Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como é um recém-nascido

BabyCenter - 10 de abril de 2016 - 09:00

Recém-nascidos são meio estranhos: não têm pescoço, têm um cabeção, pernas curtas e o tronco comprido. Ou seja: parecem pequenos ETs.

Além disso, bebês nascidos de parto normal tendem a ter a cabeça meio pontuda nos primeiros dias. Mesmo os nascidos de cesariana chegam aos braços da mãe com o rosto inchado.

Não se assuste com as moleiras na cabeça do bebê, também denominadas fontanelas. A moleira da parte posterior do crânio pode levar cerca de quatro meses para fechar, enquanto a frontal, a mais conhecida, acima da testa, demora entre 9 e 18 meses.

Os órgãos genitais do bebê também costumam nascer inchados, devido à dose extra de hormônios femininos que ele recebe pouco antes de nascer; inchados também devem estar os olhos, e o rosto em geral. Nas primeiras horas de vida, os lábios ficarão mais vermelhos, e as mãos e os pés podem ter um tom azulado.
A pele do seu bebê

A pele do recém-nascido é diferente dependendo da idade gestacional em que ele nasceu. Prematuros têm a pele fininha, quase transparente, coberta de lanugo, um pêlo bem fino.

Crianças que nascem antes das 37 semanas de gravidez também podem estar cobertas do verniz caseoso, uma substância branca, viscosa e gordurosa que protege a pele do contato com o líquido amniótico. Bebês nascidos depois das 40 semanas podem ter uma aparência ligeiramente enrugada, e quase nada de lanugo.

As marcas de nascença -- de manchas temporariamente descoloridas até pintas permanentes -- são comuns. Manchas avermelhadas (vermelho escuro) quase sempre estão presentes nas pálpebras, na testa e na nuca.

Cerca de metade dos bebês nasce com pontinhos brancos no rosto , ou milium (pequenos pontos de retenção de gordura), que parecem espinhas pequenininhas. Elas somem com o tempo.

Que cor será o cabelo?

Esteja sempre preparada para surpresas. Você e seu parceiro carregam genes de gerações anteriores. Por isso pode acontecer de casais morenos terem um filho loiro, e vice-versa. E há os casais que ganham um bebê totalmente careca.

Na verdade, o cabelo de recém-nascido não diz muito sobre o cabelo definitivo da criança. Recém-nascidos de cabelo preto podem virar loiros, e loiros podem acabar ficando com cabelo castanho.

E que cor serão os olhos?

Grande parte dos bebês brancos nasce com olhos azul escuro acinzentado , mas a verdadeira cor demora meses para se definir -- seja castanho, verde ou azul. A cor que você verá logo depois do nascimento muda imediatamente, com o efeito da exposição à luz.

A maioria dos bebês negros e de origem asiática nasce de olho cinza escuro ou castanho, e a cor definitiva -- castanho ou preto -- se fixa entre os 6 meses e 1 ano. Em países onde há muita mistura de raças, como o Brasil, a cor dos olhos fica ainda mais imprevisível. É raro, mas existem até crianças que nascem com um olho de cada cor.

SIGA-NOS NO Google News