mais que a prática de exercícios físicos. Para os que treinam pela manhã, aliás, o difícil é conseguir sair da cama. E isso tem explicação fisiológica.

O corpo sente mais dificuldade para despertar. Quando ele precisa se aquecer, sua musculatura fica mais tensa, ao passo que quando recebe calor de uma fonte externa, como um cobertor, ele naturalmente fica mais relaxado. O fato de dormirmos bastante cobertos nos dias mais frios, então, dificulta muito a decisão de pular das cobertas e sair para a prática de uma atividade física.

Além da dificuldade em despertar, o corpo sente bastante o contraste entre as temperaturas ambientes. Essa sensação, que não é das mais agradáveis, se associa à preguiça, deixando o corpo ainda mais indisposto para o esporte.

Ainda que seja tarefa complicada, é preciso espantar a preguiça e manter-se no mesmo foco ativo das estações mais quentes do ano, já que o corpo necessita de movimento durante todos os dias de vida.

Dessa forma, é bom aproveitar o outono, que é a fase de transição para os dias realmente mais frios, de inverno, para já ir se acostumando com a rotina de treino. Mas, vale uma atenção: nosso corpo tem uma temperatura ideal de funcionamento. Nas épocas frias, é necessário aquecer as suas estruturas de maneira gradativa, até alcançar uma temperatura adequada para se movimentar com segurança e obter um bom rendimento em suas atividades.

Quer uma boa dica? Dê aquela boa espreguiçada na cama e, depois de se alimentar, dê uma caminhada até a academia. Assim, o corpo já chegará mais aquecido.

Outra dica importante é com relação à hidratação. Ela é fundamental. Não apenas quando se está calor, mas também nos dias mais frios, você precisa manter o corpo hidratado, para que ele mantenha os processos fisiológicos em pleno funcionamento.

Por fim, uma dica valiosa para quem deseja se manter motivado para a realização de atividades físicas e espantar definitivamente a preguiça: ao invés de fazer o movimento simplesmente de maneira mecânica, busque compreender o que acontece com o nosso organismo em cada exercício realizado. Profissionais da educação física capacitados e devidamente habilitados poderão lhe dar essas informações.

Com esse entendimento, o exercício ganha outra importância. Com o conhecimento, a motivação para uma vida ativa será os benefícios que a mesma nos dá. Então, a atividade física passa a ser incorporada na rotina de tal forma que as baixas temperaturas não serão mais desculpa ou fator de desmotivação para sua ida ao parque, clube ou a academia.

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

 

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)