Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/09/2015 11:00

Como educar uma criança a ter hábitos saudáveis

Portal Educação Física

 

É tudo uma questão de prática. E de muita paciência.

Habituar uma criança a hábitos saudáveis, sejam alimentares ou de atividade física, não é uma tarefa fácil, mas também nunca foi dito que é impossível. Para provar isso, a revista Health dá alguns conselhos aos pais que pretendem educar hábitos saudáveis nos mais novos.

Em primeiro lugar, destaca a publicação, é importante dar o exemplo e estar disponível para ‘praticar’ os novos hábitos (pais, filhos e avós, sem exceção), como diz o médico Alexis Tindall. Além disso, é importante não esperar – nem obrigar – que as crianças comam tudo o que têm no prato, é importante ter noção que o tamanho do estômago de uma criança não é igual ao de um adulto.

E como estamos a falar de crianças, é fundamental pensar em formas divertidas e dinâmicas de incluir estes novos hábitos, de forma a que fiquem rotineiros e desejados pelos mais novos. Dar várias frutas a experimentar de forma alternada é uma hipótese, mas sempre tendo em conta a regra das várias tentativas, isto é, não desistir ao primeiro ‘não gosto’ que a criança disser.

Trocar os bolos e bolachas por snacks saudáveis para levar para a escolha é outra das recomendações dadas pela revista, que falou com alguns dos especialistas mais conceituados dos Estados Unidos, que recomendam ainda que os pais não se foquem apenas nas calorias dos alimentos, mais relevante do que isso é saber ler rótulos e ter consciência da quantidade de alguns nutrientes, como açúcar, sódio, corantes, conservantes e outros químicos presentes que são de evitar.

Incutir algumas regras é também crucial para o sucesso desta tarefa. Impedir que comam em frente à televisão é a mais sonante, mas se for ainda estabelecido um limite de distância para a televisão e das horas de uso, perfeito. Assim, as crianças são protegidas dos danos visuais causados pela proximidade com o monitor e ainda se combate o sedentarismo, um dos principais causadores da obesidade.

E, mais uma vez, como falamos de crianças, não devem ser negados doces. Devem, pelo contrário, ser dados esporadicamente, mas nunca como forma de recompensa pelo bom comportamento alimentar. O mesmo acontece com a fast food, que deve ser evitada mas jamais negada.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)