Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como boxeador amador tenta manter a forma aos 69 anos

Daniely Santos /Radiobras - 23 de setembro de 2007 - 17:08

Brasília - O pugilista capixaba Touro Moreno dá nome ao documentário que será exibido esta noite (23) pelo DOCTV por meio das emissoras públicas de televisão. Touro Moreno construiu sua fama através de lutas como telecat, luta-livre e boxe. Sua carreira começou na década de 60, no estado do Espírito Santo, alavancada depois de um empate com Waldemar Santana, lutador da região na época.

Hoje, aos 69 anos, Touro Moreno ainda tenta se manter em forma, através de um treinamento alternativo. Um saco de areia no quintal e uma tábua de madeira fazem parte de seu treinamento. Isso tem garantido que ele possa aceitar novos desafios e subir no ringue.

O autor do vídeo, o cartunista e jornalista Juliano Enrico, afirma que o lutador também está treinando seus nove filhos, para que sigam a carreira de pugilista. “Ele sonha que um dos filhos se torne campeão mundial de boxe”.

A idéia do documentário veio quando Enrico estava produzindo uma festa de luta telecat. “A gente ia fazer uma encenação e eu estava atrás de um ringue. Visitando algumas academias, um professor me falou do Touro Moreno, um lutador veterano, que vivia de aluguel de ringues.”

Quando o diretor ouviu suas história e soube da importância de Moreno para o esporte no estado. Para gravar a segunda versão, o diretor acompanhou a rotina do lutador durante sete meses. Para o futuro, Juliano Enrico pretende continuar contando as histórias de Touro Moreno.

O vídeo Touro Moreno será exibido neste domingo (23), às 23 horas pelas emissoras da rede pública de televisão.

O DOCTV é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundação Padre Anchieta, TV Cultura e Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD).


SIGA-NOS NO Google News