Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como a atividade física te ajuda a melhorar a produtividade

Pé na trilha - 14 de julho de 2019 - 11:00

Que os exercícios físicos melhoram a saúde e promovem o bem-estar mental todo mundo já sabe, certo? Porém, você sabia que eles ajudam também a melhorar a produtividade? Isso mesmo! Colocar o corpo para se movimentar reflete no ambiente de trabalho e, consequentemente, no bolso. Dá para acreditar?

A afirmação é de especialistas das áreas de educação física e recursos humanos, que cada dia mais recorrem às técnicas esportivas para fazer com que as equipes rendam mais. Para você ter uma ideia, a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, fez uma pesquisa e concluiu que o nosso cérebro se inspira na linguagem corporal para interpretar o que sentimos.

Na prática, isso significa que precisamos de substâncias benéficas circulando em nosso organismo para que a nossa mente trabalhe melhor. Uma dessas substâncias é a testosterona, o hormônio da confiança. Naturalmente, os homens têm mais desse hormônio do que as mulheres. No entanto, o que conta é o aumento da substância e não a quantidade.E nada como um bom exercício físico para mandar a mensagem correta para o nosso cérebro.

As vantagens das atividades físicas são inúmeras e agradam a todos do ambiente profissional, pois tanto patrões quanto empregados recebem benefícios diretos dessa iniciativa.

Benefícios das atividades físicas
É fato que praticar exercícios aumenta a produtividade no trabalho. Isso acontece, pois, ao abandonar a vida sedentária, o indivíduo fica mais disposto e goza de mais saúde. Veja como todos saem ganhando:

Benefícios para o profissional
Já pensou acordar mais disposto, sentir menos dores e poder trabalhar com mais prazer? Essas são alguns das vantagens dos profissionais que inserem atividades físicas no dia a dia. Alguns dos benefícios são:

Mais concentração
Os esportistas são focados e esforçados. Ao adotar uma rotina de exercícios físicos, a concentração no trabalho poderá se intensificar. Estudos comprovam que a liberação de endorfina durante a prática esportiva favorece as conexões entre os neurônios. São eles que vão facilitar o raciocínio, lógica e concentração durante o expediente.

Melhora a autoestima
Quando conseguimos romper nossos próprios limites, sentimos uma satisfação enorme. Por conseguinte, nos sentimos mais confiantes e aptos a novos desafios. Com esse sentimento, o profissional estará a um passo de melhorar a produtividade na empresa e conquistar novos recordes.

Menos pressão
Não é fácil gerenciar equipes, mostrar resultados e ainda controlar o estresse. Quando as atividades físicas fazem parte da programação, o corpo consegue administrar melhor os conflitos externos e a cabeça vai acabar administrando a pressão.

Benefícios para a empresa
O outro lado da moeda também sai ganhando quando o profissional decide ter uma vida mais saudável. Por mais incrível que pareça, isso traz resultados financeiros para a companhia. Veja por que:

Redução de faltas
Um profissional saudável falta menos e não deixa as equipes desfalcadas durante muito tempo. Os afastamentos por doença são mais raros e isso tudo influencia na melhora da produtividade.

Prevenção a processos
Problemas de saúde adquiridos durante determinadas práticas profissionais podem acarretar em processos morosos para uma empresa. Quando o profissional investe em atividades físicas, ele torna seu corpo naturalmente mais resistente e saudável. O que previne problemas na Justiça por LER, lesões ou doenças ergonômicas.

Mais motivação
Manter uma equipe engajada e motivada é uma das missões mais difíceis das empresas. E mesmo que a prática esportiva não tenha relação direta com a atividade profissional, o colaborador se sente mais feliz e instigado a se manter bem no trabalho.

SIGA-NOS NO Google News