Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como amenizar os efeitos do computador sobre os olhos

Agência do Rádio - 19 de janeiro de 2007 - 07:19

Depois das merecidas férias, chega a hora de voltar à rotina de trabalho. Com ela, horas em frente ao computador e aquele desconforto visual causado pela tela do micro. Em algumas pessoas, o uso prolongado do computador pode causar enxaquecas, fadigas e até mesmo dores lombares e espasmos musculares. De acordo com o oftalmologista Henrique Magalhães, passar muito tempo em frente ao aparelho pode causar leves alterações na visão que podem estar associadas a irritações, sensibilidade à luz e dificuldade em conseguir foco.

"O olho não foi planejado, não foi criado para esse tipo de atividade num período muito longo. Então, como ele não consegue focar, tem que constantemente trabalhar para conseguir esse foco, ele acaba cansando e dando esses sintomas."

As condições do trabalho, como iluminação, ar condicionado, distância do monitor e problemas oculares já existentes podem agravar o desconforto. Para minimizar a situação, algumas medidas simples podem ser adotadas como ensina o oftalmologista.

"Por exemplo, posição do monitor: nunca ficar muito perto. A 50, 60 centímetros dos olhos. Manter o monitor um pouco abaixo dos seus olhos, não ficar naquela posição olhando para cima. Procurar ver a iluminação da sala, que deve ser sempre bem iluminada. Ver se não tem reflexo incidindo sobre a tela, que pode aumentar mais esse cansaço ainda. E para fazer um trabalho prolongado, procurar fazer com intervalos. Seriam medidas que iriam ajudar muito.

Quem já tem problemas oculares como vista cansada, hipermetropia e miopia, e usa excessivamente o computador deve procurar um oftalmologista. Não existem óculos especiais para o uso do monitor, mas os atuais podem ser adaptados. Fazendo os exames periodicamente, o médico pode diagnosticar se o desconforto se deve apenas ao uso do computador ou a outros problemas visuais.

De Brasília, Eline Santos

SIGA-NOS NO Google News