Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como agem os diferentes tipos de tecnologias na pele?

Gazeta Esportiva - 23 de maio de 2018 - 11:00

Se você observar a pele de sua amiga imediatamente após uma sessão com laser, talvez isso te desanime. Mas existem tantos lasers dos mais variados tipos, alguns removendo toda a primeira camada da pele e outros preservando a superfície e atuando em alvos mais profundos. “A diferença de tecnologia impacta na indicação do tratamento, na quantidade de sessões, no nível de dor e no tempo de recuperação. Por isso, é importante conversar com seu médico para definir se vale mais a pena um tratamento com menos sessões e mais agressivo ou procedimentos mais suaves e realizados em maior tempo”, afirma a dermatologista Dra. Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. Quer saber tudo sobre as tecnologias? A especialista responde:

Como os lasers funcionam? Os lasers funcionam gerando um comprimento de onda de luz que é absorvido por um alvo específico na pele. “Alguns comprimentos de onda têm como alvo a cor vermelha das cicatrizes de acne e vasos sanguíneos, outros agem na melanina (o pigmento que dá cor à pele) para eliminar manchas escuras e alguns removem pelos indesejáveis. Para minimizar as rugas, alguns lasers são absorvidos pela água, estimulam novo colágeno e deixam linhas finas muito menos visíveis – esse processo é geralmente conhecido como resurfacing da pele”, explica a Dra Thais Pepe.

Qual é a diferença entre o laser ablativo e não ablativo? Quando falamos de pele, a ablação é a remoção de material superficial da pele por vaporização. “Já lasers não ablativos têm como alvo tecidos mais profundos e não ferem a camada superficial. Os tratamentos dos lasers ablativos, por definição, levam mais tempo para cicatrizar (três a dez dias) do que os não ablativos, que levam de horas a poucos dias”, afirma a médica.

O que é um laser fracionado? Um meio termo entre ablativo e não-ablativo, o laser fracionado atua nas camadas epidérmicas (superficiais) e dérmicas (profundas). Tem a vantagem de promover resultado interessante com cicatrização mais rápida, conforme a dermatologista.

O que faz um laser diferente do outro? Os lasers diferem pelos comprimentos de onda de luz que geram; tecnologias variadas – pedras, metais e elementos – são usadas para criar essas variáveis. Algumas dessas tecnologias mais comuns incluem:
>Alexandrita: Uma pedra preciosa esverdeada que gera um comprimento de onda de espectro vermelho usado para vasos sanguíneos, excesso de pelo ou tatuagens;
>CO2: Um gás incolor e inodoro que gera luz infravermelha ablativa para o resurfacing da pele. É ideal para rugas e cicatrizes de acne;
>Érbium: Um metal sólido prateado branco que gera luz infravermelha para resurfacing da pele e cicatrizes;
>Luz Intensa Pulsada: Um espectro de luz absorvido pelos vasos sanguíneos vermelhos e pela melanina; ideal para tratar ambas as condições de uma só vez;
>Nd YAG: Um cristal que gera luz infravermelha próxima usada para vasos sanguíneos, manchas, pelos em excesso ou tatuagens;
>Pulsed Dye: Gera um feixe de luz amarelo para os vasos sanguíneos, vermelhidão e cicatrizes;
>Q-Switched: Um processo que permite que um laser produza pulsos muito curtos de um feixe de luz de alta intensidade para manchas e tatuagens;
>Picossegundo: Padrão ouro para tratamento de manchas e tatuagems, é um processo que permite que um laser produza pulsos muito curtos de feixe de luz de alta intensidade e que traz o benefício de fragmentar o alvo em micropartículas extremamente pequenas que são absorvidas mais facilmente pelo organismo.

Qual o tempo de recuperação de um tratamento com laser? Tudo depende do tratamento que você está fazendo, os detalhes da sua pele e a gravidade da sua condição. Mas, em geral: para a depilação, o downtime (tempo de recuperação) pode variar de algumas horas a alguns dias, dependendo da tecnologia; já os tratamentos dos vasos sanguíneos podem deixar a pele vermelha por várias horas; os tratamentos para manchas escuras deixarão a pele normal, geralmente, após uma semana; lasers de resurfacing ablativo levam mais tempo para mostrar resultados verdadeiros, com pelo menos uma semana.

Tratamento a laser dói? Muitos não. Se você estiver fazendo um tratamento profundo, seu médico provavelmente aplicará um creme anestésico de antemão. Lasers ablativos geralmente são mais doloridos, mas também requerem apenas anestesia local (e tópica).

Como sei qual é o melhor para mim? Lasers não são apenas apontar e disparar; os médicos controlam a velocidade com que o feixe de luz é direcionado à pele, diminuindo ou acelerando, dependendo das especificidades da sua pele. Quanto mais familiar o médico estiver com um certo laser, mais habilidoso estará em alcançar o resultado desejado. “Encontre um profissional com quem você ouviu falar coisas boas em sua área e pergunte a ele qual é a recomendação personalizada para você com base em sua idade, preocupações com a pele e fisiologia de sua aparência”, diz a médica.

Fonte: Holding Comunicações

SIGA-NOS NO Google News