Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 23 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como brasileiros poderão enviar dinheiro do exterior

Livia Veiga/TV Nacional/ABr - 23 de março de 2005 - 10:02

O Banco Interamericano de Desenvolvimento estima que cerca de 2,5 milhões de brasileiros vivem no exterior e mais da metade envia dinheiro para a família regularmente. Só em 2004, o Brasil recebeu US$ 5,8 bilhões dos emigrantes. O país está no grupo das 20 nações que mais recebem recursos de cidadãos que vivem no exterior. Mas fazer uma remessa não e tão fácil quanto parece: a burocracia ainda é grande e as taxas chegam a até 8,5%. Por causa das dificuldades, grande parte desse dinheiro é trazida ao país por portadores ou vem pelos Correios.

A Caixa Econômica Federal e o Banco Comercial Português firmaram uma parceria que pode facilitar a operação de remessa. A partir de agora os brasileiros que vivem nos Estados Unidos e no Canadá podem usar a rede BCP, mesmo sem ser clientes, para fazer a remessa. Não e preciso ter cartão de crédito internacional, basta apresentar um documento de identificação e os dados do destinatário. A taxa cobrada é de 2,52%.

A primeira brasileira a fazer esse tipo de operação foi a baiana Ramona Giostre, que mandou US$ 100 para o sogro, que mora em Santa Catarina". A iniciativa é muito boa. Com as outras empresas a gente não sabia quando o dinheiro ia chegar lá", disse Ramona, que há quatro anos vive perto de Nova Iorque.

O BCP é uma entidade que já oferece esta operação para portugueses. "Agora fazemos um banco não só para as comunidades portuguesas, mas também para as comunidades brasileiras. Portanto é um banco luso-brasileiro", disse Christopher de Beck, vice - presidente mundial do BCP. "Trabalhamos nesse negócio de remessas há 40 anos e temos uma longa experiência. Montamos um esquema adaptado ao modelo brasileiro, mas também levamos em conta a experiência que já tínhamos".

"A Caixa estava operando com remessas, através da internet. Agora, aqui nos Estados Unidos, estamos disponibilizando 18 agências e oito no Canadá, em geral localizadas onde os brasileiros mais se concentram", revelou o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso. Para ele, isso vai permitir aos brasileiros residentes, independentemente da situação documental, fazer seus envios, suas aplicações. "Isso vai facilitar muito a vida dos brasileiros", afirmou.

Ainda este ano a Caixa deve fechar outras parcerias para atender brasileiros que moram em países como Japão e Portugal. Nesta quarta-feira, Jorge Mattoso vai a Washington, fechar um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. A Caixa vai acompanhar os projetos do BID no Brasil.

SIGA-NOS NO Google News